Morar sozinho exige planejamento para evitar desperdícios

É realmente muito empolgante, quando você decide ir morar sozinho, encher a geladeira e o armário de tudo que você ama comer. Mas uma coisa que quase ninguém fala para os solteiros é que: comida estraga e você consome muito mais devagar do que prepara/compra. Além disso, existe a questão de que comer em casa por vezes é uma opção muito mais barata e que garante economia na hora de pagar as contas. 

Sendo assim, como fazer para que a comida não estrague na geladeira, fazendo você desperdiçar e ao mesmo tempo não economizar? Algumas dicas de mais um Manual dos Solteiros, do MidiaMAIS, podem te ajudar. Para entender um pouco de economia doméstica, consultamos a especialista no assunto Fernanda Ferraz Alencar. “O planejamento da comida deve começar antes mesmo de você sair de casa. Primeira grande dica: não vá ao supermercado com fome. Isso só fará com que você compre mais do que precisa”, indica a profissional. 

 

Cozinhar morando sozinho pode ser um prazer mas também um pesadelo / Fotos: Shutterstock/Divulgação

 

Se você está com dificuldades de manter seu orçamento em ordem, uma sugestão bacana é separar uma verba semanal para esse tipo de gasto. Fernanda também aconselha fazer uso da boa e velha “lista de compras” e segui-la à risca. “Organização é a chave essencial para evitar o desperdício de alimentos e dinheiro”, explica. 

Confira abaixo outras dicas que selecionamos para você neste Manual. 

1. Separação por segmento

Avalie a seguinte situação antes de começar: quais alimentos duram mais (não-perecíveis) e quais duram menos? Faça pesquisas de mercado onde fica mais barato e mais em conta comprar cada tipo de comida – o arroz, a verdura, a carne. Hortifruttis e açougues podem conter promoções diferentes do supermercado, e vice-versa. Não compre sempre no mesmo lugar para poder acompanhar o preço. 

2. Calcule a quantidade certa

Saiba quanto você vai consumir para não comprar muito a mais e a comida estragar. Não se esqueça que, mesmo não sendo perecíveis, alguns alimentos se deterioram com o tempo. Lembra do caruncho do armário? Fique de olho para que seus alimentos secos não estraguem. No caso das carnes, calcule quanto você vai comer e congele o resto. O mesmo vale pra outros alimentos que estragam mais rápido. 

 

Não vá ao supermercado com fome / Foto: Shutterstock/Divulgação

 

3. Monte um plano 

Elabore um cardápio semanal programando o que irá comer nas refeições. Veja o que já tem na despensa, e faça uma lista do que falta comprar. Assim você aproveita os alimentos que já tem e compra apenas o que for realmente necessário. 

4. Fique atento à validade

Tenha etiquetas visíveis sobre a validade dos alimentos que ficam dentro da geladeira. Cuidado ao esquecer aquele pote com comida no fundo da geladeira. Olhe pelo menos semanalmente sua geladeira para ver o que está estragando e o que não está. 

 

Congele o que você tiver em grande quantidade / Foto: Buzzfeed/Divulgação

 

5. Evite cozinhar comida em grandes quantidades

Se você mora sozinho, para quê fazer uma panela gigante de arroz, uma comida que “azeda” fácil? Faça pequenas porções ou então congele o que for excesso para ir consumindo aos poucos. No caso do feijão isso é muito prático: cozinhe meio pacote, e divida em porções individuais para congelar, sem tempero. Na hora de comer, descongele, tempere e pronto. Acabe com essa porção naquele dia, para que não fique na geladeira estragando. As sobras só são bem vindas se estão dentro da validade e se você vai realmente comê-las. 

6. Branqueie seus legumes e deixe tudo lavado

Ums grande inimiga de uma vida saudável para quem vive sozinho é a preguiça. Por isso, assim que chegar do supermercado, lave as verduras como alface e rúcula, e guarde tudo higienizado. Depois, faça o processo de branqueamento com legumes duros, como brócolis, couve flor e cenoura. Esse processo consiste em debulhar o legume em água quente, e em seguida em água fria, causando um choque de temperaturas que conservará o sabor e os nutrientes por muito mais tempo. Congele tudo dividido em porções e prepare quando for necessário. Assim você consegue fugir das comidas pouco saudáveis no seu cotidiano. 

 

Manual dos Solteiros: Sua comida estraga fácil? veja algumas dicas de como evitar isso