Usuários apostam na volta do app e ignoram alternativos

No Brasil, o aplicativo ‘WhatsApp' é mais que um comunicador instantâneo. É praticamente o enredo de uma novela melodramática, cheia de altos e baixos e, claro, vilões. É que pela terceira vez, o aplicativo de smartphones, que pertence ao Facebook, foi bloqueado no país por ordem judicial. A partir disso, claro, usuários não escondem a insatisfação e reclamam das alternativas que terão que optar para restabelecer comunicação.

Pelo centro de , não foi nem um pouco difícil encontrar quem condenasse a decisão judicial. E muito embora a opção mais prática para contornar o bloqueio seja a instalação do aplicativo Telegram, que tem função bastante similar a do WhatsApp, pessoas preferem retomar à antiga moda dos torpedos – as SMS.

“Esse aplicativo pra mim é uma conquista, porque é um modo de se comunicar de graça e é acessível a todos. Por isso que acho o cúmulo ficar sem WhatsApp. Agora vou ter que passar as coisa por torpedo, mesmo”, relatou Lucio Archondo, 37, montador. 

A estudante Milena Felix, 18, ainda não sabe que alternativa vai tomar, mas não esconde a insatisfação com a dificuldade que terá de conversar com os amigos e o namorado. “Francamente, esse WhatsApp vive bloqueado. Deve ser porque é de graça. Esse bloqueio não vai resolver, porque rapidinho eles conseguem desbloquear”, opina.

A vendedora Ana Paula Jara Palma, 30, foi uma das entrevistadas que afirmou estar domando a ansiedade. “Não vou me desesperar dessa vez, cansei disso. Nem vou baixar outro aplicativo, como o Telegram. Vou aproveitar para fazer outra coisa, como ler um livro. Até porque em no máximo em 48 vai tá liberado mesmo”, considera.

De fato, como esta é a terceira vez que o aplicativo pausa as atividades devido a ordem judicial, os usuários já entendem que muito em breve a empresa poderá conseguir uma liminar que suspenda a determinação da juíza Daniella Barbosa Assumpção de Souza, da 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Só que, desta vez, a ordem de suspensão não tem prazo estabelecido.

De acordo com a Justiça, o bloqueio foi imposto porque o WhatsApp teria descumprido decisão judicial de interceptar mensagens trocadas pelo aplicativo de troca de mensagens em uma investigação criminal, assim como nas outras vezes. E muito embora haja outros aplicativos e até a possibilidade de burlar o servidor das operadoras, para quem gosta mesmo do WhatsApp só resta, mesmo, esperar.