Pular para o conteúdo
Comportamento

Coronavírus: Brasileiros postam mais memes do que mensagens de medo na web

Um estudo sobre o comportamento dos brasileiros nas redes sociais em publicações sobre o novo coronavírus mostra que há mais memes do que mensagens de preocupação e medo. O novo coronavírus deixou 78,8 mil pessoas infectadas na China e matou cerca de 2,8 mil, já tendo se espalhado por diversos países. As informações são do […]
Arquivo -

Um estudo sobre o comportamento dos brasileiros nas em publicações sobre o novo coronavírus mostra que há mais memes do que mensagens de preocupação e medo. O novo coronavírus deixou 78,8 mil pessoas infectadas na e matou cerca de 2,8 mil, já tendo se espalhado por diversos países. As informações são do Jornal Extra.

A pesquisa foi feita pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (DAPP/FGV) entre os dias 15 de janeiro, quando o surto começou a tomar maiores proporções na China, e esta quinta-feira, 27, considerando as reações na web sobre o Covid-19. Foram contabilizadas 3,3 milhões de menções à doença no , e o Brasil apareceu em quarto lugar como o país que mais comentou o assunto. Por aqui, houve um aumento considerável de posts no dia 26, quando foi confirmado o primeiro caso.

O levantamento indicou que, no Twitter, 34% das interações dos brasileiros, são publicações irônicas, com memes e associações ao carnaval, e 17% são tuítes de notícias.

Segundo a FGV, o fato de o primeiro caso do coronavírus confirmado no Brasil ter ocorrido durante o carnaval potencializou a criação de piadas, em mais de 20% das interações nas redes, sobre o contágio durante a folia ou sobre a resistência do brasileiro à doença, após a crise da água no Rio, o consumo de bebidas alcoólicas, as greves de policiais e os problemas habituais de saneamento no país.

Por outro lado, os posts relacionados à possibilidade de um rápido contágio, ao medo de se infectar ou à necessidade de maior precaução, seja por usar máscaras ou evitar aglomerações, foram equivalentes a apenas 10% do total observado.

Em publicações desse tipo apareceram também menções ao carnaval como um facilitador da propagação da doença. Foram observados também posts destacando a queda no investimento em pesquisas científicas no país e questionamentos sobre a capacidade de se combater do coronavírus por aqui.

Já a polarização política, entre direita e esquerda, que às vezes ganha amplitude no microblog, não apresentou números signiticativos neste assunto. Dessa forma, o perfil do governo mais influente sobre o coronavírus foi o do Ministério da Saúde (representado pela cor azul no gráfico), referente a 8%. A conta no Twitter do ministro da Saúde, Luiz Mandetta, também registrou impacto neste tema.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
funcionários

Fiscalização não encontra vestígio de vazamento de amônia em frigorífico

fortaleza

Fortaleza vence Red Bull Bragantino e dá passo importante na luta contra o rebaixamento

bebê licença

Aumento da licença-paternidade será tema no Congresso após recesso

temperaturas

‘Combo climático’ começa a influenciar tempo em MS neste domingo e deve trazer chuvas

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

frigorífico

Funcionários de frigorífico na fronteira passam mal após possível vazamento de amônia

Últimas Notícias

Cotidiano

Domingo será de tempo seco e quente, com máxima atingindo 36°C em Mato Grosso do Sul

Campo Grande amanhece com temperatura de 21°C e deve registrar máxima de 33°C

Sérgio Cruz - O dia na história

1974 – Deputado assassinado em Chapada dos Guimarães

Emanuel Pinheiro havia sido quarto deputado federal mais votado

Esportes

Palmeiras bate Grêmio com gol relâmpago, vence 3ª seguida no Brasileirão e cola no Cruzeiro

Grêmio reagiu em alguns momentos da partida, mas nunca à altura do time palmeirense

Trânsito

Ultrapassagem teria causado colisão que deixou motorista em estado grave na BR-163

Um terceiro motorista teria tentado ultrapassar em faixa contínua e causado o acidente