Pular para o conteúdo
Comportamento

ONG internacional trabalha durante Olimpíadas para salvar mais de 100 gatos no Rio

Animais estão no Maracanã e 40 já foram salvos
Arquivo -

Animais estão no Maracanã e 40 já foram salvos

Quem está envolvido com os do Rio 2016 pode não saber, mas entre os corredores do Maracanã vivem mais de 100 gatos abandonados. Pensando nesse cenário, a ONG internacional WAP (World Animal Protection) trabalha com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para realizar um manejo humanitário dos animais afetados pelo megaevento.

Animais fracos e feridos estão sendo resgatados, totalizando 40 felinos até o momento. “Eu estou muito feliz, agradeço muito à ONG por ter olhado para os gatos do Maracanã. São as primeiras pessoas que estão olhando”, diz a protetora animal Natalia Kingsbury, que já trabalha com a colônia felina do estádio há 20 anos. 

Todos os animais estão sendo levados a clínicas veterinárias parceiras para serem castrados ou esterilizados, vacinados, vermifugados e transferidos para um abrigo temporário, construído especialmente para a Rio 2016. “Estamos trabalhando incessantemente para manter os animais seguros durante os Jogos, mas nossa maior esperança é que cada um deles possa encontrar uma família amorosa e responsável”, comenta Rosangela Ribeiro, gerente de programas veterinários da World Animal Protection.

A ONG está organizando uma série de feiras de adoção para cães e gatos resgatados próximos às instalações olímpicas, em parceria com a Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais. Segundo dados da WAP, um dos resgates mais emocionantes da operação foi de um gato macho e amarelo, ainda sem nome. Com um ferimento grave em uma das patas dianteiras, o animal é conhecido de Natalia, que já tentou capturá-lo diversas vezes. “Toda vez que eu trazia o equipamento, ele desaparecia”, conta ela.

Nesta quinta-feira (4), ela acompanhou uma das equipes de resgate no Maracanã e conseguiram fazer com que o felino entrasse na armadilha. “Ele veio andando lá de trás, com dificuldade. Mas ele estava com muita fome, acabou caindo na armadilha”, lembra ela. O gato foi levado para uma clínica parceira, onde teve a sua pata devidamente tratada. Os veterinários acreditam que a ferida seja resultado de brigas com outros gatos e que tenha infeccionado com o tempo. “É provável que a patinha dele não precise ser amputada e que ele consiga andar de novo”, comemorou Rosangela.

Abandono

O medo dos protetores que estão colaborando com a ONG é que o Maracanã volte a ser foco de abandonos após o fim dos jogos. “As pessoas nunca devem abandonar os seus animais. Especialmente no Maracanã, onde são sediados grandes eventos e existe uma grande concentração de pessoas. Os animais acabam feridos. Eles são completamente vulneráveis e dependem da ajuda humana. Abandoná-los é cruel e os submete à fome, doenças, maus-tratos e atropelamentos”, explica a gerente de programas veterinários da ONG.

Por isso, a World Animal Protection e o Comitê Organizador criaram uma campanha de conscientização sobre a guarda responsável de animais. A ação vem sendo desenvolvida especialmente entre a população que vive na área do Maracanã e em outras comunidades do .

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Grêmio e Sport empatam no fechamento da 10ª rodada do BR Feminino

Duplo feminicídio: ex-moradora de MS e tia são mortas por homem que não aceitava fim de relacionamento

Santos só empata com Ceará no Allianz Parque e continua na zona de rebaixamento do Brasileirão

Rompimento em adutora deixa metade de Dourados sem abastecimento de água

Notícias mais lidas agora

Juiz diz que há indícios de corrupção em contrato de R$ 59 milhões com empresa do Sigo

ataque onça pantanal

Laudo confirma morte de ‘Jorginho’ por ataque de onça; cabeça e pescoço foram as regiões atingidas

fiscal oitiva frota ônibus

Frota sucateada e superlotação: Consórcio Guaicurus tem apenas um ônibus para cada 7,6 mil passageiros

VÍDEO: motoentregador é arremessado em grave acidente na Marechal Deodoro

Últimas Notícias

Brasil

Enem 2025: saiba critérios para pedir isenção da taxa de inscrição

Inep também disponibilizou os resultados referentes às justificativas dos candidatos da edição de 2024

Polícia

Familiares continuam nas buscas pelo seu Heitor que desapareceu em Ribas do Rio Pardo

Foi até a um assentamento que fica nas proximidades da empresa Suzano em Ribas

Brasil

Moraes determina apreensão do passaporte diplomático de Collor

No mês passado, Moraes determinou a prisão do ex-presidente para dar início ao cumprimento da pena

Emprego e Concurso

Comarca de Água Clara abre inscrições para processo seletivo de estágio em Direito

Poderão participar do processo seletivo os estudantes regularmente matriculados em Instituições de Ensino Públicas