Pular para o conteúdo
Comportamento

Como funciona o QR Code?

Estamos cada vez mais conectados e a cada dia surgem novas tecnologias que visam facilitar a nossa vida. Um exemplo é o uso recente e crescente de QR code nas mais diversas áreas. Talvez nem tão recente assim, já que no fim da década de noventa já existiam resquícios de tentativas similares a esse tipo […]
Arquivo -

Estamos cada vez mais conectados e a cada dia surgem novas tecnologias que visam facilitar a nossa vida. Um exemplo é o uso recente e crescente de QR code nas mais diversas áreas.

  1. Talvez nem tão recente assim, já que no fim da década de noventa já existiam resquícios de tentativas similares a esse tipo de formato de código. No entanto, é inegável o fato de que seu uso se popularizou exponencialmente nos últimos anos.

Em especial seu uso por diversas empresas que buscam inovação e praticidade! Confira a seguir o que é um QR code, por que ele faz sucesso e as principais vantagens de seu uso!

QR code é o mesmo que código de barras?

Uma dúvida muito comum cuja resposta é a mesma para a pergunta “o que é um QR code?”.

Um QR code é um tipo de código de barras online. Só que em uma versão mais atual. A principal diferença entre a versão mais tradicional, que é o famoso código de barras, e a mais atual, ou seja, o QR code é que o primeiro utiliza somente uma orientação para a produção da imagem.

Enquanto o código de barras tradicional utiliza apenas a orientação horizontal para produzir o código visual, o QR code usa as duas orientações: horizontal e vertical.

A principal vantagem dessa última versão bidimensionais é a sua facilidade de uso e leitura. Porque, enquanto o código de barras necessita de um leitor especial, com infravermelho, o QR code necessita apenas de um celular ou aparelho com câmera VGA.

A imagem é capturada pela câmera e qualquer aplicativo voltado para esse tipo de código poderá decodificar as informações!

A origem do QR code

O QR code surgiu da iniciativa de uma empresa japonesa de automóveis chamada Denso Wave de criar um código que ajudasse na gestão das peças da linha de produção. Mas, mesmo sendo criado pela empresa, no código é de uso aberto.

O código de barras bidimensional ou QR code foi um sucesso desde sua primeira aparição em 1999 e se espalhou pelo mundo depois dos esforços para leitura em celulares. Desde 2003, qualquer aparelho com uma câmera VGA pode facilmente escanear um QR code graças aos constantes esforços em aprimorar cada vez mais essa tecnologia.

Como funciona?

Todo QR code só pode ser lido com aplicativos voltados à leitura e interpretação desses códigos. Para que a leitura ocorra, as margens do código devem estar centralizadas na câmera.

A leitura só é possível devido à delimitação feita com o próprio padrão de imagem do código é que permite que possa ser lido pelo celular.

Cada código bidimensional possui padrões específicos que demonstram quais as informações contidas ali. Por exemplo, os “cubos” maiores, localizados das extremidades, são responsáveis pelo formato e pela função do código.

O restante do código são os pequenos módulos formados por 8 bits. É onde fica guardada toda informação atribuída a ele.

Atualmente, o código permite várias funcionalidades muito legais. Como conversão da imagem 2d das barras em texto interativo, endereço, número de telefone, e-mail e até realidade aumentada! Inclusive, o código tem sido muito utilizado em corretoras e construtora para pré-visualizar diversos projetos.

Uso do QR code nas empresas

Mas, mesmo com tantas novidades o maior público do QR code é formado por empresas de médio e grande porte.

O código é amplamente utilizado para tarefas de gerenciamento nessas empresas. Como por exemplo:

  • Controle de estoque
  • Realização de inventário
  • Divulgação- já é possível encontrar cartões de visitas contendo esse tipo de código como maneira de apresentar informações sobre a empresa de forma condensada.

Uma das vantagens mais interessantes desse tipo de código é a possibilidade de leitura mesmo que o código esteja parcialmente danificado.

Por exemplo: se por algum motivo a etiqueta contendo o código rasgar um pouco, ainda assim será possível realizar a leitura. Isso ocorre devido às informações armazenadas no código voltadas à correção de erros.

É graças a essas informações de correção de erros que é possível também realizar a leitura do QR despreocupadamente. Não há a necessidade de perder tempo em focar ou achar o ângulo certo para a câmera do celular realizar a leitura.

Marketing empresarial com QR code

Recentemente, as empresas que usam esse tipo de código têm adotado ele para estratégias de marketing para a sua marca. O mais interessante disso é a possibilidade de estabelecer um bom relacionamento entre seu negócio físico e sua versão no âmbito virtual.

Basta realizar a divulgação do código! Pode ser por folheto, cartão ou simplesmente uma impressão deste código em uma parede da sala de visitas.

O seu QR code pode conter o endereço eletrônico do seu site, ou a página oficial do seu negócio no ou outras redes sociais, as possibilidades são muitas!

Claro, o celular do cliente precisa ter acesso à (você pode fornecer wi-fi no seu estabelecimento) e ter algum aplicativo de celular que traduza o código visual.

Como usar o QR code na sua empresa

O uso de código bidimensional não é novo, apesar de cair no gosto dos grandes empresários apenas nos últimos anos. É muito interessante notar como apenas um código visual, que não é lá tão agradável ao olhar, ter tantas possibilidades de uso!

Mas, não esqueça: seja qual for o propósito de uso que pretende dar ao QR code, é muito importante mensurar os resultados! Ver se a estratégia está ou não rendendo resultado!

Se você pretende investir nos QR codes, existem muitos softwares, aplicativos e ferramentas que fornecem esse tipo de serviço. Elas criam o código e inserem as informações que você quer que ele contenha.

Algumas dessas ferramentas são até mesmo especializadas em cada caso. Por exemplo, você deseja inserir o seu Facebook? Existem aplicações voltadas especialmente para isso!

Mas, se você deseja usar o código bidimensional para identificação de produtos, vale investir em softwares de geração de códigos deste tipo ou contratar alguém que faça isso para você. Dessa forma você poderá adquirir e usar em grande escala!

Você pode optar também por utilizar sites especializados nessa tarefa, cabe apenas a você a escolha de qual opção mais lhe convém.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasil goleia Uruguai por 5 a 1 e garante vaga na final da Copa América e Olimpíadas 2028

Grêmio vence o Fortaleza com 2 gols e reage no Brasileirão

Tsunami atinge Rússia após terremoto e alertas chegam ao Japão, EUA, Chile e Equador

MC Livinho sofre acidente de moto, perfura pulmão e é internado em UTI em São Paulo

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Botafogo abre vantagem sobre o Red Bull Bragantino com vitória de 2 a 0

Últimas Notícias

Política

Pressão dos EUA sobre petróleo russo domina agenda com senadores brasileiros

Do MS, Nelsinho Trad e Tereza Cristina destacam engajamento bipartidário e avanço técnico nas negociações em Washington

Polícia

Atentado a tiros na fronteira tinha brasileiro como alvo

Pistoleiros se passaram por agentes da polícia paraguaia

Polícia

‘Ele é quem sofria agressões’: mulher é indiciada por falsa denúncia de violência doméstica

Relacionamento teria terminado porque mulher traía companheiro na casa da família, quando ele e a filha do casal estavam ausentes

Cotidiano

Mega-Sena acumula e duas apostas de MS levam R$ 67 mil da quina

Prêmio estimado para próximo sorteio é de R$ 76 mil