Suculentas: como cuidar das plantinhas que viraram moda de decoração
O jardim de suculentas é tendência na decoração e sua presença pode transformar o ambiente da sua casa ou estabelecimento comercial
Arquivo –
O jardim de suculentas é tendência na decoração e sua presença pode transformar o ambiente da sua casa ou estabelecimento comercial. Seja estrutura em lindo jardins verticais, compondo belos arranjos em vasos, formando bordaduras ou forrando o solo do seu quintal não importa, as suculentas chegaram para ficar.
Pequenas no tamanho, mas grandiosas na resistência, a composição de um jardim de suculentas encanta os olhos de quem vê, seja por meio da mistura de cores, texturas ou pela combinação com outras espécies.
Seja pela textura, cor ou formato, as suculentas são as plantas preferidas no Instagram e no nosso jardim, pois requerem cuidados mínimos para sobreviver. Mas se você quiser cuidar mais delas, manter a cor no máximo e torná-los tão grandes para criar seu próprio Éden em casa, siga estas 8 dicas para conseguir:
1. Pouca água
Diferentes de plantas clássicas que tem que receber água pelo menos uma vez ao dia, as suculentas são mais independentes. Regue-as a cada três a quatro dias e se manterão saudáveis. Se a água da sua casa tem muito tártaro ou sal, fará com que a suculenta não cresça, procure água purificada para regá-la.
2. Previna o aparecimento de fungos
Não deixe suas plantas ficarem com fungos, coloque-as em vasos com buracos pequenos e no outono e inverno regue apenas a cada 15 dias.
3. Mude o vaso
Certifique-se de mudar suas plantas para um vaso maior de vez em quando para que continuem a crescer tão grande quanto você permitir. É muito importante que você faça isso apenas na estação quente.
4. Que não percam a cor
Suculentas com pouca luz perdem sua cor e ficam com os caules mais fracos. Tente colocá-los em uma área onde recebam sol, mas não diretamente ou podem secar. Uma suculenta saudável deve florescer uma vez por ano. Se isso não acontecer, ela pode não estar recebendo luz suficiente.
5. Cuide dos detalhes
Suculentas não devem ser plantadas em solo comum. O ideal é usar substrato orgânico. Suculentas também precisam de composto para crescer adequadamente, aplique-o na primavera ou verão para ajudar a florescer também. É normal que as folhas caiam, já que muda de folha como as outras plantas, basta arrancá-las com cuidado.
6. Crie seu próprio jardim de suculentas
Para ter mais suculentas, retire uma folha sã e deixe secar por três dias. Em seguida, coloque-a em substrato orgânico e regue dia sim, dia não, até que crie raízes.
7. Verifique os movimentos
Se sua planta se estica muito e parece estar crescendo, ela pode se esticar para procurar os raios de sol. Mova-a para fora do lugar para evitar que continue a crescer e para que possa crescer adequadamente.
8. Cuide das raízes até as pontas
Se a sua suculenta tem pontas queimadas é porque recebeu excesso de sol ou se queimaram com o frio, procure mantê-la em local aquecido. Evite colocar um prato sob os vasos, pois isso pode causar fungos em suas raízes.
Fale MAIS!
O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelo telefone (67) 99965-7898. Siga a gente no Instagram – @midiamax
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.