Renovar a casa durante a quarentena é uma ótima forma de reinventar os seus ambientes, afastando o tédio de passar todo o dia no mesmo local. Isto ajuda também na motivação, pois passa a sensação de algo novo em meio a uma pandemia, quando há poucas novidades na rotina. Veja algumas dicas para renovar sua casa de maneira fácil e sem gastar muito dinheiro.

 

Reorganize seu mobiliário

Se você já mora há muito tempo no mesmo local e nunca reorganizou seus móveis, está perdendo uma ótima chance de descobrir novas oportunidades para sua casa. Uma simples troca de lugares entre os móveis pode criar novos espaços, abrindo caminho para novas utilizações dos ambientes e novas decorações. Além do mais, ajuda muito a espantar o ócio.

 

Mude suas paredes

Como renovar sua casa durante a quarentena
É possível pintar sozinha! | Foto reprodução paintmates

Renovar as paredes é uma das pequenas reformas com maior potencial de mudança. A personal organizer do site Mago de Casa, Marcela Campos, explica:

“A das cores é um dos conceitos mais importantes na organização da casa. Por isso, a cor das paredes é fundamental para passar determinada sensação em algum ambiente. Com algumas pinturas, você pode ter um cômodo emanando calma, outro que evoca a paixão e outro que lembra a natureza, entre muitas outras possibilidades”.

Se você não estiver disposto a encarar o processo de pintura, a dica é utilizar papéis de parede. Baratos, criativos e muito fáceis de instalar, eles têm tanto poder de mudança e renovação quanto as pinturas.

 

Aposte nas luzes

A iluminação também carrega uma grande capacidade de mudança nos ambientes. E não é necessário elaborar um grande projeto e investir em luzes caras: um simples pisca-pisca já consegue dar outra cara para qualquer cômodo. Mas, se estiver com disposição, vale a pena apostar em pontos de luz espalhados pela casa, tanto em objetos decorativos, como luminárias, quanto acoplados nas paredes e teto. Vale também cogitar as luzes coloridas, visando alterar as sensações dos cômodos.

 

Use e abuse das cores

Como renovar sua casa durante a quarentena
Energia e vitalidade na sua casa, use cores! | Foto (reprodução) site megduerksen

Assim como no caso das paredes, a mudança na cor dos móveis também altera completamente os ambientes da casa. Os móveis coloridos tem capacidade de quebrar a monotonia da casa, deixando os cômodos com mais vida. Se você tem medo de exagerar, há pequenas maneiras de mudar o ambiente com cores, como pinturas nos vasos de plantas.

 

Utilize o que você já tem

Analise aqueles objetos que você tem guardados e não usa há muito tempo. Muitos deles podem se tornar decoração, nas formas originais ou renovados em um processo de . Alguns podem até se tornar matéria prima para artesanato. Atualmente, há a tendência muito forte de reaproveitamento de objetos, transformando-os em decoração. Portanto, além de renovar o ambiente, você ainda entrará na .