O , causado pela do coronavírus, modificou a rotina de boa parte da população. Muitos pais passaram a trabalhar de maneira remota, já os filhos tiveram suas aulas presenciais suspensas. Diante desse cenário, em meio aos desafios de conciliar todas as tarefas para deixar o lar harmônico, pais e responsáveis encontraram uma velha alternativa para entreter os pequenos, investir no hábito da leitura.

A atividade que apresenta inúmeros benefícios ao desenvolvimento infantil, ganha também a ão de ocupar o tempo ocioso das crianças. Seja com histórias para dormir, livros ilustrados, ou, até mesmo, gibis. Nos dias de hoje, vale a pena tirar aquele livro da gaveta e  proporcionar uma experiência única, bem diferente dos jogos digitais que tem, cada vez mais, ocupado o tempo das crianças.

Uma dica para quem não possui nenhum exemplar em casa é conhecer a “Todo Livro”, que reúne lançamentos, dicas e, ainda, fornece uma pesquisa com base em temas, momentos, idade e formatos. Além disso, conta com histórias que variam entre leves até construções literárias mais complexas e robustas.

Investir nesse tipo de compra é a garantia de estimular o desenvolvimento interpretativo e cognitivo de uma criança. Aliás, é importante dizer que de acordo com uma pesquisa da Universidade de Sussex, a prática da leitura ajuda a combater o estresse. O estudo revela que ler durante seis minutos, por dia, reduz em até 68% os níveis de estresse.

Mas não pense que esse hábito é válido apenas para época de pandemia. Estimular o contato de crianças com a literatura, pode refletir em um melhor desenvolvimento escolar e, futuramente, desenvolvimento profissional.