Artista plástica usa folhas secas bordadas para retratar a natureza sul-mato-grossense
Trabalho requer delicadeza e sensibilidade, ainda mais quando a tela tradicional se transforma em madeiras e até folhas secas recicladas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ilustrar e representar as belezas do nosso Pantanal é um trabalho que requer delicadeza e sensibilidade, ainda mais quando a tela tradicional se transforma em madeiras e até folhas secas recicladas. A artista campo-grandense Deborah Mendes retrata com a técnica ícones da flora e fauna de MS.
O interesse pela arte corre no sangue da família. O avô, Alfredo de Oliveira, morando em fazenda, foi um artista que desenhava por prazer. O pai, Narceu, era desenhista e tinha em seus trabalhos como principal matéria prima a madeira.
A avó também era artesã, e a mãe, dona Almerinda, artista que hoje auxilia a filha no processo de bordar. A arte, então, se tornou intrínseca, natural e familiar à pintora desde cedo.
“Desde criança que eu faço isso, desenhos… já morei em fazenda e nessa época pintava as folhas, pintava em pedras, madeira. Não fiz Artes Plásticas, não passei por uma graduação. Além das telas, faço amuletos, colares, imãs, chaveiros, porta-copos e chapéus personalizados também, normalmente para turistas de fora que vem ao Pantanal”.
A artista, que também é bióloga por formação, teve início na arte com a produção de mandalas de madeira comercializadas para amigos e pintadas à mão. Os padrões nas pinturas misturavam aborígenes australianos com os da tribo kadiwéu.
Folhas Secas Bordadas
Agora, Deborah passou a reciclar folhas de serrapilheira para os novos trabalhos. O processo minucioso dura horas por tamanha delicadeza. Apenas o bordado nas folhas, com a agulha mais fina que existe, leva em média 4 horas, fora o processo de preparação para o manuseio.
“Trabalhamos a folha natural, a serapilheira, e não são todas que podem ser trabalhadas, não utilizamos nenhum produto químico, apenas água. Secamos com papel toalha, depois naturalmente e ela retorna para água para não perder a flexibilidade para depois ser trabalhada”, explica a artista.
Segundo a artista, a inspiração é a própria natureza, tudo aquilo que temos ao nosso entorno, seja nos quintais, nas ruas ou nas matas. A colheita das folhas é feita em Campo Grande, Jardim, Bonito, Bodoquenas e os bordados são exclusivos das riquezas do Pantanal.
“É um trabalho que causa um impacto muito grande nas pessoas. Percebemos assim que a pessoa visualiza nas mãos. É o amor desse trabalho através da obra de arte. Campo Grande tem vários artistas que usam da arte como empreendedorismo e geração de renda. Meu trabalho, eu vendo para outras regiões do país e do mundo, mas o Campo Grande não o conhece o quanto eu gostaria que conhecesse”, frisa Deborah Mendes.
As obras, pintadas à mão e com vários personagens da fauna e flora do Mato Grosso do Sul, podem ser encontradas através das redes sociais da artista Deborah Mendes de Oliveira no Facebook e no Instagram. ou pelo telefone (67) 9955-3897.
Fale MAIS!
O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelo telefone (67) 99965-7898. Siga a gente no Instagram – @midiamax
Notícias mais lidas agora
- Homem morre na Santa Casa após sofrer descarga elétrica durante conserto em Campo Grande
- Menino de 9 anos morre depois de ter bicicleta atingida por motorista em MS
- VÍDEO: Motorista do Consórcio Guaicurus é flagrado usando celular enquanto transportava passageiros
- Idoso é encontrado morto após cair em lagoa no interior de MS
Últimas Notícias
Bombeiros alertam para ‘golpe da vistoria’ após compartilhamento ‘notificação’ por e-mail
Corpo de Bombeiros esclareceu que utiliza o e-mail: vistoriaschapadaodosul@cbm.ms.gov.br
‘Dissimulada’: Píton ainda nem deu às caras em Bioparque, mas já divide opiniões na cidade
Nome da cobra foi escolhido por votação popular, que gerou debate criativo nas redes sociais
‘Eu não duvido de absolutamente nada’, diz namorada sobre armadilha para matar delator do PCC
8 dias antes de sua morte, Gritzbach esteve na Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo e reiterou acusações contra policiais que estariam envolvidos em corrupção
Camionete roubada no Paraná é apreendida com mais de 900 quilos de drogas
Motorista saiu da pista após perseguição e abandonou veículo na MS-295
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.