Pular para o conteúdo
Comportamento

Dia do Amigo: como usar a tecnologia para comemorar a data à distância

Para nós, brasileiros, povo caloroso, a contenção é ainda mais difícil. Mas não impossível usando a tecnologia como aliada para matar a saudade
Arquivo -

Neste sábado (18) é comemorado o Dia do Amigo, mas com a pandemia do novo o em casa é uma das principais medidas para a diminuição da proliferação do vírus. Com isso, muitas pessoas não veem seus amigos pessoalmente há muito tempo. Para nós, brasileiros, povo caloroso, a contenção é ainda mais difícil. Mas não impossível usando a tecnologia como aliada para matar a saudade.

Estudo ‘The Relational Mobility’, publicado na revista da National Academy of Sciences, dos Estados Unidos, reforça essa característica nacional de forma científica: o Brasil é considerado o terceiro país mais sociável do planeta, atrás somente de Porto Rico (2ª) e (1ª).

O estudo considerou o conceito de mobilidade relacional, que representa o grau de liberdade e de oportunidade que as pessoas têm, a partir de suas preferências pessoais, para escolher, iniciar e romper seus relacionamentos interpessoais. Realizada em 2018, a pesquisa analisou 39 países e colocou o Brasil no ranking das sociedades mais abertas e sociáveis, com relações mais próximas e íntimas.

Para Fernanda Moraes, professora do curso de Psicologia da Uniderp, o cenário de pandemia é propício para problemas como insegurança, estresse, falta de motivação, pensamentos negativos, visão pessimista, ansiedade e medo. Para os brasileiros, mais acostumados com gestos de carinho, como dar as mãos, abraçar e tocar nos outros, a reclusão pode ser ainda mais difícil.

“Romper, mesmo que momentaneamente esses laços físicos, pode trazer mudanças na rotina e até abalos profissionais, familiares e sociais. Por isso, encontrar alternativas que nos conectem com quem gostamos é fundamental para driblar a falta da presença física, além de nos manter saudáveis mentalmente neste período de isolamento”, orienta.

Para a especialista, é importante ressaltar que a quarentena não precisa significar o fim da conversa, mas apenas um período temporário em que se deve evitar o contato físico. “Fazer ligações telefônicas e ficar horas conversando com quem a gente ama pode encurtar essa distância. Assistir filmes que lembrem momentos divertidos, recordar de uma viagem entre amigos e até uma experiência com uma pessoa querida também. E por que não voltar à época antiga e escrever uma carta a alguém que temos saudade? Quem sabe até olhar pela janela e conversar com um vizinho?”, orienta.

Múltiplas telas

Nesse contexto, a tecnologia é uma grande aliada. “As plataformas digitais são ótimas soluções para encurtar as distâncias físicas. Para quem se encontra sozinho em casa por um longo período, por exemplo, uma vídeo-chamada entre amigos ou família é uma ótima pedida, assim como conversas em grupos, com imagens e vídeos divertidos são ótimos passatempos para diversão e socialização. A tecnologia tem desempenhado um grande papel nesses momentos de isolamento social”, defende a professora da Uniderp.

Nas últimas semanas, tem se tornado cada vez mais comum vermos nas redes sociais, registros de comemorações de aniversário, encontros de família e reuniões de trabalho sendo realizadas de forma remota por meio de plataformas interativas. Não importa a celebração ou o momento do dia, o importante é não se sentir sozinho. E a tecnologia tem mostrado que isso é possível, mesmo estando em casa e respeitando as medidas preventivas de combate à pandemia.

E para te ajudar a comemorar o Dia do Amigo com os seus amigos de maneira segura, separamos algumas ferramentas da tecnologia que podem suprir a saudade. Confira:

Zoom

Dia do Amigo: como usar a tecnologia para comemorar a data à distância

Encabeçando a nossa lista, o Zoom Cloud Meetings invadiu home offices de todo o mundo, tornando-se um dos aplicativos mais baixados na Google Store e na Apple Store. A plataforma oferece uma versão gratuita para Android e IOS que permite fazer videoconferências de duas até 25 pessoas. Para adicionar participantes à conversa, basta enviar um convite através de e-mail, SMS ou até pelas redes sociais

Houseparty

App Houseparty é acusado de roubar dados sensíveis de seus usuários

Queridinho dos americanos, o Houseparty começou a ganhar (muitos) adeptos no Brasil. Em março, o aplicativo recebeu mais de 2 milhões de downloads ao redor do mundo, ultrapassando concorrentes como o Hangouts e o próprio Zoom. Mas o que essa ferramenta tem de tão interessante? Os grandes destaques da plataforma estão na oferta de jogos dentro do app para criar interação entre usuários e o compartilhamento de tela, que permite que amigos assistam à TV juntos, por exemplo.

Hangouts

Dia do Amigo: como usar a tecnologia para comemorar a data à distância

plataforma de videoconferências do Google possui versões para IOS e Android, além de possibilitar o acesso através do computador via navegador. Durante a quarentena, a ferramenta disponibilizou uma modalidade empresarial gratuita, disponível até o dia 1º de julho.

Com isso, todos os usuários terão acesso às funcionalidades do Hangouts, que incluem chats para trocas de mensagens, videochamadas com até 25 pessoas e também ligações telefônicas. Já com a ferramenta Hangouts Meet, também aberta ao público durante a pandemia, é possível fazer videochamadas com até 250 pessoas e transmissão ao vivo para até 100 mil espectadores.

Skype

Dia do Amigo: como usar a tecnologia para comemorar a data à distância

Mais conhecido dos brasileiros, o Skype é uma plataforma de videoconferência gratuita e disponível para IOS, Android e Windows. Na versão “Reuniões do Skype”, é possível adicionar até 10 integrantes na mesma videochamada. A ferramenta oferece diversos recursos, como chat entre usuários, ativação de legendas e desfoque da tela de fundo durante uma chamada. A plataforma também oferece a possibilidade de realizar ligações para celulares, mas, nesse caso, taxas são cobradas dos usuários.

Whatsapp

Presente no celular de quase todas as pessoas, o Whatsapp também é uma plataforma de videochamadas. Através do aplicativo, é possível realizar calls privados e com até quatro pessoas. A ferramenta permite que você adicione novos participantes mesmo com a chamada já em andamento. Por lá, também é possível transformar uma ligação de vídeo só em chamada telefônica, sem ter que reiniciar a conversa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

lula

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Legenda sob nova direção terá que colocar ‘cada um no seu quadrado’

Com cenário eleitoral indefinido, partido inicia tratativas oficiais com possíveis nomes para 2026

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Agentes da PRF já foram avisados que em breve terão de usar câmeras corporais nos uniformes

As câmeras já passaram por testes em coletes e viaturas

Sérgio Cruz - O dia na história

1869 – Corumbá transformada em zona franca

Decreto confere ao principal porto de Mato Grosso a privilegiada condição de zona de livre comércio

Trânsito

Professor capota carro várias vezes após ultrapassagem de veículo na BR-060

Carro do professor parou na cerca de uma fazenda