Pular para o conteúdo
Cinema

“Pura”: produtora busca auxílio financeiro para filme sobre violência sexual

E é dessas vítimas e das consequências psicológicas pós traumáticos que trata o longa "Pura", projeto da produtora campo-grandense Filmadelas
Arquivo -

A violência sexual é um dos crimes que mais pode causar sequelas psicológicas nas vítimas, em sua grande maioria mulheres. Segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, 26 casos de estupro na forma tentada foram registrados no ano de 2019 em Mato Grosso do Sul. E é dessas vítimas e das consequências psicológicas pós traumáticos que trata o longa “Pura”, projeto da produtora campo-grandense Filmadelas.

A produtora busca apoio financeiro para que o longa se torne realidade da melhor forma possível. Entre as recentes produções da Filmadelas estão curtas, filmes e documentários que tratam de assuntos sociais pertinentes e envoltos em boas histórias para inspirar, provocar, e emocionar.

"Pura": produtora busca auxílio financeiro para filme sobre violência sexual
(Divulgação, Filmadelas)

A DJ famosa e o bar tender que têm na solidão das relações líquidas descritas por Zygmunt Bauman sua única semelhança em “Vampiros” (2018), a menina que usa a gilete para atenuar sua dor em “Cortes” (2015), ou a criança que inventa uma fórmula mágica para proteger a mãe das agressões do pai em “A Fórmula” (2020). Mas na última produção da empresa encabeçada pela atriz Nadja Mitidiero, a inspiração veio depois da experiência própria vivida após casos de violência sexual sofridos na pele.

Do interior para o exterior

Formada em Direito pra Católica Dom Bosco em 2000, Nadja deixou o diploma de lado, convenceu os pais dp que queria na vida e mudou-se para o Rio de Janeiro em busca do seu sonho no teatro. Em 2001, já estudava Artes Cênicas na CAL – Casa das Artes de Laranjeiras, além de trabalhar como funcionária pública 8 horas por dia, o que a forçava a fazer um malabarismo entre “querer e poder”.

Embalada por suas aspirações, deixou o trabalho e partiu para a em 2006, onde se pós-graduou em Drama pela Mountview Academy of Theatre Arts, uma das mais concorridas do país. Enquanto vivia no exterior, trabalhava como garçonete, babá, maquiadora, e produção de peças, filmes e curtas, mas também sofria preconceito e xenofobia.

Retornou ao Brasil, mais precisamente para , em 2011, onde se especializou em produção executiva pela AIC, Academia Internacional de Cinema de São Paulo e buscou produzir projetos mais autorais. Além, também foi onde viveu uma das suas experiências mais traumáticas.

A arte imita a vida

“Era uma semana antes do , eu estava no escritório de um amigo produtor e quando estava saindo para falar sobre um projeto autoral, chamava ‘Game of You’, apareceu um cara em um moto, assaltou a gente, colocou meus dois amigos dentro de um armário dentro de um quarto, colocou uma arma na minha cabeça e… não preciso dizer o que aconteceu. Não era a primeira vez que isso acontecia e mudou completamente os rumos da minha vida”, relata a atriz Nadja Mitidiero.

Depois do trauma, Nadja ressalta que, mesmo buscado ajuda policial, registrando o crime e expondo a situação aos pais, sua saúde mental ficou abalada por causa da injustiça que percebeu. Voltou para no Natal de 2013 para ficar mais próxima da família e também por mais estabilidade financeira e menor custo de vida.

Depois de conhecer Felipe Silveira e Roberto Leite, nasceu uma das produções: “Irmãos de Alma”, e logo após o “Cortes” e, mais recentemente o filme “Vampiros”, premiado pelo Museu da Imagem e do Som. A artista relembra que uma das realizações pessoais foi conseguir viver do que ama estando tão perto de casa.

Premiado pelo FMIC, “Pura” conta a história de amor de Clara e Davi, que vivem bem até que Clara é brutalmente violentada por um estranho dentro de casa. O evento lança os dois em uma jornada sem volta. É a partir da história do casal, que o filme partirá do micro para o macro, e discutirá questões sociais. O filme gira entorno da temática e do casal que vive no ‘Texas Brasileiro’ e trata de problemas sociais relevantes como a violência contra mulher, a insuficiência da justiça para a vítima, novas masculinidades, fragilidade e auto empoderamento.

Assista ao teaser de “Pura” abaixo:

“Além do filme, o projeto prevê também uma oficina para alunos de escolas da rede pública de comunidades carentes de Campo Grande para aprender a produzir audiovisual com celulares tendo como temática a igualdade de gênero”, ressalta a atriz.

Para apoiar o filme “Pura” e o projeto, basta entrar em contato pelo telefone (67) 98109-0016, pelo e-mail [email protected]. A Filmadelas é uma produtora campo-grandense e está localizada na Rua Quinze de Novembro, 2188.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Ao sacar dinheiro, idosa cai no golpe do ‘chupa-cabra’ na Vila Bandeirantes

enem

Enem 2025: Mato Grosso do Sul tem 57 mil candidatos inscritos no exame

Condenada por matar rival a facadas é presa no Buriti em Campo Grande

MSVia abre vagas para diversos setores em MS, com oportunidades para PcDs

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

Inspeções em Ponta Porã e Paraguai devem destravar aeroporto binacional na fronteira

Últimas Notícias

Política

Direita realiza adesivaço pró-Bolsonaro na Afonso Pena com pedidos de Fora Lula e Moraes

Manifestações acontecem depois que Jair Bolsonaro passou a usar tornozeleira eletrônica e cumprir toque de recolher

Cotidiano

Novo Pac destinará R$ 87 milhões para a saúde em Mato Grosso do Sul

Com o recurso, o estado garantirá 279 novas obras, veículos e equipamentos

MidiaMAIS

Fã de Ozzy Osbourne deu nome do cantor a filho nascido em Campo Grande

Bebê nasceu em fevereiro de 2025, na Maternidade Cândido Mariano

Conteúdo de Marca

Um guia para iniciantes sobre RTP em cassinos online

Se você já jogou em algum caça-níquel online, jogou roleta ou se arriscou num blackjack, provavelmente já se deparou com esse tal de RTP. Mas afinal, o que esse termo quer dizer e por que ele importa tanto para quem curte apostar? Na prática, entender como o RTP funciona pode te ajudar a gastar menos … Continued