Pular para o conteúdo
Cinema

“Pura”: produtora busca auxílio financeiro para filme sobre violência sexual

E é dessas vítimas e das consequências psicológicas pós traumáticos que trata o longa "Pura", projeto da produtora campo-grandense Filmadelas
Arquivo -

A violência sexual é um dos crimes que mais pode causar sequelas psicológicas nas vítimas, em sua grande maioria mulheres. Segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, 26 casos de na forma tentada foram registrados no ano de 2019 em Mato Grosso do Sul. E é dessas vítimas e das consequências psicológicas pós traumáticos que trata o longa “Pura”, projeto da produtora campo-grandense Filmadelas.

A produtora busca apoio financeiro para que o longa se torne realidade da melhor forma possível. Entre as recentes produções da Filmadelas estão curtas, filmes e documentários que tratam de assuntos sociais pertinentes e envoltos em boas histórias para inspirar, provocar, e emocionar.

"Pura": produtora busca auxílio financeiro para filme sobre violência sexual
(Divulgação, Filmadelas)

A DJ famosa e o bar tender que têm na solidão das relações líquidas descritas por Zygmunt Bauman sua única semelhança em “Vampiros” (2018), a menina que usa a gilete para atenuar sua dor em “Cortes” (2015), ou a criança que inventa uma fórmula mágica para proteger a mãe das agressões do pai em “A Fórmula” (2020). Mas na última produção da empresa encabeçada pela atriz Nadja Mitidiero, a inspiração veio depois da experiência própria vivida após casos de violência sexual sofridos na pele.

Do interior para o exterior

Formada em Direito pra Universidade Católica Dom Bosco em 2000, Nadja deixou o diploma de lado, convenceu os pais dp que queria na vida e mudou-se para o Rio de Janeiro em busca do seu sonho no teatro. Em 2001, já estudava Artes Cênicas na CAL – Casa das Artes de Laranjeiras, além de trabalhar como funcionária pública 8 horas por dia, o que a forçava a fazer um malabarismo entre “querer e poder”.

Embalada por suas aspirações, deixou o trabalho e partiu para a em 2006, onde se pós-graduou em Drama pela Mountview Academy of Theatre Arts, uma das mais concorridas do país. Enquanto vivia no exterior, trabalhava como garçonete, babá, maquiadora, e produção de peças, filmes e curtas, mas também sofria preconceito e xenofobia.

Retornou ao Brasil, mais precisamente para , em 2011, onde se especializou em produção executiva pela AIC, Academia Internacional de Cinema de São Paulo e buscou produzir projetos mais autorais. Além, também foi onde viveu uma das suas experiências mais traumáticas.

A arte imita a vida

“Era uma semana antes do , eu estava no escritório de um amigo produtor e quando estava saindo para falar sobre um projeto autoral, chamava ‘Game of You’, apareceu um cara em um moto, assaltou a gente, colocou meus dois amigos dentro de um armário dentro de um quarto, colocou uma arma na minha cabeça e… não preciso dizer o que aconteceu. Não era a primeira vez que isso acontecia e mudou completamente os rumos da minha vida”, relata a atriz Nadja Mitidiero.

Depois do trauma, Nadja ressalta que, mesmo buscado ajuda policial, registrando o crime e expondo a situação aos pais, sua saúde mental ficou abalada por causa da injustiça que percebeu. Voltou para no Natal de 2013 para ficar mais próxima da família e também por mais estabilidade financeira e menor custo de vida.

Depois de conhecer Felipe Silveira e Roberto Leite, nasceu uma das produções: “Irmãos de Alma”, e logo após o “Cortes” e, mais recentemente o filme “Vampiros”, premiado pelo Museu da Imagem e do Som. A artista relembra que uma das realizações pessoais foi conseguir viver do que ama estando tão perto de casa.

Premiado pelo FMIC, “Pura” conta a história de amor de Clara e Davi, que vivem bem até que Clara é brutalmente violentada por um estranho dentro de casa. O evento lança os dois em uma jornada sem volta. É a partir da história do casal, que o filme partirá do micro para o macro, e discutirá questões sociais. O filme gira entorno da temática e do casal que vive no ‘Texas Brasileiro’ e trata de problemas sociais relevantes como a violência contra mulher, a insuficiência da justiça para a vítima, novas masculinidades, fragilidade e auto empoderamento.

Assista ao teaser de “Pura” abaixo:

“Além do filme, o projeto prevê também uma oficina para alunos de escolas da rede pública de comunidades carentes de Campo Grande para aprender a produzir audiovisual com celulares tendo como temática a igualdade de gênero”, ressalta a atriz.

Para apoiar o filme “Pura” e o projeto, basta entrar em contato pelo telefone (67) 98109-0016, pelo e-mail [email protected]. A Filmadelas é uma produtora campo-grandense e está localizada na Rua Quinze de Novembro, 2188.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
funtrab

Empresas iniciam semana com oferta de 668 vagas de emprego em Campo Grande

Mulher morre presa às ferragens em acidente envolvendo carretas na BR-158

‘Família’ de capivaras mortas por atropelamento chocam motoristas na BR-267

Ucrania

Marco Rubio e ministro francês discutem Gaza, Ucrânia e programa nuclear do Irã

Notícias mais lidas agora

No pantanal das onças grito de socorro

No Pantanal das onças, de quem é o grito de socorro que ninguém está ouvindo?

procurador-geral supremo stf

STF diz que é ilegal, mas Papy mantém em procurador-geral comissionado na Câmara

feminicídio corumbá

Mulher morre após ser incendiada em Corumbá e MS soma 15 vítimas de feminicídio em 2025

ministério

Caem para 7 os possíveis casos de gripe aviária investigados pelo Ministério da Agricultura

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista é levado em estado grave para a Santa Casa após acidente na Avenida Tamandaré

A dinâmica do acidente ainda será investigada

Cotidiano

Retirada de fórmulas infantis mudará de local em Três Lagoas na próxima semana

Medida passa a valer a partir da próxima segunda-feira (9)

Emprego e Concurso

De faturista a mecânico, Funsat oferta 1,7 mil vagas de emprego na próxima semana

Candidatos de diferentes perfis e habilidades podem concorrer às oportunidades em 143 funções

Cotidiano

Incêndio assusta segurança de empresa no Indubrasil

Chamas invadiram espaço próximo ao estabelecimento