Nos fundos do Nova Lima, bairro da periferia de , uma atitude simples chama atenção. Frente à Barbearia Paletó Xadrez, uma mesa de ferro repleta de pães leva os dizeres: “Doações, pegue o necessário (lembre-se do próximo)”. A iniciativa faz parte do projeto Cantinho Solidário e teve início na segunda-feira (20).

O barbeiro Clayton Tomaz é responsável pelo projeto e conta que se surpreendeu com a educação das pessoas ao levar somente o que realmente precisavam. A proposta cresceu ao ver que muitas pessoas da região estavam ficando desempregadas por conta do .

“O espaço anexo a barbearia é uma novidade, mas o projeto Cantinho Solidário já existe há um ano levando mantimentos para instituições de Campo Grande e também cortando o cabelo das pessoas de graça. Recebemos cerca de 200 pães e já foram distribuídos”, conta o barbeiro.

A imagem pode conter: texto que diz "CANTINHO SOLIDARIO "O mundo precisa de atitudes... Quem tem, poe Quem não tem, pega"
Slogan do projeto iniciado por Clayton Tomaz e a esposa, Sandra, em 2019. (Reprodução)

Além dos pães, o projeto também fechou parceria com distribuidores de verduras para aumentar os alimentos oferecidos para quem realmente necessita. Também há a pretensão de, durante à noite, oferecer um “sopão” no Nova Lima e nos bairros ao redor.

“O Cantinho Solidário nasceu através da minha esposa, Sandra, que sempre teve essa vontade. Os pães ficam à mostra de quem precisar levar mas a mesa também é disponível para quem quiser doar algo para os outros. Estamos disponibilizando todos os dias pães, verduras, bolachas e verduras e legumes na parte da tarde. Busco mais parceiros para ajudar que todo dia tenhamos bastante alimentos”, complementa sobre o projeto comunitário.

A imagem pode conter: sobremesa e comida
Mesinha solidária fica na frente da barbearia no , em Campo Grande. (Reprodução)

O projeto, também preocupado com a situação dos trabalhadores e das famílias da região que ficaram sem renda e não tem reservas neste período de quarentena, também monta mini cestas básicas para distribuir a essas pessoas com extrema necessidade. Para isso aceita doações de alimentos como: arroz, óleo, feijão, açúcar, macarrão, ovos, carnes e também de produtos de higiene pessoal.

Caso prefira fazer a doação pessoalmente, o ponto de arrecadação fica na Barbearia Paletó Xadrez, na Rua Jerônimo de Albuquerque, 1669, no Nova Lima. Mais informações pelo telefone (67) 981251304 ou pela página do Cantinho Solidário no Facebook.