Pular para o conteúdo
Comportamento

Lixo: 5 maneiras de diminuí-lo com sustentabilidade

Poluir menos é bem mais fácil do que parece. Pode não parecer grande coisa, mas pequenas mudanças nos hábitos diários podem levar a uma grande diminuição na quantidade de lixo produzido e na poluição. No dia mundial do meio ambiente, é importante se atentar para a reciclagem e sustentabilidade.
Arquivo -

Poluir menos é bem mais fácil do que parece. Pode não ser grande coisa, mas pequenas mudanças nos hábitos diários podem levar a uma diminuição considerável na quantidade de lixo produzido e na . No Dia Mundial do , assim como em todos os outros, é importante se atentar para a e sustentabilidade.

Os lixos, inofensivos no dia a dia, causam impacto numeroso na natureza. Em 2015, mais de 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos foram produzidos, segundo levantamento feito pela Abrelpe (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).

Cada brasileiro produz 387 quilos de lixo por ano, quantidade próxima a países como Japão, Hungria, Croácia e Coréia do Sul. Entretanto, quando o assunto é o tratamento desse lixo, o Brasil se aproxima de países do continente africano.

Dê uma olhada nas 5 sugestões fáceis para tornar o mundo mais verde e sustentável:

1. Lixo eletrônico

Lixo: 5 maneiras de diminuí-lo com sustentabilidade

A produção de lixo eletrônico é uma das mais difíceis de controlar já que os aparelhos são parte imprescindível da vida moderna. Apesar dessa necessidade indiscutível, há a possibilidade de minimizar as consequências das compras. A garantia do produto é um dos principais pontos a serem levados em conta.

Quanto menor a garantia, mais alta é a chance do descarte do aparelho ser feito mais tarde. Uma peça que poderia ser facilmente trocada, sem a assistência devida, torna a vida útil do aparelho menor. O segredo é comprar aparelhos cujas peças possam ser facilmente trocadas caso sejam danificadas.

2. Copos e garrafas

Lixo: 5 maneiras de diminuí-lo com sustentabilidade

Copos e garrafas reutilizáveis são uma ótima alternativa para contribuir com a reciclagem. Já parou para pensar quantos copos você usa em um dia? Ou em uma semana? Infelizmente, é um hábito ainda forte no Brasil utilizar copos plásticos na maioria das ocasiões, de happy hour no trabalho ao cafézinho na faculdade.

E eles são um dos principais resíduos sólidos que compõem a poluição ambiental. Apesar de parecerem inofensivos, o plástico é um dos materiais que mais demora para se decompor na natureza, em torno de 450 anos. Uma ótima saída é adotar uma garrafa ou caneca no dia a dia.

3. Canudos

Lixo: 5 maneiras de diminuí-lo com sustentabilidade

Canudos, além de poluírem o ambiente por serem, a maioria, feitos de plástico, são um problema que atinge diretamente os animais marinhos. Não utilizar canudos ou usar um canudo metálico reutilizável, é uma ótima opção para diminuir a quantidade de lixo e a poluição marítima. Se você tem o hábito de usar um canudo diferente para tudo que bebe, veja o vídeo abaixo sobre as consequências e repense:

4. Sacolas Plásticas

Lixo: 5 maneiras de diminuí-lo com sustentabilidadeSacolas também causam a mesma degradação no meio ambiente. Além de serem feitas de plástico, as sacolas também acabam levando baleias e golfinhos à morte por sufocamento. O descarte incorreto das sacolinhas plásticas também é perceptível quando as enchentes atingem as cidades.

As sacolas contribuem com o entupimento de bueiros, que dificultam o escoamento de água, provocando as enchentes. Uma ótima alternativa é investir em uma sacola reutilizável antes de ir às compras e diminuir a poluição.

5. Embalagens

Lixo: 5 maneiras de diminuí-lo com sustentabilidade

Embalagens também são um problema que pode ser facilmente solucionado se dermos mais atenção ao planejamento antes de ir ao mercado. Escolher produtos orgânicos e frescos é uma ótima saída para ter menos embalagens plásticas no meio das compras.

Todos alimentos industrializados vem embalagens plásticas e isso é inevitável. Mas que tal ao invés de comprar uma lata de milho, ir à uma feira e escolher uma espiga fresquinha? Bem mais saboroso e ecológico.

Partindo do princípio que a demanda é feita pelo consumidor, não opte por alimentos embalados. Quanto mais as pessoas compram, pedem e aceitam, mais o feirante segue com a prática de colocar plástico em volta de tudo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira