Escolher um nome para seu bebê é uma tarefa difícil e que exigem muito empenho pelos papais, já que uma, ou duas palavras, definirão a pessoa pela vida toda. Em 2019, o do Registro Civil monstra que os papais e mamães sul-mato-grossenses preferiram nomes compostos ao invés de nomes simples, e o queridinho Enzo Gabriel, que lidera a lista desde 2018, ainda é o preferido durante o registro.

Segundo o censo feito pelo Portal da Transparência, disponível no site www.transparencia.registrocivil.org.br, 38.741 registros de nascimento foram emitidos em até última segunda-feira (11) em 2019. Pelo site é possível segmentar a busca Nacional, por Estados, Regiões e Municípios brasileiros no ano da pesquisa ou em anos retroativos em uma base que conta com mais de 125 milhões de registros.

No ranking de MS, “Enzo Gabriel” está no topo da lista dos nomes masculinos com 98 registros, seguido por Pedro Henrique, com 69, e João Miguel, com 68 registros. Já entre as meninas, as 3 Marias estão entre as mais procuradas pelos papais e mamães. Maria Eduarda foi a mais popular com 68 registros, seguida por Maria Clara, com 54, e Maria Júlia, com 52 registros.

A promoter Luciana Cabral, da empresa de eventos infantis Amor de Festas Decorações, faz a planilha de todos os aniversários que produz e confirma a informação do censo. “As Marias, como Maria Fernanda e Maria Clara, sempre tem. Já fizemos de Enzos também”, afirma.

Já a decoradora e artesã Jacira Maria Menezes do ateliê Joaninha Festas e Eventos diz que, pelo menos nos pedidos feitos à ela, os Enzos estão cada vez mais raros. “Acho que está passando a fase dos Enzos, faço muito chá de bebe pra Manuela, Miguel, não tem mais tanto Enzos, pelo menos no meu caso. O nomes simples são maioria. Os temas continuam sendo os clássicos, Mickey e Minnie, mas também tem novos, como o Baby Shark, que viralizou”, ressalta.

Confira a lista com os 20 nomes mais procurados em 2019 abaixo:

1- ENZO GABRIEL – 98 registros
2 – PEDRO HENRIQUE – 69 registros
3 – MARIA EDUARDA – 68 registros
4 – JOAO MIGUEL – 68 registros
5 – MARIA CLARA – 54 registros
6 – MARIA JULIA – 52 registros
7 – ANA CLARA – 41 registros
8 – MARIA LUIZA – 36 registros
9 – JOAO PEDRO – 33 registros
10 – MARIA CECILIA – 33 registros

11- MIGUEL – 31 registros
12- MARIA ALICE – 28 registros
13 – DAVI LUCAS – 28 registros
14 – ANA JULIA – 26 registros
15 – HELENA – 24 registros
16 – JOAO GUILHERME – 23 registros
17 – DAVI LUCCA – 21 registros
18 – DAVI – 20 registros
19 – LUIZ MIGUEL – 19 registros
20 – MARIA VITORIA – 19 registros

 Enzo, o queridinho vencedor

Enzo é um nome masculino, relativamente comum em diversos países, como o Brasil. Existem algumas possibilidades com relação as origens para o nome Enzo, sendo que uma das mais aceitas é a versão italiana para o nome alemão Heinz, que é um diminutivo de Heinrich (Henrique, em português). Heim significa “lar, casa”, rik, por sua vez, quer dizer “senhor, príncipe, poder” e juntos formam “senhor do lar”, “príncipe do lar” ou “governante da casa”.

CONFIRA: em MS, nomes compostos lideram lista dos mais comuns entre bebês de 2019
(Foto: Arquivo Pessoal/Valéria Caroline)

Já a composição que se tornou popular e cresceu na tabela de nomes preferidos a partir de 2016, Enzo Gabriel, tem significado bíblico. Vindo de origem italiana, o nome Enzo significa “príncipe do lar” ou “vencedor”. O nome Gabriel tem origem hebraica, bíblica e significa “homem forte de Deus” ou “fortaleza de Deus”.

A atendente Valéria Caroline conta ao Jornal Midiamax que sempre quis colocar esse nome desde que engravidou do seu Enzo, que hoje tem 2 meses. “Eu sempre quis ter um menino e quando descobri que estava grávida de um, veio no meu pensamento já esse nome. Compartilhei com o pai do meu filho, e decidimos colocar Enzo Gabriel”, relata.

Henzo Gabriel, Henzo Gabryel ou Enzo Gabriel são variações do nome escritas em diversas formas, mas é pronunciado apenas com um único som. O nome Enzo também pode ter significado no germânico, sendo uma variável de vincente, particípio passado do verbo vincere, que quer dizer “vencer”.