Falar que chega logo, mas nem saiu: mentirinhas podem te prejudicar
Veja quais são as mentiras mais comuns
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Veja quais são as mentiras mais comuns
Quem nunca contou umas mentirinhas clichês que atire a primeira pedra! Sim, inventar pequenas desculpas faz parte do hábito de boa parte das pessoas. Isso pode até ser visto como normal para muitos, mas conta mentiras com frequência pode atrapalhar a própria pessoa e a confiança que os outros têm nela.
“Se você não está bem e resolve responder a pergunta ‘como vai você?’ com um raso ‘estou bem’, talvez esteja apenas usando as mentirinhas como uma auto preservação, então é aceitável, mas não comparecer a um compromisso firmado sem uma justificativa, por exemplo, já passa a ser um erro grave”, explica a especialista em desenvolvimento pessoal Taty Nascimento. Mas falar uma mentira aqui e outra ali pode ser um grande problema.
Top 5: Mentiras mais comuns
A especialista listou quais são as cinco desculpas mais comuns usadas pelas pessoas. Você provavelmente vai se identificar com alguma delas (ou todas, vai saber…), ou porque já falou ou porque ouviu de alguém.
1. “Chego em 5 minutos” – E na verdade, você nem saiu de casa, né amiga?
2. “O despertador não tocou” – Ou você está atrasada porque apertou o soneca mais de 10 vezes?
3. “Eu vou! Pode contar comigo” – Porém no dia você não aparece e nem dá sequer uma justifica;
4. “Eu estava só brincando” – É clássico dizer isso após falar intencionalmente algo que sabe que vai ferir outra pessoa;
5. “Não tem nada a ver com você. O problema é comigo” – Tem forma pior que essa de terminar um relacionamento? A realidade é que quem usa essa desculpa geralmente não tem coragem de dar um feedback sincero.
“Há pessoas que usam estas pequenas inverdade com tanta constância que é impossível confiar nelas. Este mau hábito interfere inclusive na forma com que as outras pessoas responderão aos estímulos que os mentirosos de plantão oferecem”, fala Taty.
Como exemplo, ela cita que se você entra no ciclo vicioso de marcar compromissos sabendo que não chegará a tempo, perderá a credibilidade e quando resolver parar de inventar desculpas, pode ser tarde demais.
Saudável ou perigoso?
Uma dúvida comum é saber como identificar até que ponto isso é saudável e quando passa a ser um problema. A especialista diz que o parâmetro sempre deve ser a outra pessoa envolvida, pergunte a si mesmo se essas pequenas mentiras podem interferir na vida de quem está se relacionando com você.
Solução para as mentiras
O grande segredo é abusar da honestidade , com você e com o outro .
– Seja honesto consigo mesmo: “Muitas destas pequenas mentiras são antecedidas pela falta de organização e de planejamento de rotina , fazendo com que você sempre invente uma história para amenizar a loucura que é a sua agenda. Admita isso e melhore a sua organização”, alerta Taty.
– Seja honesto com o outro: outra indicação da especialista é que você estabeleça prazos e só assuma compromissos que consiga cumprir.
E para finalizar, Taty lembra que é sempre preciso ter bom senso. “Não vale usar esse pretexto de ‘eu não conto mentirinhas’ para sair vomitando o que pensa do outros sem nenhum filtro, é preciso ter bom senso”.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista cai em buraco obra não sinalizada em Dourados e fica gravemente ferido
Vítima foi atendida por equipes do Corpo de Bombeiros e Samu
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.