Em uma luta de 15 anos contra o peso, o assessor parlamentar Jorge Mattoso, de 39 anos, percebeu que precisava tomar uma decisão drástica quando foi diagnosticado com hipertensão e diabetes tipo 2. Hoje, depois de ter emagrecido 70 kg e estar irreconhecível, ele se prepara para correr a São Silvestre.

Com 70 kg a menos, Jorge deixou a obesidade e se prepara para a São Silvestre
O “antes e depois” de Jorge. | Foto: acervo pessoal

Jorge sempre teve problemas com peso e com tratamentos, dieta e exercícios, conseguiu chegar aos 87 kg, mas quando interrompeu as medicações voltou a engordar. Quando procurou seu endocrinologista novamente para outro tratamento, ficou sabendo que sua condição de saúde não permitia que ele  recebesse os mesmos medicamentos novamente.

“Entrei em depressão. Fiquei muito desanimado. Porque fazia dieta, frequentava academia, mas não emagrecia”, conta Jorge. Foi então que ele procurou uma psicóloga e pegou firme nos exercícios. De 144 kg, conseguiu chegar aos 128, o que para ele não era suficiente. Os problemas de saúde continuavam.

Ele foi aconselhado a realizar uma cirurgia bariátrica e procurou um plano de saúde, mas  a carência de 2 anos o impediu de passar pelo procedimento naquele momento. “Fiquei orando, rezando. Eu tinha diabetes, tomava remédios fortes”, relembra.

Jorge conta que o que o salvou foi um emprego. “Comecei a trabalhar como assessor parlamentar na Câmara de Vereadores e fiquei sabendo que eu poderia fazer a cirurgia pelo IMPCG”, conta. Era seu sonho, pois a bariátrica seria a única alternativa para conseguir reaver a saúde perdida.

Além de exames necessários, ele acompanhou vários grupos de pessoas que realizaram a cirurgia e continuou com o tratamento psicológico. O procedimento foi realizado em outubro de 2017.

“Fiz tudo certinho”, explica ele sobre os cuidados do pós-operatório. “Com 3 meses fiz exames e veio o resultado. Descobri que não tinha mais diabetes e pressão alta”, diz animado. Ele não precisava mais tomar medicamentos.

Em seguida, voltou às atividades na academia e pode se dedicar às corridas, um esporte que sempre teve paixão. “Sempre corri. Participe de corridas de 5, 10 e 15 quilômetros. Mas meu tempo não era bom, ficava muito ofegante, por causa do peso”, detalha.

Atualmente ele se exercita na esteira, quando está na academia, e corre aos finais de semana no Parque das Nações Indígenas para se preparar para a São Silvestre.  “É meu sonho. Sempre acompanhei pela TV”, afirma ele que já fez a inscrição para a prova e já comprou as passagens.

Com 70 kg a menos, Jorge deixou a obesidade e se prepara para a São Silvestre
Amante das corridas, Jorge já participou de diversas provas. | Foto: acervo pessoal

Atualmente Jorge diz ter outra vida, ser uma pessoa diferente. “Minha vida mudou. Cada vez tenho mais energia e me dedico mais aos esportes. A cada dia estou gostando mais de mim. Tenho autoestima, vontade de viver, de estar com as pessoas. Troquei os remédios pelas vitaminas e proteínas”, revela ele, que continua tratamento com nutricionista e segue todos os passos do acompanhamento que deve levar ainda 2 anos.

De todo o processo, Jorge conta os três primeiros meses foram os mais difíceis, devido à dieta restrita que não somente limitava os alimentos, mas também ditava a textura de suas refeições. “Tinha fase líquida, a fase pastosa e depois voltei a comer normalmente. A gente volta a ser um bebê. Mas eu orava, pedia a Deus e pensava ‘se já passei por isso quando era criança, consigo agora também’”.

Além de sua força de vontade, outros dois fatores foram fundamentais: o acompanhamento psicológico e o apoio da família. “Minha esposa e meu filhos me apoiaram, foram companheiros”, relembra.

A mudança em sua vida foi tamanha, que Jorge se tornou um incentivador. “Procuro estimular ao máximo as pessoas que tem condições e plano de saúde. Porque eu ganhei qualidade de vida”, enfatiza.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.
Siga a gente no Instagram – @midia_mais_