Chave para o sucesso é planejamento

O sonho da casa própria, emprego fixo, carro zero e viagens pelo mundo todo até chegar aos 30 anos é comum, mas quantos conseguem realmente atingí-lo? De acordo com uma pesquisa divulgada pelo jornal Valor Econômico, o número de brasileiros que sentem que alcançaram esse alto padrão de vida aos 30 anos é bem baixo.

Nada mais, nada menos que 85% dos entrevistados disseram estar decepcionados com o estado atual de sua vida ao chegarem aos 30 anos. A pesquisa foi realizada pela Giacometti Comunicações e pela agência de pesquisas Pesquiseria.

Para isso, foram ouvidos cerca de mil homens e mulheres que recém fizeram 30 anos em 2016. Todos eram pertencentes das classes A, B e C, com renda superior a R$ 1,7 mil e moradores das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre.

Além da crise, que promove o desemprego e dificulta o sucesso profissional, os pesquisadores acreditam que existem três fatores estruturais da sociedade que incentivam os “trintões” a se sentirem infelizes com a vida.

Esses três fatores são interligados: a) falta de incentivo à inteligência emocional e autorreflexão; b) ausência da família em ajudar o jovem a se autoconhecer; c) ausência do Estado, que não oferece polícias educacionais que incentivem à reflexão e à crítica.Brasileiro chega aos 30 insatisfeito e sem planejamento, diz pesquisa

O resultado disso é que 64% dos entrevistados disseram que vivem de acordo com as circunstâncias da vida, tendo escolhido suas profissões por influência dos pais ou por terem começado na área desde cedo. 

A insatisfação na vida profissional acompanha a insatisfação com a vida pessoal, ainda segundo a pesquisa. Boa parte dos entrevistados disseram que se preocupam com os dois aspectos.

Como alcançar o sucesso?

Para reverter esse quadro de decepção aos 30, os 15% que disseram estar satisfeito com a vida que alcançaram dizem que o segredo do sucesso está no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

E para encontrar esse equilíbrio, a principal chave é o planejamento. Segundo os participantes da pesquisa, dar um tempo para os pensamentos, olhar erros e acertos do passado, ajudam a “mapear” um futuro próximo e trilhar um caminho de sucesso.

Para esses bem-sucedidos, é importante também não se cobrar tanto do sucesso logo cedo, e nem deixar que a culpa por ainda não ter alcançado o sonho da estabilidade te consuma e atrapalhe no seu desenvolvimento.

(com supervisão de Evelin Cáceres)