Pular para o conteúdo
Comportamento

Atenção: descuidar o que come na quarentena pode te deixar mais fraco para coronavírus

Com a quarentena, muita gente tem passado mais tempo confinado e, inevitavelmente, parado em casa. Com a geladeira a poucos metros de distância da mesa do home office, as ‘beliscadas’ de hora em hora ficam cada vez mais irresistíveis, mas é preciso cuidado. Para manter a imunidade mesmo confinado, é preciso manter uma alimentação balanceada. […]
Arquivo -
Imagem ilustrativa

Com a quarentena, muita gente tem passado mais tempo confinado e, inevitavelmente, parado em casa. Com a geladeira a poucos metros de distância da mesa do home office, as ‘beliscadas’ de hora em hora ficam cada vez mais irresistíveis, mas é preciso cuidado. Para manter a imunidade mesmo confinado, é preciso manter uma alimentação balanceada.

A nutricionista Jéssica Alves Ferreira ressalta que, com a quarentena, as pessoas ficam menos ativas e ansiosas, por isso muitos acabam recorrendo à cozinha. Além disso, o estresse também se faz presente quando estamos confinados em casa, ainda mais diante da pandemia de coronavírus. 

“Ficamos mais estressados com todas essas mudanças, aumentando o nível de cortisol, que baixa nossa imunidade e contribui para impulsos alimentares. Damos preferência para industrializados, fast food, receitas super calóricas, o que faz com que nosso corpo tenha um estresse oxidativo muito alto. Isso facilita o desenvolvimento de diversas doenças, além de baixar a imunidade e dificultar a recuperação, em caso de contaminação pelo vírus”, explica.

Diante do estresse, aquela ‘cervejinha’ na geladeira acaba virando uma opção para aliviar as tensões, mas a especialista orienta a pegar leve com o álcool. “Não esqueça que o corpo vê o álcool como algo tóxico, que ele precisa de livrar e até por isso aumenta a diurese, você perde minerais e vitaminas”, afirma. 

Dicas de alimentação na quarentena

Para manter a imunidade e o corpo saudável, a especialista dá algumas dicas:

  • Tome bastante água. Multiplique 35 ml pelo seu peso em kg, é a quantidade de água que você precisa tomar para o correto funcionamento dos órgãos. Não vale substituir a água pelo tereré, suco ou chá. 
  • Dê adeus aos industrializados, coma ‘comida de verdade’, como verduras, legumes, frutas, carnes e peixes, ovos, tubérculos, sementes, castanhas, grãos.
  • Evite fazer dietas restritivas ou da moda neste período, isso gera ainda mais estresse. Tenha paciência com seu corpo. 
  • Para não cair na tentação, evite comprar alimentos industrializados, como refrigerante, doces, biscoitos, salgadinhos, temperos prontos, pois são altamente inflamatórios.
  • Aumente o consumo de alimentos que reforçam a imunidade, como açafrão, gengibre, laranja, limão, acerola, goiaba, extrato de propólis, folhas verdes e aveia. 
  • Se exercite, o ideal é não deixar o corpo sem estímulo de gasto energético. “Se você consegue só 20 minutos, que seja, mas não fique sem fazer. Feito é melhor que perfeito, faça treino funcional, dança, fit dance, brincadeira com os filhos. Isso vai ajudar muito a aumentar serotonina e dopamina (neurotransmissores do prazer e bem estar), ajudando a diminuir ansiedade, impulsão ou compulsão alimentar, além de trazer momentos de alegria em meio a toda essa tempestade”, orienta a nutricionista.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

operário série D

Operário empata com Uberlândia em casa e se complica na Série D

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Prestes a embarcar para SP, boliviana é presa com 30 quilos de skunk em rodoviária de Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina

Polícia

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

Polícia Militar levou grupo para delegacia após invasão da área

Cotidiano

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

Moradores puderam emitir documentos, ter acesso a consultas médicas e exames preventivos