Pular para o conteúdo
Cinema

“Vampiros”, filme de MS, concorre em festival internacional de cinema independente

Fazendo referência aos seres míticos que se escondem da luz, o curta-metragem “Vampiros” fala das relações e como, em tempos de desapego, alguns procuram se esconder. Produzido no Mato Grosso do Sul, escrito e dirigido pelo cineasta Filipi Silveira, o filme concorre em cinco categorias no 3° Festicine (Festival Internacional de Cinema Independente). O evento […]
Arquivo -

Fazendo referência aos seres míticos que se escondem da luz, o curta-metragem “Vampiros” fala das relações e como, em tempos de desapego, alguns procuram se esconder. Produzido no Mato Grosso do Sul, escrito e dirigido pelo cineasta Filipi Silveira, o filme concorre em cinco categorias no 3° Festicine (Festival Internacional de Cinema Independente).

O evento acontece em Guararema (SP) nos dias 09,10 e 11 e 15, 16, 17 e 18 de novembro, iniciativa que reúne produções do Brasil, Espanha, França, Canadá, Polônia, Alemanha, Austrália e Irã. “Vampiros” vai concorrer nas categorias Melhor Filme de Média-Metragem;  Melhor Atriz – Nadja Mitidiero; Melhor Ator Coadjuvante – Filipi Silveira, Melhor Figurino – Thais Sampaio e Marcus Cristaldo; Melhor Maquiagem – Guilherme Araújo.

Filipi, além de concorrer como ator, pode compartilhar com a equipe de produção o reconhecimento. “Cinema é a arte que não se faz sozinho, sempre digo isso. É um conjunto de pessoas dedicadas e esse festival surpreendeu, pois, não é comum no Brasil haver esse reconhecimento à equipe de figurino e maquiagem. O trabalho de todos é essencial e soma muito ao resultado final”, avalia.

Ainda de acordo com o cineasta sul-mato-grossense, apesar de novo, o Festicini se mostra um evento muito importante para a Sétima Arte. “O festival chega com uma proposta extremamente interessante, já com caráter internacional, com uma dinâmica de seleção criteriosa. É uma felicidade muito grande concorrer com Vampiros em tantas categorias, isso mostra que estamos no caminho certo e que aqui em MS se faz cinema!”, destaca.

Os feitos do curta não param por aí, lançado no estado em 13 de abril de 2018, o filme será exibido no evento cinematográfico mais duradouro de MS. A 15ª edição do Festival de Cinema do Vale do Ivinhema acontece de 19 à 23 de novembro.  

“Será um mês incrível para o filme ‘Vampiros’ e fica aqui minha torcida por mais festivais de cinema em nosso Estado, ainda sonho e vislumbro um Festival de Cinema Internacional de , espero ver este evento um dia nascer”, diz o diretor.

Estudo e sintonia

A composição dos personagens exige dedicação de toda equipe e para a criação da imagem de Marcos (Filipi Silveira) e Íris (Nadja Mitidiero) a equipe de figurino mergulhou no universo e individualidade de cada um, respeitando o conforto dos atores para que atuassem seguros com o figurino.

Marcos e Íris, personagens do curta-metragem. (Foto: Divulgação)
Marcos e Íris, personagens do curta-metragem. (Foto: Divulgação)

“Para compor a Íris, estudei o temperamento da personagem, que me fez perceber que era dramática, uma mulher que, através de suas roupas e trabalho, se esconde como se usasse uma armadura contra a realidade, mas não deixa de ser humana. Ela é empoderada”, avalia o figurinista Marcus Cristaldo. Com a ajuda da atriz, confeccionou um figurino especialmente para a personagem que rendeu uma segunda indicação de melhor atriz à Nadja Mitidiero em um Festival de Cinema.

A professora de Artes Visuais Thais Sampaio foi a responsável pela composição do personagem Marcos e fortalece a necessidade do estudo profundo para criação da imagem. “Quando o autor cria histórias como essas, vai muito além do que é passado no vídeo. Esse personagem tem uma história de vida e o figurino acompanha essa história. Ver nosso trabalho reconhecido, indicado a uma premiação nos dá fôlego para continuar nesse mercado ainda pouco reconhecido e mesmo pensando que podemos melhorar sempre, nos faz crer que fizemos um bom trabalho”, comenta.

Produzido com incentivo do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Fundação de Cultura através do Edital de Curtas-Metragens do MIS 2014 e investimento  contemplado pelo Edital do Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC) 2017, “Vampiros” já participou do 1º Fest Cine Pedra Azul , em Domingos Martins em 2018; 19º Festival de Inverno de Bonito também em 2018; Festival Cine Novo Oeste, em , em abril deste ano e do 12º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões onde foi premiado, em Floriano, no ano passado.

Assista abaixo ao trailer de “Vampiros” e confira a programação completa e mais detalhes sobre o 3° Festicine.

Com informações da assessoria.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.
Siga a gente no Instagram – @midia_mais_

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
br 163 duplicações rodovia quilômetro

ANTT autoriza desapropriação de áreas para duplicação da BR-163 em Bandeirantes

IPCA-15 de julho é o mais alto para o mês desde 2021 e o maior desde maio de 2025, afirma IBGE

Feira Internacional da Música do Sul encerra inscrições para talentos do Centro-Oeste

Morto em confronto tinha 180 passagens de furto a tráfico de drogas em Campo Grande 

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Marcos do Val contraria ordem do STF e viaja para os Estados Unidos

Últimas Notícias

MidiaMAIS

4 pontos dos Legendários que conflitam com católicos e levaram ao alerta de arcebispo

Carta de Arcebispo de Campo Grande expõe entraves entre o movimento e a Igreja Católica e não recomenda que fiéis façam parte do grupo

Polícia

‘Ele amava a estrada e o caminhão’, diz filho de motorista de carreta que caiu em ribanceira na Serra da Arara

Marlon Silva Gomes teria perdido o controle da direção

Polícia

Executado com 14 tiros em ciclovia de Campo Grande teria perdido arma de facção criminosa

Antes de ser assassinado, ‘Sorriso’ recebeu duas ligações

Cotidiano

VÍDEO: Fumaça de incêndios volta a assolar a região do Parque do Sol

Funcionários de Unidade de Tratamento de Resíduos enfrentam dificuldades para trabalhar nesta sexta-feira (25)