Pular para o conteúdo
Comportamento

Dia de Reis: entenda a comemoração religiosa e curiosidades sobre a data

Todo 6 de janeiro, Dia de Reis, aqueles que comemoram o Natal se preparam para desfazer a árvore, os presépios e os enfeites natalinos. Mas qual é a origem da data? Epifania, ou Dia de Reis, como é conhecida a festa comemorada no dia 6 de janeiro pelos católicos, lembra quando os três reis magos, […]
Arquivo -
Pórtico dos Reis Magos em Natal
Pórtico dos Reis Magos em Natal

Todo 6 de janeiro, Dia de Reis, aqueles que comemoram o se preparam para desfazer a árvore, os presépios e os enfeites natalinos. Mas qual é a origem da data? Epifania, ou Dia de Reis, como é conhecida a festa comemorada no dia 6 de janeiro pelos católicos, lembra quando os três reis magos, guiados pela estrela de Belém, encontraram o menino Jesus. Eles traziam presentes para a criança, incenso, ouro e mirra.

A tradição surgiu no século 8 com Melchior (também chamado de Belchior), Gaspar e Baltazar. Ao contrário do que se pensa, os reis magos saíram de seus lugares de origem e não viajaram juntos para o encontro com o menino Jesus.

Baltazar saiu de alguma região da e levou mirra, uma espécie de arbusto de onde é extraída uma resina para o preparo de medicamentos. Gaspar saiu da e levou incenso para Jesus. O objeto é queimado há séculos para aromatizar ambientes, espantar insetos e representa a fé e espiritualidade. Já Melchior partiu de algum lugar da Europa e levou ouro, que simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.

Origem

A Folia dos Reis, que começou em Portugal, termina um ciclo de festas que se inicia na noite de Natal, data em que os reis teriam recebido a mensagem do nascimento. A comemoração também é conhecida como Terno dos Reis ou Santos Reis.

Por todo o país, as pessoas costumam cantar pelas janelas ou de porta em porta. Quem ouve as canções normalmente convida as pessoas para entrar e degustar pequenas refeições como doces, salgados e tomar uma taça de vinho.

No Brasil

A tradição veio com os portugueses e sua colonização. Os brasileiros realizam festas folclóricas diferentes, dependendo de cada região do País. Alguns grupos, compostos por mestre, contramestre, conhecedores sobre a festa e músicos, passam de casa em casa cantando versos e tocando instrumentos. Os moradores, em troca da cortesia, oferecem comida.

Também há a presença dos três reis magos representados e de um palhaço, que anima a festa e protege o menino Jesus contra os soldados de Herodes, que queriam matá-lo.

O chamado Bolo de Reis, ou bolo-rei, é muito tradicional em Portugal. Os portugueses fazem a famosa guloseima, que contém frutas cristalizadas e um caroço de fava. Quem encontrar a fava, tem sorte no próximo ano e fica incumbido de levar o bolo para a família na próxima comemoração.

Desmontar a árvore

Se você ainda está com a casa decorada com enfeites natalinos, saiba que hoje tradicionalmente é o ‘dia oficial’ de retirar os adereços. Apesar do hábito de algumas pessoas em se desfazerem do período natalino retirando os enfeites com a chegada do ano novo, tradicionalmente o clico encerra-se somente após à festa de Batismo de Jesus. Normalmente é comemorado na missa realizada no domingo que precede o dia dos Reis.

Dia de Reis: entenda a comemoração religiosa e curiosidades sobre a data
Foto: Divulgação | PMCG

Em , as decorações natalinas nas vias devem ser retiradas nos próximos dias e a cidade do Natal, nos Altos da Avenida Afonso Pena, funciona somente até hoje. Para fechar a programação cultural com chave de ouro, o cantor regional Paulo Simões se apresenta a partir das 20 horas. As atividades no local terão início às 16h e encerram às 22h.

A programação neste último dia da Cidade do Natal também contará também com show de Cosplay que tem encantado as crianças e está programado para iniciar às 21 horas. Personagens como a boneca Lol, Chiquinha, Chaves, Elsa, Homem de Ferro e tantos outros, fazem um verdadeiro show, e envolvem o público presentes com brincadeiras, coreografias e gincanas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Paris homenageia Brasil em show da Queda da Bastilha com mil drones e luzes na Torre Eiffel

‘Sem chão’, diz mãe de rapaz atacado por 3 pit bulls que teve artéria rompida em Campo Grande

Murilo Huff expõe bastidores de briga judicial com Dona Ruth: ‘Foi ignorado’

Agesul suspende duas licitações para revisões dos editais

Notícias mais lidas agora

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa abandonada

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Decreto sobre reciprocidade prevê rito mais célere para contramedidas provisórias

Últimas Notícias

Mundo

Maratonista mais velho do mundo morre aos 114 anos após ser atropelado por carro

Indiano era conhecido como "Tornado de Turbante"

Cotidiano

Fez sua ‘fezinha’? Mega-Sena sorteia R$ 46 milhões nesta terça-feira

No último sorteio, 36 apostas de MS acertaram a quadra

Polícia

Emocionados, amigos e familiares se despedem de Gabriel, morto em acidente na BR-163

Bacharel em Direito morreu após batida frontal contra carreta na segunda-feira

Transparência

ANTT autoriza início das obras de duplicação de 5,5 km da BR-163 em Campo Grande

Motiva vai tocar as obras previstas, como as de duplicação, para conclusão até no 1º de concessão