Todo 6 de janeiro, Dia de Reis, aqueles que comemoram o Natal se preparam para desfazer a árvore, os presépios e os enfeites natalinos. Mas qual é a origem da data? Epifania, ou Dia de Reis, como é conhecida a festa comemorada no dia 6 de janeiro pelos católicos, lembra quando os três reis magos, guiados pela estrela de Belém, encontraram o menino Jesus. Eles traziam presentes para a , incenso, ouro e mirra.

A tradição surgiu no século 8 com Melchior (também chamado de Belchior), Gaspar e Baltazar. Ao contrário do que se pensa, os reis magos saíram de seus lugares de origem e não viajaram juntos para o encontro com o menino Jesus.

Baltazar saiu de alguma região da e levou mirra, uma espécie de arbusto de onde é extraída uma resina para o preparo de medicamentos. Gaspar saiu da e levou incenso para Jesus. O objeto é queimado há séculos para aromatizar ambientes, espantar insetos e representa a fé e espiritualidade. Já Melchior partiu de algum lugar da Europa e levou ouro, que simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.

Origem

A Folia dos Reis, que começou em Portugal, termina um ciclo de festas que se inicia na noite de Natal, data em que os reis teriam recebido a mensagem do nascimento. A comemoração também é conhecida como Terno dos Reis ou Santos Reis.

Por todo o país, as pessoas costumam cantar pelas janelas ou de porta em porta. Quem ouve as canções normalmente convida as pessoas para entrar e degustar pequenas refeições como doces, salgados e tomar uma taça de vinho.

No Brasil

A tradição veio com os portugueses e sua colonização. Os brasileiros realizam festas folclóricas diferentes, dependendo de cada região do País. Alguns grupos, compostos por mestre, contramestre, conhecedores sobre a festa e músicos, passam de casa em casa cantando versos e tocando instrumentos. Os moradores, em troca da cortesia, oferecem comida.

Também há a presença dos três reis magos representados e de um palhaço, que anima a festa e protege o menino Jesus contra os soldados de Herodes, que queriam matá-lo.

O chamado Bolo de Reis, ou bolo-rei, é muito tradicional em Portugal. Os portugueses fazem a famosa guloseima, que contém frutas cristalizadas e um caroço de fava. Quem encontrar a fava, tem sorte no próximo ano e fica incumbido de levar o bolo para a família na próxima comemoração.

Desmontar a árvore

Se você ainda está com a casa decorada com enfeites natalinos, saiba que hoje tradicionalmente é o ‘dia oficial’ de retirar os adereços. Apesar do hábito de algumas pessoas em se desfazerem do período natalino retirando os enfeites com a chegada do ano novo, tradicionalmente o clico encerra-se somente após à festa de Batismo de Jesus. Normalmente é comemorado na missa realizada no domingo que precede o dia dos Reis.

Dia de Reis: entenda a comemoração religiosa e curiosidades sobre a data
Foto: Divulgação | PMCG

Em , as decorações natalinas nas vias devem ser retiradas nos próximos dias e a , nos Altos da Avenida , funciona somente até hoje. Para fechar a cultural com chave de ouro, o cantor regional Paulo Simões se apresenta a partir das 20 horas. As atividades no local terão início às 16h e encerram às 22h.

A programação neste último dia da Cidade do Natal também contará também com show de Cosplay que tem encantado as crianças e está programado para iniciar às 21 horas. Personagens como a boneca Lol, Chiquinha, Chaves, Elsa, Homem de Ferro e tantos outros, fazem um verdadeiro show, e envolvem o público presentes com brincadeiras, coreografias e gincanas.