MidiaMAIS / Comportamento

Manual dos Solteiros: Saiba como prevenir as pragas domésticas morando só

Saiba como enfrentar baratas, ratos e outros bichos

Daiane Libero Publicado em 17/12/2016, às 09h00

None
605154-os-inseticidas-sao-usados-para-exterminar-os-insetos.-foto-divulgacao.jpg

Saiba como enfrentar baratas, ratos e outros bichos

Na internet existe um meme interessante, que diz "para morar sozinho tenho que me fazer a seguinte pergunta: eu consigo matar uma barata?". Pois é. A vida de quem mora só tem várias coisas bacanas, mas insetos e pragas domésticas não são uma dessas coisas. E na hora que eles decidem aparecer, é você que precisa deixar de lado o medo e o nojo e encarar os bichos. E eles podem vir no chão, nas paredes, e até voando.

"O verão e as altas temperaturas que estamos encarando, que também pode vir úmido, contribui para a proliferação de vários insetos", elenca o biólogo Fernando Monteiro. Segundo ele, uma das medidas mais importantes de combate a essas pragas é em relação ao lixo – moscas, formigas, baratas e até roedores são atraídos pelo lixo exposto. Por isso, dentro de casa, é importante ter boas lixeiras de plástico e deixá-las sempre fechadas. Já fora da casa, é melhor usar as caixas de lixo altas, que dificultam o acesso de animais pequenos, como cachorros, gatos e ratos, que podem abrir o lixo e deixá-lo exposto aos insetos.

Na cozinha, o principal cuidado é com a pia – pesquisas mostram que as casas de pessoas que secam as pias depois de usá-las têm menos chances de ter uma infestação de insetos.

Por isso, após lavar a louça, jogar água fervente na pia para matar as bactérias e depois secá-la com um pano, são atitudes que podem afastar as pragas. "Fora isso, é bom evitar que alimentos fiquem na pia de um dia para o outro", acrescenta.

Manual dos Solteiros: Saiba como prevenir as pragas domésticas morando sóEm relação aos ralos, é preciso lembrar que eles são a conexão do esgoto com a parte de dentro da casa, ou seja, podem ser a porta de entrada. Por isso, é essencial que eles tenham sempre o dispositivo para deixá-los fechados. "Além disso tudo, desses cuidados básicos, duas vezes ao ano invista em uma dedetização geral da sua casa, para manter sempre as pragas afastadas", elenca. 

Jornal Midiamax