Campo-grandense conta experiência de ter feriado exclusivo para a família

Há dois anos  morando no , a campo-grandense Dhara Scaffi Duchêne, 33 anos, conta sobre a experiência inusitada que vive em outra cultura. Enquanto aqui no Brasil enterram-se os ossos após os dias de folia do Carnaval, lá ela desfruta de um feriado exclusivamente voltado à família, com programação especial nos parques e participação  intensa de toda a população.

“Enquanto no Brasil é Carnaval, aqui a gente trabalha mesmo. Aí na semana seguinte tem o ‘Dia da Família'. O feriado foi na segunda-feira (19), mas as crianças não tiveram aula durante toda esta semana”, conta Dhara.

Por lá, diversas províncias tiveram festivais com programação especial para as famílias. Durante esta semana, Dhara foi com o marido, Antoine, e os dois filhos, Eric e Rosana, para Winnipeg, onde teve uma programação intensa com atividades e atrações culturais.

O festival foi em uma praça ao ar livre e, por causa do frio, a estrutura montada contou com várias tendas. Na programação teve patinação no gelo, concurso de esculturas na nave, shows, comidas.

“Tirei dois dias de folga pra poder  vir pra cá, as crianças amaram. Ter um festival desses, é bem legal pra todo mundo”, comenta a campo-grandense.

Sobre o tempo de descanso e os dias aproveitados com a família, Dhara ressalta a importância à família. “É bom ter um feriado pra descansar, né? E ter um feriado com atividades pra família já planejadas facilita. E quando se vê que o governo pensa em dar à população tempo livre para família, da uma sensação de amparo, de segurança. E num país tão multicultural como o Canadá, com tantas religiões e culturas diferentes, a única coisa que todos têm em comum é a família, né?”, pontua.