No fim de agosto, uma jovem de 18 anos morreu eletrocutada ao utilizar o celular na tomada durante uma tempestade em Santarém, no Estado do Pará. O caso reacendeu a discussão sobre os perigos do hábito de manusear celulares e outros dispositivos eletrônico enquanto estão diretamente ligados a uma fonte elétrica, especialmente durante uma chuva muito forte.

Quando se carrega um aparelho, ele está recebendo corrente elétrica diretamente da tomada, e isso já é um risco por si só com qualquer tipo de dispositivo eletrônico. Durante uma tempestade, a rede pode ter oscilações extremas a ponto de causar ferimentos no corpo humano e também danos materiais, por isso é altamente recomendado retirar todos os produtos da tomada, inclusive smartphones que não estão sendo utilizados.

Mesmo sem precipitações, não se recomenda o uso do smartphone durante a carga. Algumas situações específicas multiplicam o risco de choque, como a utilização do aparelho próximo à orelha em chamadas ou enquanto se está sem calçados. Fones de ouvido também são um fator de risco, e devem ser evitados enquanto o smartphone está na tomada. Além disso, carregar o aparelho em áreas úmidas, como banheiro e lavanderia, não é recomendado.

Riscos

Alguns sinais ajudam a identificar que o smartphone está com algum problema na bateria e pode apresentar riscos à saúde. Celulares que esquentam demais durante o carregamento — principalmente enquanto carregam sem o uso simultâneo — podem estar com alguma irregularidade. O inchaço da parte traseira do smartphone também pode representar perigo, e em ambos os casos deve-se levar o dispositivo a uma assistência técnica especializada imediatamente.

Segundo um relatório da Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos de Eletricidade (Abracopel), em 2019 foram registrados 909 acidentes e 697 mortes em casos relacionados com choques elétricos. Destes, 37 aconteceram com celulares, sendo 19 fatalidades.

De acordo com especialistas, as chances de falhas em aparelhos que estejam em carregamento são baixas, especialmente se as dicas de segurança forem seguidas e se a bateria, carregador e o cabo forem originais. Por isso, também é importante dar preferência a acessórios de marca, e evitar aqueles que são muito leves, baratos ou mal construídos.

Cuidados com o celular

Além de evitar usar o celular enquanto carrega, uma série de práticas simples podem impedir que ele superaqueça e eventualmente exploda, por exemplo. São elas:

  • Desligar durante a carga;
  • Usar apenas carregadores originais, homologados pela (Agência Nacional de Telecomunicações);
  • Tirar o smartphone da tomada durante chuvas fortes e de grande duração. A condição atmosférica gera descargas que podem representar riscos à segurança da rede elétrica;
  • Jamais usar fones de ouvido com celular conectado à tomada;
  • Nunca abafar o celular no momento do carregamento. Fazemos isso, por exemplo, quando deixamos ele embaixo do travesseiro;
  • Não deixar o aparelho em locais úmidos, como banheiros;
  • Retirar o carregador da tomada depois que completar a recarga.