Bolo tem cerca de 1,1 tonelada

Tudo começou há 28 anos, com uma senhora que fez um bolo em agradecimento a Santo Antônio e acabou virando tradição. As alianças foram incluídas com os anos que se passaram. A quantidade de bolo aumentou de 1 tonelada, para 1 tonelada e 100 kg de bolo, assim a organização espera servir 8 mil pedaços de bolo, mil a mais que em 2016.

Segundo o empresário Narbor Marques, responsável pela produção do bolo e devoto de Santo Antônio, foram utilizados 3 mil ovos, 120 kg de farinha de trigo, 120 kg de açúcar, 300 kg de recheio sabor leite condensado, 100 litros de calda, 200 litros de chantilly, 7 metros de papel de arroz para decoração, 30 kg de geléia para brilho e 50 metros de papel plissado.

O resultado é um mega bolo de 21 metros de comprimento com 1,20 metros de largura. “Todo o material foi comprado pela igreja e meu trabalho, junto com o da minha equipe, foi uma doação. Começamos na terça e levou 5 dias de serviço e além da equipe, foram 20 voluntários da Igreja”, conta Nabor.

Uma das voluntárias, Janete Sinzado Vital, de 62 anos, conta que a festa acontece há 28 anos, mas se tornou voluntária há um ano e presta o serviço com a alegria estampada no rosto. “No ano passado foram 7 mil. Com o aumento do bolo, esperamos atender 8 mil pessoas este ano”, declara Janete.

Igreja vai servir 8 mil pedaços do bolo de Santo Antônio e mil alianças

Segundo Nabor e Janete, permanecem as 1000 alianças espalhadas pelo bolo e 1 par em ouro, unidos por um laço. “Quem encontrar, vai encontrar elas amarradinhas”, explica Janete, que explica que nem sempre as pessoas comem o bolo no local. “Tem gente que leva o bolo e só descobre que encontrou as alianças em casa”, adiciona Nabor.