MidiaMAIS / Comportamento

Romã, lentilha, champanhe: Simpatias e superstições para um 2021 melhor

O Ano Novo além de vir com toda a expectativa de mudança e renovação, sempre está acompanhado de simpatias ou superstições na virada

Carlos Yukio Publicado em 31/12/2020, às 08h53

None
Romã, lentilha, champanhe: Simpatias e superstições para um 2021 melhor

O Ano Novo além de vir com toda a expectativa de mudança e renovação, sempre está acompanhado de simpatias ou superstições que querendo ou não estão presente na sua virada de ano. Essas superstições ajudam a manter vivas tradições que muitas pessoas fazem questão de realizar, para ter desde sucesso profissional até o encontro da sua alma gêmea no ano que virá.

Nesta quinta-feira (31), último dia de um ano atípico como 2020, você pode tentar alguma dessas simpatias ou superstições. Não custa nada tentar, não é? Usar branco, pular sete ondas, comer lentilha com os pés no alto e passar a virada rezando são apenas alguns destes hábitos. Confira algumas simpatias e superstições para começar bem o ano de 2021:

Tradições para o Réveillon

  • Pular sete ondas

pessoas pulam onda no ano novo

Essa é uma das tradições de ano novo mais populares do Brasil. Os gregos diziam que o mar tem poder e espiritualidade, fazendo com que as nossas energias sejam renovadas quando entramos nele. No entanto, a tradição de pular 7 ondas foi difundida pelos povos africanos.

A cada onda pulada, você deve fazer um pedido ou agradecimento. Quando terminar, não vire as costas para o mar. Faça isso apenas quando os seus pés estiverem fora da água.

  • Usar branco

Esse costume vem de tribos africanas, que usavam roupas brancas em certos rituais em busca de paz, proteção e purificação espiritual, que também é o motivo de muitas pessoas usarem essa cor na virada do ano.

  • Roupas íntimas coloridas

Romã, lentilha, champanhe: Simpatias e superstições para um 2021 melhor

Outro costume bastante adotado na virada do ano aqui no Brasil é o uso de lingerie colorida. De acordo com essa superstição, usar uma peça intima de uma determinada cor pode atrair bons fluídos para um certo setor da vida.

Cada cor possui um significado. As mais usadas pelas pessoas são o branco (paz), rosa (amor), verde (esperança), amarelo (dinheiro) e azul (prosperidade e sucesso).

  • Não comer aves

Muitas pessoas evitam comer aves no Ano Novo porque elas ciscam para trás e, para muitos, esse fato pode trazer um atraso na vida. Por esse motivo, é recomendável comer carnes suína, bovina ou peixes, pois são animais que se movimentam para frente. Existe a crença que o consumo da carne de animais dessa origem trazem prosperidade.

  • Comer romã, lentilha e uvas

A simpatia de comer romã é tão famosa, que já virou tradição no Brasil. Para fazê-la, você deve comer sete sementes de romã sem mastigá-las e guardá-las na carteira. No Dia de Reis, que é celebrado em 6 de janeiro, você deve embrulhar as sementes que foram comidas em um papel e colocá-las na carteira, com o intuito de atrair dinheiro. As 7 sementes representam os 7 chakras que temos no corpo e os dias da semana.

No caso das lentilhas, acredita-se que comê-las no Ano Novo atrai sorte e dinheiro, por isso ela sempre está presente nas ceias de final de ano. Mas não basta apenas comer o grão, é necessário manter-se distante do chão, com os pés no alto, para garantir ainda mais conquistas para o ano que está por vir.

Comer uvas na noite de ano novo é uma tradição que veio da Espanha e está ganhando cada vez mais força no Brasil. O costume consiste em comer 12 uvas à meia-noite, uma a cada badalada do relógio que marca o começo do novo ano.

  • Fazer oferendas para Iemanjá

As religiões espíritas de origem africana consideram Iemanjá como a entidade que protege os mares. Por isso, são feitas oferendas a rainha do mar em troca de proteção, paz e também para agradecer por desejos atendidos.

  • Brindar com champanhe

amigos comemoram a chegada do novo ano com velas e brinde

Tomar champanhe é uma das simpatias mais tradicionais do Ano Novo. Isso acontece porque, por tratar-se de uma bebida feita de uvas, existe a crença que beber espumante na virada do ano traz sorte e prosperidade.

Simpatias para o Réveillon

  • Para trazer boas energias

Uma boa coisa que você pode fazer para atrair boas energias para o Ano Novo é fazer uma mistura com mel para passar pelo corpo.
Misture 60ml de mel + 20ml de água morna + 1 colher de sopa de sal grosso em um pote e reserve. Em uma bacia misture 1 litro de água morna, com pétalas de flor do campo e folhas de manjericão. Tome banho normalmente e depois passe a mistura com mel por todo o corpo fazendo movimentos circulares. Retire com água corrente e depois jogue a mistura que está na bacia por todo o corpo, sem enxágue.

  • Para atrair amor

Você pode apostar em essências como Ilang-lang, gengibre e alecrim para ativar os chakras inferiores. Use-as em forma de banho, óleo de massagem ou aromatizar o ambiente.

  • Para proteção no ano novo

Romã, lentilha, champanhe: Simpatias e superstições para um 2021 melhor

No quarto, por exemplo, experimente borrifar produtos à base de óleo essencial de lavanda no cômodo. A planta aromática é um calmante natural que ajuda a dormir melhor, além de equilibrar e harmonizar o local. Já a baunilha é aconchegante e acolhedora, recomendada para lugares familiares, como a sala de estar.

Opte por sprays ou velas, que, neste último caso, criam um clima intimista. O alecrim, aliado à lavanda, promove limpeza energética e deixa um perfume agradável no banheiro. E sabe aquele cheiro de fritura? Os óleos essenciais naturais e os cítricos ajudam a neutralizar os odores mais intensos na cozinha.

  • Para atrair dinheiro

Para que não falte dinheiro em 2020, pegue uma nota de dinheiro de qualquer valor e dobre-a o máximo que conseguir, até que fique bem pequena. Em seguida, pegue um lenço branco e embrulhe-a com uma folha de louro. Costure e deixe na carteira. Já escolheu qual fará esta noite?


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelo telefone (67) 99965-7898. Siga a gente no Instagram – @midiamax

Jornal Midiamax