Em meio à , a atuação dos cerimonialistas ficou mais do que comprometida. Sem a realização de eventos para evitar aglomerações, os profissionais ficaram sem poder exercer seu ganha-pão. O setor de eventos, afinal, foi o mais afetado e ainda não mostra sinais de reação. Para tentar reverter a situação, muitos abordaram novas estratégias.

Em 2020 e 2021, muitos noivos, por exemplo, decidiram adiar ou até cancelar as festas de casamento. Uma vez decretadas as medidas de isolamento, sumiram do calendário todos os eventos. Mesmo que com a maioria das celebrações reagendadas para o segundo semestre ou para 2021, o impacto dificilmente será atenuado para o setor dos cerimonialistas.

“Nós fomos um dos setores mais afetados, economicamente falando. Tivemos muitos adiamentos, e alguns eventos reagendados novamente. Diante desse novo cenário, tive que me adaptar. Reformulei meu atendimento, para que mesmo de forma on-line, seja dinâmico e que o cliente consiga entender nossa essência', explica a cerimonialista Karla Lyara.

Em período atípico da pandemia, cerimonialistas relatam cancelamentos, adiamentos e mudanças
(Reprodução, Anderson Vila Marques)

Mesmo não realizando eventos físicos, a profissional ressalta que o trabalho de administração interna continua, como verificar a disponibilidade de datas com todos os fornecedores, solicitar aditivos, enviar para ambos assinados. Além de também continuar auxiliando esses casais, de forma responsável e empática, para realizarem o sonho do casório com segurança.

“Nesse tempo, fizemos alguns micro casamentos, para pais e irmãos. Em parceria com vários fornecedores, realizei um evento para noivas drive in o ano passado. Alguns casamentos foram somente os noivos e transmitidos ao vivo para os convidados. No momento, estou estudando e preparando um novo produto on-line, que será lançado em breve”, relembra.

Karla também promoveu, juntamente com , um encontro de todos os cerimonialistas de , para um treinamento das regras de biossegurança, para trabalharem de forma segura. Apesar disso, ela reitera que mesmo com as reinvenções, não está sendo fácil para o mercado, impossibilitado de realizar qualquer tipo de evento. “Não vejo a hora de sermos todos vacinados, de tudo isso passar e voltarmos a trabalhar com que tanto amamos e como era antes”, ressalta.

Em período atípico da pandemia, cerimonialistas relatam cancelamentos, adiamentos e mudanças
(Reprodução, Daamfotografia)

A cerimonialista Regina Maia ressalta que já está programando eventos para o pós-pandemia em 2022 e 2023. Atualmente, os casamentos são feitos com o mínimo possível de convidados. Mesmo assim a condição do trabalho se torna estressante por haver muitos adiamentos e cancelamentos por medo e incerteza dos noivos. A empresa de Regina se adaptou com reuniões online e muita conversa.

“O cenário em Campo Grande e MS está em um ponto trágico. Está muito triste e desesperador. Estávamos achando que tudo estava voltando ao normal e novamente nos vemos em um momento delicado. Muitas pessoas perdendo familiares e amigos próximos. Temos que ver com cautela tudo isso”, finaliza.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelo telefone (67) 99965-7898. Siga a gente no @midiamax