Pular para o conteúdo
Comportamento

Dicas e cuidados no Carnaval para cair na folia sem peso na consciência

O Carnaval 2019 chegou e trouxe muitas festas, blocos e desfiles para quem gosta de pular com alegria. Mas às vezes na correria das festas, a alimentação e a hidratação acabam ficando de lado e podem fazer com que as festas não sejam tão aproveitadas.
Arquivo -

O chegou e trouxe muitas festas, blocos e desfiles para quem gosta de pular com alegria. Mas às vezes na correria das festas, a alimentação e a hidratação acabam ficando de lado e podem fazer com que as festas não sejam tão aproveitadas.

Os dias festivos são, na maioria das vezes, regados de bebidas alcoólicas e refeições que nos distanciam daquela rotina alimentar seguida durante a semana, desta forma, acabamos consumindo maior valor energético (calorias) nestes dias, além de uma menor quantidade de fibras e micronutrientes importantes para o desempenho de diversas funções no organismo.

Para evitar o famoso “pt” e a ressaca do dia seguinte, a redação, em conjunto com a professora do curso de do Centro Universitário Anhanguera, Bruna Magusso Rodrigues, separou algumas dicas simples pra manter a saúde em dia no período da folia de Carnaval.

Alimentação Reforçada

Para aqueles que irão passar horas na folia indica-se o consumo de alimentos que possam suprir esta energia necessária, mas sempre pensando em alimentos com boa densidade nutricional, que ofertarão energia e darão saciedade, além claro de terem boas quantidades de nutrientes.

“Podemos investir em refeições completas antes das festas, como aquelas com boa quantidade de proteínas, gorduras e carboidratos, e claro não esquecer das fibras, pois este conjunto garantirá saciedade e liberação de energia de forma gradual. Refeições como pratos com saladas, massa, uma opção de proteína ou mesmo bons sanduíches podem garantir esta oferta. Bem como neste calor pode-se preferir uma preparação mais geladinha como frutas congeladas batidas com aveia e gelo, acompanhadas uma preparação como omeletes”, reforça a professora Bruna Magusso.

O famigerado açaí, com frutas e castanhas (nada de leite condensado, tá ok?), podem ser uma boa opção para garantir a energia durante as horas de festa, além de ser uma combinação saborosa, refrescante e rica em energia e antioxidantes.

Cuidado com Exageros

Calma, não vai sair por aí comendo tudo que vê pela frente. A ingestão de alimentos pesados podem ocasionar a congestão e causar um mal-estar indesejado que não combina nem um pouco com o Carnaval.

O que conhecemos como congestão seria um quadro inconveniente após uma refeição ocasionada por banhos, esforços físicos, tecnicamente a congestão é o acumulo maior de sangue para qualquer órgão, e reações graves ocorreriam em pessoas que se alimentaram de forma excessiva, com quadros cardíacos ou idade mais avançada somado ainda a esforços físicos extremos.

“Refeições muito pesadas e poucos minutos antes de ir para folia não são indicadas, pois o processo de digestão envolve um direcionamento grande de fluxo sanguíneo para o aparelho digestivo, e ao realizar atividades logo em seguida podemos desviar este conteúdo sanguíneo para outros órgãos ou sistemas, como músculos, nestes casos podemos ter um mal estar ou em casos mais graves perda de consciência”, ressalta.

Hidrate-se

A água é sua melhor amiga! Principalmente no verão e com as altas temperaturas, a desidratação é um dos males da estação que deve ser cuidada. A ingestão de bebidas alcoólicas potencializa a desidratação, necessitando de uma atenção ainda maior nesse quesito. O álcool interfere na secreção do hormônio antidiurético, inibindo sua secreção, aumentado nossas idas ao banheiro, desta forma devemos sempre pensar em repor a água.

“Ao consumir bebidas alcoólicas, assim como qualquer outro tipo de bebida, devemos lembrar que ela não entra no cálculo realizado para consumo de hidratação, desta forma, não devemos ingerir só a cervejinha ou drinks e esquecer da água, podemos nestes casos intercalar copos de água e da bebida alcoólica a ser consumida”, afirma a professora do curso de Nutrição Bruna Magusso.

O liquido indicado para se realizar a hidratação é sempre água, e água livre, para indivíduos adultos e saudáveis recomenda-se a ingestão de aproximadamente 35 ml por quilo.

Contudo durante as festas de Carnaval pode ser interessante consumir outros líquidos que possam auxiliar no consumo de micronutrientes como potássio, pois auxilia na contração do músculo esquelético, que participará ativamente dos pulos e coreografias, e que nos auxiliarão ofertando energia, como água de coco e sucos naturais.

Dia seguinte: Xô Ressaca!

Água e refeições completas para a recuperação, o consumo de frutas e vegetais auxilia pois estes são alimentos ricos em antioxidantes, o que pode colaborar com a recuperação do folião. O descanso, bom sono e boa alimentação serão essenciais pós-festas.

“No dia posterior também será realizada a reposição de reservas como glicogênio, uma reserva de carboidratos que temos no organismo. Alimentos fontes de antioxidantes como fontes de vitamina C, E e carotenoides, encontrados nas frutas cítricas, oleaginosas e vegetais amarelos e vermelhos, respectivamente” ressalta.

O consumo de água, durante o dia seguinte e o descanso vão amenizar os sintomas indesejáveis do dia seguinte. E claro a boa e velha alimentação saudável, que é a chave para manter e recuperar nossa saúde, deverá estar sempre presente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após derrota, José Aldo anuncia aposentadoria do MMA

papa mães

VÍDEO: Papa Leão XIV envia ‘saudação carinhosa para todas as mães’

Jovem desaparecido há 2 dias é encontrado morto no Rio Paraná em Três Lagoas

Família lamenta morte de fisiculturista que competia em MS: ‘uma pessoa incrível’

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

inss

Próximo pagamento do INSS já poderá ter ressarcimento, diz Alckmin

Últimas Notícias

Polícia

Sem contato com filhas há 2 anos, homem procura delegacia em Campo Grande

Pai teria sido informado pela escola que a filha mais velha estaria morando na cidade do Rio de Janeiro

Cotidiano

Queda de árvore tumultua moradores no Jardim Colúmbia, que alertam: ‘mais árvores podem cair’

Situação aconteceu no fim de semana do Dia das Mães

Política

Comissão debate ações para o desenvolvimento agrário nesta segunda na Alems

O evento acontece no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, a partir das 15h

Transparência

Outsourcing: Caarapó contrata empresa para terceirizar compras por R$ 14 milhões

Serviços de outsourcing visam a fornecer diferentes insumos para órgãos da Prefeitura de Caarapó pelo prazo de 12 meses, com possibilidade de prorrogação