“Assalto à Gameleira” conta a história de cinco jovens que se envolveram em um assalto

Em tempos nos quais se reacende o debate sobre a redução da maioridade penal, é lançado no youtube nesta quarta-feira o documentário “Assalto à Gameleira”, que promove a reflexão a respeito das origens da violência urbana envolvendo jovens e adolescentes, dos problemas de gestão do poder público às mazelas da desigualdade social.

Na trama, cinco jovens, um assalto e uma narrativa que conduz a assuntos como segurança pública, sistema carcerário e educação. Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, que completou 20 anos em 2010, ano de produção do filme, a tríade família-sociedade-estado é analisada no decorrer do documentário, na medida em que são investigadas as histórias dos cinco rapazes que se envolveram no assalto a uma propriedade localizada na zona rural de , MS.

O documentário tem 74 minutos e foi dirigido pelo jornalista André Patroni e coproduzido por Paulo Higa. Realizado em 2010 pela TV Raio, é distribuído pela Magnéttico Filmes e pode ser acessado em www.magnettico.com.br/assalto-a-gameleira.