Gua Sha, rolo de jade, rolo de gelo…são diversas as ferramentas de beleza que prometem ajudar a intensificar seus tratamentos de cuidados com a pele. Mas será que eles realmente funcionam? Assim como na ‘academia' você usa halteres ou fitas para entrar em sintonia, chegou a hora de incluir ferramentas de beleza em sua bolsa como o rolo de jade ou quartzo, o ‘gua sha' ou bolas descongestionantes.

Com sua ajuda desses produtos, você pode esculpir o rosto, reduzir o aparecimento de rugas e linhas de expressão, drenar e desintoxicar, iluminar e também reduzir as bolsas ao redor dos olhos. Os músculos do rosto não são diferentes dos do resto do corpo; eles são apenas menores. E, assim como é preciso exercitar o ‘corpo' para que fique tonificado e sem flacidez, o mesmo acontece com o rosto.

É aqui que entram em jogo as ferramentas de beleza do tipo rolo e gua sha, que facilitam a massagem através de movimentos simples e ao alcance de mãos inexperientes para conquistar resultados ótimos. Com eles poderemos exercer uma pressão adequada, principalmente para melhorar a linfática.

Rolo de jade ou quartzo

(Reprodução, Pinterest)

 

O rolo de jade ou quartzo tem a capacidade de suavizar rugas e acne. O menor estimula a drenagem linfática dos olhos e boca, e o maior faz o mesmo nas bochechas, mandíbula e pescoço. Os rolos, que são feitos de quartzo ou jade, são usados quando o objetivo é reafirmar e iluminar, e o frio que a pedra retém melhora a circulação do tecido.

Gua Sha

(Reprodução, Pinterest)

 

O gua sha é a ferramenta preferida da Geração Z e a que hoje triunfa no e no TikTok, mas sua técnica vem da medicina tradicional chinesa. O Gua Sha oferece efeitos anti-rugas e lifting e reduz bolsas e olheiras. Tal como acontece com o rolo, você pode escolher entre jade, quartzo ou cerâmica. A forma do gua sha – pode ser em pedra ou cerâmica – proporciona um efeito drenante e redefinição do contorno do rosto.

Massageador facial

(Reprodução, Pinterest)

 

E você também deve ter os globos descongestionantes, que são duas esferas de vidro cheias de líquido e presas a um bastão aplicador para facilitar o seu uso. Possuem propriedades antiinflamatórias e drenantes linfáticas e são capazes de refrescar e rejuvenescer o olhar de forma simples.

Se vai optar pelas pedras, não as escolha pensando na cor que mais gosta ou em qual combina melhor com os azulejos do seu banheiro, mas você tem que decidir entre uma ou outra dependendo do efeito que deseja alcançar em seu rosto.

Efeitos de cada pedra na pele

A Jade fornece uma energia que equilibra, tem propriedades calmantes, estimula e, segundo a medicina oriental, tem propriedades curativas. Seu efeito desintoxicante melhora a textura da pele, eliminando as impureza.

O quartzo rosa, por sua vez, melhora a circulação, elimina o inchaço e previne o aparecimento de rugas. Além disso, as vibrações que transmite ao tratar a pele dão uma sensação de bem-estar.

Como e quando usar

(Reprodução, Pinterest)

 

Se você vai introduzir essas ferramentas de beleza em seus cuidados, tenha em mente que a perseverança é a chave. É como praticar esporte: se você for à academia um dia e não dez, nunca vai notar o resultado. Mas, se você usar diariamente (três minutos são suficientes) e geralmente à noite, terá resultados mais visíveis.

Quando for trabalhar, faça-o sempre com a pele limpa e após aplicar o sérum que melhor se adapta à sua pele. Comece com o queixo e vá subindo pela mandíbula, continue marcando as maçãs do rosto até chegar à área final dos olhos – isso também colocará o foco nos pés de galinha, e termine subindo pelo nariz e depois trabalhe as laterais da testa.

Lembre-se de que os movimentos sempre devem ser para cima, repeti-los três vezes em cada área, e não se esqueça que é muito importante não exercer muita pressão e que o utensílio seja praticamente plano em relação à pele (evite ângulos de 90º).