Há quem faça tatuagens pelo simples motivo de curtir desenhar pelo corpo. Mas para muitas pessoas, cada figura ou frase tatuadas na pele precisam fazer sentido e ter significados especiais. E neste quesito, o que não falta é inspiração e criatividade.
O MidiaMAIS preparou uma lista com tatuagens inspiradoras, de pessoas que resolveram eternizar as suas paixões na pele. Confira:
1.Manoel de Barros
“Quando eu crescer, eu vou ficar criança”. Com esta frase do poeta Manoel de Barros, a jornalista Paula Maciulevicius, 27 anos, tatuou a perna direita. “Sempre gostei de Manoel de Barros e de ser criança, acho que assim a vida fica mais colorida. Então, a bonequinha da tatuagem sou eu”, explica.
2.Senhor dos Anéis
O arquiteto Daniel Reina, 25 anos, tem duas tatuagens no corpo referentes à trilogia Senhor dos Anéis. No braço, ele tatuou a escrita do Anel, e na perna a árvore de Gondor, que uma importante localidade da história. Em 2012, após ler os três livros, ele decidiu fazer os desenho.
“A história teve muito impacto em minha vida e já fazia um tempo que eu queria fazer uma tatuagem. Então, uma coisa levou a outra”, conta.
3.Viagem
Na costela esquerda, a matemática Daniele Nantes, 32 anos, tatuou o mapa da América do Sul e o Reino Unido. “São as minhas viagens. Ela vai ser uma “colagem” dos países que vou, não necessariamente na ordem correta dos mapas”, conta.
4. À amiga
Entre as seis tatuagens que a gestora Fernanda Oliveira, 38 anos, tem pelo corpo, uma delas foi feita em homenagem a uma amiga que faleceu e é cheia de significados. Pouco acima do pulso, ela fez um coração com a frase “se faz sentir faz sentido”. “A Tati me ensinou que viver é sentir, seja amor, dor, felicidade, medo… Que qualquer sentimento faz sentido”, explica.
5. Dança
Apaixonada por dança desde pequena, a professora de artes Flávia Laís Alarcon, 29 anos, tem uma bailarina tatuada nas costas. “Na infância, fiz ginástica rítmica. E professora do balé vivia me paquerando, mas eu dizia que não gostava. Na verdade era porque eu sabia que aquilo era fora da minha realidade financeira. Então sofria menos ‘não gostando’. Quando fiz 15 anos, ganhei de presente uma bolsa pra estudar ballet. Nunca mais parei, ajudava como assistente nas outras aulas e quando vi, isso tinha mudado minha vida e minha carreira”, conta.
6. Música
Se a música é o que move a vida do cantor, compositor e instrumentista Douglas Rodrigues, 34 anos, o violão tatuado no ante-braço deixa claro a paixão do artista. A frase no braço do instrumento também é cheia de sentido para ele. “Representa meu trabalho, minha trajetória na música, meu sonho. Graças a ele, hoje sobrevivo da minha arte”, diz.
7. Família
De origem havaiana, a palavra “Ohana” significa família. E para homenagear inclusive as famílias agregadas no meio do caminho, a assistente Amanda Morales, 19 anos, tatuou a expressão no braço, junto com a mãe.
“Não tem a ver só com família de sangue, mas todas aquelas pessoas que encontramos em nossa vida que são por nós, como uma real família”, conta.
8. Carta da avó
“Da sua avó Ester que te ama muito beijos…”. Essa foi a assinatura no final da última carta que Lidiane Ricci, 24 anos, recebeu da avó antes de ela falecer. Os dizeres foram tatuados nas costas da jovem, com a mesma grafia da avó.