Quartos relaxantes: 5 dicas para tornar o ambiente ainda mais confortável
Entenda quais elementos ajudam a tornar o quarto mais aconchegante e propício para uma boa noite de sono
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Quando se fala em elementos que compõem um quarto relaxante, a fórmula para muitos parece ser simples: uma cama confortável e um bom travesseiro. Mas, a verdade é que construir um ambiente que ofereça as condições essenciais para um sono profundo e restaurador e com a atmosfera de um templo particular em casa requer atenção desde os pequenos detalhes.
“Para um dormitório gostoso e tranquilo, o ideal é que trabalhemos com cores que acalmam e tecidos que tragam essa ideia de bem-estar, aconchego e repouso. Nessa constituição, damos preferência para itens de decoração que não acrescentem tanta informação. Tudo precisa conspirar para que as energias diminuam, proporcionando menos estímulos para o cérebro responder”, explica a arquiteta Fernanda Mendonça.
São muitas cores, tecidos e combinações disponíveis para tornar seu cantinho relaxante e único. Pensando em tornar esta tarefa mais fácil, reunimos dicas e inspirações de ambientes executados pelas especialistas. Confira!
1 – Cores
Nessa hora, a psicologia das cores ajuda muito a decidir na paleta de cores do quarto. Cada tonalidade pode influenciar diretamente no humor ou percepção que tem do ambiente. Cores vibrantes, como vermelho e laranja, por exemplo, podem passar a sensação de alerta. Por isso o ideal para quartos são tonalidades que transmitam tranquilidade.
Além da seleção de tons claros e neutros, Fernanda explica que o verde e o azul também são empregados com frequência quando o objetivo é transmitir calma aos moradores. “O azul representa, além da serenidade, a confiança e segurança. Com isso, evocamos a quietude interior”, pontua. O verde, por sua vez, está associado à natureza e simboliza a saúde, vida e fartura.
Na lista de cores que devem ser evitadas nos projetos de dormitórios estão o laranja, marrom, vermelho e outros tons fortes e vibrantes. “Estas cores acabam sendo muito estimulantes. Por isso, não a recomendamos para o propósito do repouso”, continua a arquiteta.
2 – Plantas
As plantinhas têm ganhado cada vez mais espaço dentro de casa e no quarto não poderia ser diferente. Elas auxiliam na reconexão com a natureza e promovem uma atmosfera de vida renovada ao cômodo. Na hora da escolha, as melhores espécies são aquelas que possuem maior capacidade de purificação do ar, deixando o dormitório mais úmido, como a planta espada-de-são-jorge.
Outros tipos recomendados pelas especialistas são o lírio da paz, filodendro e a lavanda, que possui propriedades relaxantes, perfuma o ambiente e ainda é capaz de auxiliar no tratamento de ansiedade, insônia e dores de cabeça.
3 – Iluminação
Quando o assunto é iluminação, Fernanda esclarece que o caminho é trabalhar com luzes mais quentes e indiretas para criar um ambiente mais relaxante. “Claro que ela pode ser complementada por outros tipos, como a luminária de leitura ou o pendente ao lado da cama. Esta é uma ótima alternativa para aqueles que têm o hábito de ler antes de dormir e preza pela comodidade”, continua.
Além disso, a presença de luz natural é fundamental para a saúde do quarto e dos moradores. A luz do sol e a troca constante do ar, por meio de janelas abertas pelo menos uma vez ao dia, cooperam para evitar proliferação de fungos, bactérias e mofos.
4 – Tecidos
Para os tecidos do enxoval, a principal recomendação é observar qual o tipo de clima em que a casa está localizada. Em áreas frias, tecidos mais grossos como a lã ou tricô são bem-vindos para aquecer e oferecer aquele clima quentinho – principalmente nos dias em que o sol não aparece.
Caso a procura seja por ambientes mais frescos, o linho e as fibras naturais são boas pedidas para elaborar um décor leve e sem aquela impressão que um outro elemento está pesando no dormitório. Tecidos sintéticos devem ser evitados sempre que possível, justamente por não serem agradáveis ao toque e deixarem a desejar no quesito conforto.
5 – Tapetes
Quanto aos tapetes, eles se tornam essenciais dependendo do tipo de piso que o quarto possui. Em ambientes revestidos com porcelanato, os tapetes são indispensáveis.
Outro ponto a se considerar no momento da compra está ligado aos problemas alérgicos. Já aquelas pessoas que sofrem com rinites alérgicas, podem optar por tapetes em sisal sintético.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Bolsa Família: beneficiários com NIS final 5 recebem parcela de novembro nesta sexta-feira
Em Mato Grosso do Sul, cerca de 206 mil famílias recebem o Bolsa Família
Mulher é brutalmente esfaqueada pelo marido durante discussão em Coxim
Homem também foi socorrido. Casal foi transferido para Campo Grande
Maria Alice sobe ao palco do Aracy Balabanian com repertório de Paulo Simões nesta sexta
Ingressos na plataforma Sympla estão esgotados
Milhares de advogados decidem diretoria da OAB-MS nesta sexta-feira
Corrida eleitoral foi marcada por polêmicas após operação expor que alguns candidatos participaram de suposto esquema de venda de sentenças no judiciário de MS
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.