Pular para o conteúdo
Comportamento

E-lixo: entenda o que é e o quanto dele produzimos

Todo eletrônico antigo ou que já não conta com sua utilidade original pode ser considerado um e-lixo. Com os avanços tecnológicos, as empresas fabricam produtos eletrônicos cada vez mais modernos e com tecnologia avançada. Trata-se também de um ciclo da indústria. Por um lado, a indústria da tecnologia gera milhões de empregos ao redor do […]
Arquivo -
Foto: Da Internet
Foto: Da Internet

Todo eletrônico antigo ou que já não conta com sua utilidade original pode ser considerado um e-lixo. Com os avanços tecnológicos, as empresas fabricam produtos eletrônicos cada vez mais modernos e com tecnologia avançada. Trata-se também de um ciclo da indústria. Por um lado, a indústria da tecnologia gera milhões de empregos ao redor do mundo e muito lucro mas por outro, ajuda a gerar um sério problema para o meio ambiente.

Conforme o produto antigo é descartado e substituído por um novo, automaticamente é gerado o que chamamos de e-lixo, ou resíduo eletrônico. Qualquer coisa que tenha um plug de tomada ou uma bateria (de barbeadores a fritadeiras elétricas) e que já não tem mais a sua utilidade original pode ser considerado lixo eletrônico.

Nessa categoria podemos citar como principais produtos que são descartados: os refrigeradores, máquinas de lavar, microondas, além de aparelhos eletrônicos como televisores, computadores, telefones celulares, tablets, assim como pilhas, baterias, cartuchos e toners. Um item específico que lidera o e-lixo em aterros são as TVs de tubo. Muitos desses produtos podem ser reutilizados, manufaturados ou reciclados de forma a reduzir a geração de resíduos.

E-lixo: entenda o que é e o quanto dele produzimos
Foto: Da internet

Lixo eletrônico no Brasil

Em média o Brasil produz 1,5 milhões de toneladas de e-lixo por ano. Conforme infográfico publicado no blog do site de caça níquel online Betway Cassino , o Brasil é o 7º país com maior produção de lixo eletrônico do mundo , ficando atrás de China, Estados Unidos, Japão, Índia, e Reino Unido, respectivamente. Estima-se que sejam produzidos, por ano, entre 7 a 10 kg de lixo eletrônico anualmente por habitante no Brasil. O descarte de celulares velhos no Brasil ultrapassa o volume de ¼ milhões de toneladas por ano.  A estimativa da quantidade de lixo eletrônico que produziremos no futuro, mas a expectativa é que ultrapassemos as 52 milhões de toneladas anuais em 2021 até 2050.

E-lixo: entenda o que é e o quanto dele produzimos
Foto: Da internet

 

E-Lixo e o meio ambiente

Por ter uma composição química e conter substancias altamente toxicas ao meio ambiente como o chumbo, o bário e outros metais pesados encontrados no e-lixo liberam fósforo tóxico. Chips e outros componentes banhados a ouro possuem substancias como hidrocarbonetos, que acidificam os rios a fauna e a flora.

Os lixos eletrônicos são as maiores causas de poluição ambiental e devem ser reciclados de forma cuidadosa por pessoas especializadas. Caso contrário, sua decomposição pode oferecer altos riscos de contaminação para o meio ambiente e muitos prejuízos à saúde humana. O descarte correto é uma tentativa de mitigar os problemas oriundos dessa toxicidade.

 

E-lixo: entenda o que é e o quanto dele produzimos
Exemplo de Florianópolis – Foto da Internet

Descarte correto

Os usuários devem se dirigir aos pontos de entrega voluntária (PEVs) para depositar o produto após o uso para que as empresas coletem esse material e encaminhem para a correta. Hoje, são mais de 1,7 mil Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para pilhas e baterias em todo Brasil

Grande parte da população não sabe lidar com esse problema; descartando diretamente no meio ambiente, nos lixos comuns e em aterros sanitários. Diante desta realidade, a ONU pede para que cada país comece a adequar estratégias para acabar com o crescimento desse material prejudicial ao meio ambiente. A conscientização da população em relação à disposição ecologicamente correta deste tipo de lixo é essencial, pois além de colaborar com o meio ambiente urbano contribui com as cooperativas de reciclagem.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Deixou para última hora? Inscrições para vagas com salário de R$ 13 mil no Corpo de Bombeiros encerram amanhã

acidente

Tragédia: mãe e filha morrem após carro cair de ponte próximo ao Rio Ivinhema

Mulher é encontrada morta em residência do Portal Caiobá

buscas

Motorista de carro que afundou no Rio Paraguai era cearense de 35 anos

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Sinner vence revanche contra Alcaraz de virada e conquista o título de Wimbledon pela 1ª vez

Últimas Notícias

Transparência

Ministério Público Eleitoral investiga troca de esterco por voto em eleição extra do município de Bandeirantes

Denúncia é sustentada por um áudio que reproduziria diálogo do prefeito eleito

Esportes

Chelsea contraria a lógica, goleia o PSG e garante título do mundial

Ingleses deram um verdadeiro show de futebol, com três gols ainda no primeiro tempo

Polícia

Policias prendem dupla suspeita de tentativa de homicídio em casa noturna de Dourados

Vítima foi atingida por quatro tiros e encaminhada para o hospital em estado grave

Transparência

Vereador que integra Comissão de Segurança Pública em Campo Grande tem escritório político invadido e furtado

Flávio Cabo Almi, do PSDB, é defensor da internação compulsória de usuários de droga