Ano Novo, vida nova! Pelo menos é assim que grande parte das pessoas encara a vidara de ano. Mas nem sempre o ânimo é suficiente para mudar os maus hábitos que já estamos acostumados ou encarar novas aventuras. As famosas resoluções de ano novo são decididas durante as festas de fim de ano quando estamos envolvidos com toda emoção e expectativa de mudança que a virada do calendário oferece.

O início de um novo ano é, com certeza, um momento importante para fazer reflexões sobre como foi o ano anterior, ponderar sobre o que mudar e onde melhorar no ano que está a começar. Mas depois que passa toda essa emoção, algumas resoluções ficam bem difíceis de cumprir. Para isso, fizemos um guia prático com 5 resoluções mais populares no Ano Novo e como começá-las de maneira saudável.

6 resoluções mais populares de Ano Novo e como colocá-las em prática:

  • Se alimentar melhor

Esta é, sem dúvida, uma das resoluções de ano novo mais populares e também a maior promessa não mantida por muitos. Não adianta desejar perder peso e depois começar o ano a exagerar na alimentação. Tenha em mente que emagrecer requer paciência e persistência. Consulte um nutricionista, faça todos os exames solicitados para saber se o facto de estar acima do peso não está relacionado com algum problema de saúde, siga a dieta prescrita e pratique exercício físico regularmente. A longo prazo, para além de perder peso, terá ganho em saúde e bem-estar.

Não é fácil mudar a dieta de um dia para o outro, mas com um pouco de paciência é possível promover alterações que vão fazer bem para a sua alimentação. Tente começar por diminuir o quanto for possível as porções de açúcar ou sal divididas nas refeições. Com isso você vai acostumando sua mente e seu paladar com a redução de açúcar e sal. Menos é sempre mais nesse caso. Outra dica é tentar diminuir cada vez mais os pedidos de delivery e apostar na comida slow food caseira.

  • Se exercitar mais

5 aplicativos para exercitar o corpo durante a quarentena

Se exercitar também uma das resoluções de Ano Novo mais populares por também ser um caminho chave para a perda de peso. E não, você não precisa se matricular direto em uma de crossfit. Comece com exercícios leves para respeitar os limites do seu corpo e evolua progressivamente. A paciência é a chave quando se trata de melhorar o físico. Nada é da noite para o dia, muito menos deixar o sedentarismo de lado.

Estacione o carro um ou dois quarteirões mais longe do local onde está indo ou faça pequenos trajetos a pé como uma ida a padaria, visita a farmácia ou passeio com o cachorro. Essas pequenas mudanças podem ser um bom começo. Outra dica é deixar o elevador e escadas rolantes de lado e só usar escadas comuns. Esses podem ser seus primeiros passos em direção à caminhadas diárias mais longas e ao fim do sedentarismo.

  • Organizar-se financeiramente

Ter um bom plano financeiro é primordial para se obter a grande maioria das coisas que ansiamos na vida (casa, carro, formação, viajar, fundo de emergência, etc.). Se a sua vida financeira já viu melhores dias, mais cedo ou mais tarde isso irá interferir nos seus planos a curto-médio prazo.​ Para garantir a sua estabilidade e sucesso financeiro, comece por analisar quais os gastos que são realmente necessários e elimine os supérfluos.

Use o cartão de crédito apenas para emergências e, se possível, faça investimentos (poupança, ações, imóveis, tesouro direto, etc.) – com o tempo isso vai trazer-lhe tranquilidade financeira. No que toca a dinheiro, não seja imediatista: dependendo das despesas e do endividamento, este objetivo pode levar anos a ser alcançado. O importante é não desistir e exercitar o controle financeiro mês após mês, só assim é que alcançará a organização desejada.

  • Se estressar menos

The Beginner's Guide to Meditation | Shape

Deixe o celular de lado aos poucos e tenha um tempo para si. Mude seu itinerário habitual, passe por ruas que não conhece ainda, explore sua cidade todos os dias. Não se deixe levar pela loucura do trânsito, evite dirigir nas ruas mais engarrafadas da cidade e quando não for possível evitar, experimente fechar os vidros e colocar pra tocar suas músicas preferidas (as mais calmas de preferência). Meditação também é uma boa saída para melhorar o humor, aumentar o foco e ajudar a regular o sono.

Se a causa do estresse é o trabalho e o grande objetivo para o novo ano é mudar de empresa ou de ramo, pense em todo o processo de forma antecipada. Prepare um bom currículo, mostrando todo o seu potencial profissional; pesquise sobre a empresa na qual deseja trabalhar; invista na sua imagem e marketing pessoal. Mesmo depois de algumas respostas negativas em entrevistas de emprego, não desanime e seja persistente. Seu emprego de sonho pode estar na sua próxima entrevista!

  • Ler mais e se aprimorar

Esta atividade, que exige também paz e tranquilidade, é outra resolução com uma alta taxa de abandono. Seja para fins profissionais ou por “hobby”, para manter-se fiel a uma leitura é preciso ter tempo de qualidade (nada de ler quando estiver com sono ou cansado), um local bem iluminado e, preferencialmente, silencioso. O principal: leia sempre algo que lhe agrade, isso ajudará a mantê-lo motivado para ler continuamente.

Atividades sem objetivos práticos, os hobbies tem o único sentido de nos fazer mais felizes. Sim, colecionar coisas, tocar um instrumento, fazer artesanato, são atividades que nos trazem prazer e acalmam. Dedique-se a algum hobby e comece a notar a diferença. Tenha em mente que isso também pode trazer dificuldades e levar a uma desistência precoce. Como contornar a situação? Se tiver um amigo que partilha os mesmos objetivos, junte-se a ele e assim um estimulará o outro

  • Investir em relações

Premium Photo | Fingers art of happy couple. man is giving flowers to woman.

De longe a meta mais subjetiva de todas, mas também uma necessidade inegável, que é a vontade de partilhar a vida com alguém. Para que a sua paixão chegue e não se torne um problema no ano novo, é preciso ter um pouco de razão junto do coração. Nada de amores cinematográficos, com disparos de coração à primeira vista.

É claro que isso pode acontecer, mas não é a regra, é a exceção. A paixão vem quando menos se espera, por isso, evite “forçar” paixões. Permita-se sair, conhecer pessoas novas ou porque não dar uma oportunidade àquele amigo do amigo que está sempre a perguntar por si… quem sabe não nasce aí uma grande paixão?

O mundo moderno também imputa cada vez mais obrigações às pessoas, consumindo quase todo o tempo livre, e dedicar-se à família transforma-se, muitas vezes, num verdadeiro desafio. Caso esse seja o seu desejo para o novo ano, comprometa-se a eliminar atividades extras, a não trabalhar até mais tarde nem que seja por um dia na semana ou programe sair com a família pelo menos uma vez por mês. Assim, ficará mais perto de quem ama.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelo telefone (67) 99965-7898. Siga a gente no @midiamax