Saiba mais sobre a data

Em meio às pautas cotidianas e na correria da reportagem feita na rua, os ipês floridos que batizam o concreto campo-grandense com pequenas flores, são um verdadeiro presente para quem mora por aqui. Nesta quarta-feira (21), é comemorado o Dia Mundial da Árvore. A data (que divide as honras com o Dia Internacional da Paz, comemorado hoje também) busca conscientizar para a preservação da natureza, e quer também mudar a nossa concepção de meio ambiente, trazendo valorização. 

A professora Selma Borges, 49 anos, entende dessa valorização e aproveitou para levar a filha Jade Motta, de 7 anos, para brincar em meio às flores do ipê, registradas pelas lentes do nosso fotojornalista Cleber Gellio. “Eu fui levar minha filha mais velha para participar de uma reunião, estava no carro esperando e me deparei a beleza. Levei então Jade para contemplar a natureza. O ipê estava muito bonito. Temos que mostrar para as crianças a importância de apreciar e respeitar as árvores”, relembra. 

Ela acredita que Campo Grande é uma cidade muito arborizada. “Adoro a avenida Ricardo Brandão, tem um trecho ali muito bonito, cheio de árvores”, analisa Selma. Além disso, a professora diz que sua filha Jade participa de projetos ligados à natureza, e já plantou sua própria árvore. “Nós que moramos em campo grande somos pessoas privilegiadas”, enfatiza. 

Data comemorativa

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.

Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira. Sem falar na matéria-prima que permeia a vida dos seres humanos: a madeira. Campo Grande, considerada a “Capital dos Ipês”, aglutina diversas árvores com flores rosas, amarelas e brancas, que embelezam nossa rotina todos os dias.