A quarentena do coronavírus despertou a criatividade de muita gente na pandemia. A rede social Tiktok foi uma das que mais cresceu em popularidade durante esse período e que fez muitas pessoas saírem do anonimato. O jovem Maurício Lebrero Garcia, ou Mauzito, de 22 anos, conquistou seguidores com vídeos engraçados na redes social.

O sucesso foi tamanho que Mauzito chegou a alcançar a marca de 350 mil visualizações em apenas um vídeo, o que equivale a 70 vezes a população da cidade que mora, , no interior de MS e a 278km de . Apesar da projeção, o jovem ressalta que tudo começou como um passatempo na quarentena e que nunca teve um objetivo prévio de se tornar conhecido. Já produzia para o Youtube e gostou da dinâmica e edição dos vídeos do Tiktok.

“A maioria das pessoas, assim como eu, entraram no aplicativo por conta da quarentena, e acabou curtindo os vídeos que são feitos lá. Como já produzia pro YouTube, acabei me interessando pela dinâmica dos vídeos da plataforma, pois os vídeos no Tiktok tem um formato totalmente diferente e viral, por serem vídeos curtos onde o criador dá seu melhor em um curto espaço de tempo, tornando o vídeo interessante”, relata Maurício.

Engajamento e ‘fórmula secreta'

Para aqueles que ainda não conhecem o Tiktok, a rede social permite o compartilhamento de vídeos com até 15 segundos de duração, no qual os usuários utilizam as ferramentas de edição principalmente para criar conteúdos engraçados como paródias/redublagens de memes e músicas.

Além de ser popular entre o público da geração Z, com idade entre 10 a 25 anos, e atrair cada vez mais famosos, é uma fonte de entretenimento. Sobre o engajamento e como os vídeos simples causaram tanto impacto, o Maurício conta que não há uma fórmula secreta para ter sucesso no aplicativo. A única dica que passa é postar vídeos com frequência.

“Até me ‘assustei' por ter tamanho alcance logo de primeira, sem ao menos ter pessoas me seguindo. O porquê do alcance logo no início eu não sei, mas o por que de ter crescido tão rápido foi com certeza por postar vídeos com frequência. Depende do conteúdo mesmo, as pessoas seguem o que elas se interessam. Então, você tem que, antes de criar, pensar no que poderia viralizar”, explica Mauzito.

Para a produção dos vídeos para o seu perfil, Maurício escreve roteiros, elabora um vídeo, e às vezes simplesmente grava espontaneamente, o que acaba fazendo mais sucesso que se se tivesse planejado antes de gravar. Situações de MS são destaque em alguns dos vídeos com . Em um deles, enquanto grava com um matagal atrás, o jovem é surpreendido por um , que acreditou que fosse uma onça pintada.

“Humor com certeza é o que eu mais gosto de fazer. Gravei um de humor sobre nosso estado, que amo, e deu bastante alcance. Achei que não daria por ter gente de todo canto do Brasil me vendo, achei que não se interessaram. Os maiores vídeos são brincando com meu guarda roupas que está desabando. Também gosto de abordar o tema LGBT por fazer parte da comunidade em que vivo. Eu me divirto fazendo, e divirto quem está assistindo”, explica.

Projeção

No perfil do Tiktok (@mauzito_), Maurício coleciona quase 40 mil seguidores e tem mais de 390 mil curtidas. Também deixa claro que é de Mato Grosso do Sul, um dos poucos que exibe a informação com orgulho no perfil. Segundo ele, por falta de interesse ou por não ser um estado tão populoso quanto os outros, faltam criadores expressivos no MS.

“Como temos um jeitinho do interior, diferente do resto do país, não vejo que as pessoas dão muito significado para querem crescer e ter uma projeção na internet. Não consigo ficar sem fazer vídeos, já virou um vício. Desde que criei meu canal antigo no Youtube, há 4 anos, venho sonhando em conquistar milhões de seguidores assim como outros criadores”, finaliza.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelo telefone (67) 99965-7898. Siga a gente no @midiamax