Projeto de lei pode acabar com uso de gorduras trans em alimentos

Projeto foi aprovado em comissão no Senado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Projeto foi aprovado em comissão no Senado

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal aprovou na última quarta-feira (26) um  projeto de lei que proíbe o uso de gorduras vegetais hidrogenadas, as chamadas gorduras trans, na produção de alimentos.

As gorduras trans são produzidas artificialmente e buscam aumentar o sabor e o tempo de conservação das comidas industrializadas, como margarina, macarrão, instantâneo, biscoitos e pratos congelados.

De acordo com o relator da proposta, senador Eduardo Amorim (PSDB), a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a eliminação dos ácidos graxos trans industrializados.

Segundo a Anisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), esses ácidos podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares. O projeto estabelece que outras gorduras poderão ser utilizadas na produção alimentícia, em substituição às trans.

O projeto de lei é de autoria da senadora Marta Suplicy (PMDB), e se não houverem recursos deve seguir direto para votação na Câmara dos Deputados. As informações são da Agência Senado.

(com supervisão de Evelin Cáceres)

Conteúdos relacionados

onlyfans
senhas Bioparque Pantanal