“Gostamos de São Paulo, mas cansamos da rotina, vivíamos para trabalhar. Morei lá por mais de 40 anos e não conheço nem metade da cidade, porque não dá tempo”. O desabafo é do ex-taxista José Nogueira Porto, 59 anos. Em setembro de 2017, ele e a esposa, a secretária executiva Luciane Pinheiro Porto, 45 anos, fizeram as malas e se mudaram para o interior de Mato Grosso do Sul em busca de qualidade de vida.

O sonho de ter uma rotina mais pacata veio à tona quando a Uber ganhou força na capital paulista. Na época, Nogueira dirigia um táxi há 12 anos e desanimou ao perceber que a clientela reduzia a cada dia. “Ele veio conversar comigo sobre mudarmos e topei na hora. Tínhamos três opções e uma delas era Jardim, que conhecemos quando viemos pra cá no casamento de uma prima minha”, conta Lu.

Cansado da rotina em SP, casal larga tudo e abre pousada em Guia Lopes
Quintal da casa antes da reforma | Foto: arquivo pessoal

Com o destino escolhido, Nogueira depositou o táxi, uma chácara que tinham lá e veio para Mato Grosso do Sul em busca de uma casa. Mas em Jardim foi bem difícil encontrar um imóvel do jeitinho que ele queria. E sem muita pretensão, um corretor sugeriu de ver também em Guia Lopes, já que as duas cidades são praticamente grudadas.

E foi exatamente lá, onde eles nem imaginavam recomeçar a vida, que Nogueira encontrou o futuro lar dos dois. Era uma casa bastante judiada pelo tempo e com o quintal tomado por mato, árvores e coqueiros. Mas nada que uma boa reforma não resolvesse.

Em cinco meses, Nogueira tocou a obra na casa nova. Enquanto isso, Lu continuou em São Paulo, onde trabalhava no escritório do fotógrafo Klaus Mitteldorf. A distância, os dois entravam em consenso em cada detalhe da reforma. “Ele me mandava vídeos, fotos o tempo todo, para me mostrar tudo o que estava se

ndo feito”, lembra Lu.

E o resultado foi realmente incrível. O matagal deu espaço a um quintal bem amplo com grama, decoração, piscina, área de churrasqueira.

Pousada

Cansado da rotina em SP, casal larga tudo e abre pousada em Guia Lopes

Mas para um casal festeiro como Lu e Nogueira, a pequena cidade de Guia Lopes começou a ser pacata demais. E com muita criatividade, eles deram um jeito de transformar a casa deles em um lugar perfeito para receber as pessoas e ainda ganhar dinheiro com isso.

Com um quintal que sobrava espaço, foi fácil levantar quatro quartos, com opções para casal e solteiros, e mobiliá-los para receber hóspedes. E assim, o novo lar de Nogueira e Lu se transformou em uma singela pousada, porém, muito aconchegante e acolhedora.

No último final de semana, o casal inaugurou a pousada Donna Lu, em , com direito a churrasco, cerveja, música e muita simpatia. “Queremos proporcionar um clima familiar e que todos que se hospedem aqui se sintam em casa mesmo”, ressalta Nogueira, que sempre tem um sorriso aberto e convidativo para um bom papo e boas histórias.

A pousada também oferece café da manhã e quem prepara é a própria Lu, que não economiza nos detalhes e no capricho.

Vale lembrar que Guia Lopes da Laguna fica a 231 quilômetros de Campo Grande, 66 quilômetros de Bonito e 5 quilômetros de Jardim.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ver no MidiaMAIS?
Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.

E SIGA a gente no INSTAGRAM @midia_mais_