Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Instituto arrecada brinquedos e explica as necessidades das crianças autistas no isolamento

Para ajudar durante essa fase, o Instituto Hope (Esperança) em Campo Grande está arrecadando brinquedos para abrigos infantis
Arquivo -

Se ficar em casa isolado de outras crianças pode afetar o desenvolvimento social dos pequenos, para as crianças que se encaixam em algum espectro do o isolamento social pode ser um desafio ainda maior. Para ajudar durante essa fase, o Instituto Hope (Esperança em tradução livre) em está arrecadando brinquedos para abrigos infantis.

A idealizadora do Instituto, a estudante de Renatha Louise, explica que o projeto surgiu da necessidade de ajudar pais, mães e crianças autistas a entenderem o transtorno ao levar informação, conhecimento e, futuramente, cursos voltados para esse público.

“O autismo é um tema que popularizou recentemente, porém os conceitos inadequados e preconceitos também vieram com ele. Aqui em Campo Grande, sendo um local menor, as formas adequadas de tratamentos e opções são muito inferiores a outras regiões, e por isso o projeto nasceu”, conta Renatha.

A psicóloga explica que o autismo, diferente do que se imagina, não tem uma definição única e cada portador tem uma forma do espectro individual. Por isso, cada um deve ter um tratamento personalizado. A ignorância ao se deparar com crises comportamentais explosivas pode levar a falta de empatia tanto em casa quanto em lugares públicos.

Instituto arrecada brinquedos e explica as necessidades das crianças autistas no isolamento

“Muitos não acreditam no diagnóstico precoce. Porém, ele é não apenas real quanto também necessário. Uma criança aos 2 anos de idade está passando pela maior neuroplasticidade cerebral, ou seja é o ápice de maior aprendizado da vida de um ser humano. Em alguém no espectro, quando faz três anos, acontece a primeira poda neural, onde o cérebro elimina os neurônios em excesso, diminuindo significativamente a capacidade de aprendizado”, explica.

Brinquedos e estratégias

Com a chegada do coronavírus ao Brasil e a necessidade de reclusão como uma das maneiras de evitar expor a saúde, a escola foi uma das primeiras instituições a parar com o ensino presencial. Isso trouxe dificuldade de adaptação das crianças após a quebra da rotina e gerou diversas crises entre os autistas e suas famílias.

Para ajudar a tornar o convívio em casa mais fácil, Renatha destaca o uso de artifícios, atividades, brincadeiras lúdicas e principalmente a criatividade, que é um dos melhores recursos. O Instituto decidiu então fazer a 1ª campanha de arrecadação de brinquedos, que serão doados para abrigos infantis.

https://www.instagram.com/p/CEeq21tFsq7/?utm_source=ig_web_copy_link

“Com o coronavírus, os abrigos infantis tiveram uma queda nas doações tanto pela crise financeira que o país enfrenta, quanto pela para evitar contatos. Esse isolamento também provocou um choque nas crianças em suas diversas dinâmicas. Evitando até mesmo a adoção e promovendo sentimento de carência, medo e frustração.

Então lançamos uma campanha de arrecadação de brinquedos, doações para levar nestes abrigos infantis, alegria, sorriso no rosto e a empatia. A saúde mental das crianças que estão neste abrigos também importa!”, relembra a estudante de psicologia.

Para fazer doações de brinquedos para o Insituto Hope, que dá auxílio a autistas e ajuda famílias a entenderem a como lidar com o espectro de maneira correta, basta entrar em contato pelo Instagram oficial (@hope_autismo) ou pelo telefone (67) 9322-3362.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelo telefone (67) 99965-7898. Siga a gente no Instagram – @midiamax

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo bate Botafogo e mantém embalo dentro de campo enquanto é lesado por Casares fora dele

Homem leva tiro de espingarda em Sidrolândia e é internado

Santos busca empate heroico com Atlético-MG e times mantém situação dramática no Brasileirão

Seguem abertas inscrições para vestibular e Passe da UFMS em 11 cidades de MS

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Tarcísio volta a Brasília para lobby pela anistia após julgamento de Bolsonaro

Últimas Notícias

Brasil

‘Careca do INSS’ vai prestar depoimento na CPMI na segunda-feira, diz presidente da comissão

Investigação da PF aponta Antônio Carlos Camilo Antunes como um dos principais operadores do esquema fraudulento de descontos associativos em aposentadorias

Transparência

Com 87% de execução, pavimentação da MS-338 deve terminar em dezembro

Serviço, de R$ 208 milhões, começou em março de 2023

Brasil

Regulamentação da reforma tributária está sendo finalizada, diz senador

Proposta detalha como o poder público cobrará e decidirá sobre controvérsias do futuro Imposto sobre Bens e Serviços

Cotidiano

Prefeitura de Três Lagoas emite alerta após infestação de pernilongos

Secretaria de Saúde informou que “fumacê” não pode ser usado neste caso, mas orientou população a tomar cuidados simples para evitar proliferação