Pular para o conteúdo
Arquitetura

Passo a Passo: aprenda a fazer sua própria horta orgânica em casa

É possível ter uma horta até no parapeito da janela, enfileirando vasinhos com ervas e temperos usando as técnicas de cultivo orgânico.
Arquivo -

Não é preciso ser um pequeno produtor ou fazendeiro para aproveitar os benefícios de uma alimentação orgânica na mesa durante as refeições. É possível ter uma horta até no parapeito da janela, enfileirando vasinhos com ervas e temperos usando as técnicas de cultivo orgânico.

Essa maneira de cultivo mais ecológico envolve o uso responsável do solo, do ar, da água e de todos os recursos naturais, com impacto positivo direto na saúde, porque não se utilizam adubos químicos e agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, antibióticos ou transgênicos no cultivo de hortaliças, ervas e frutas.

Mas para conseguir os resultados desejados, é preciso escolher as espécies certas, o local de plantio ou onde colocar os vasos, a iluminação e adubação adequadas, além da irrigação.

Confira abaixo como montar uma horta orgânica em casa:

Para ter uma horta em casa é preciso planejar. Há uma série de fatores que influenciam, desde o local de instalação – se será uma horta em vasos ou um canteiro – até o plantio. Vale fazer um lista de checagem para garantir sua produção orgânica em casa.

E mesmo que demore um pouco para ver os resultados – as plantas crescendo –, persista. Por utilizar produtos que não agridem o solo ou o ambiente, os alimentos cultivados de forma orgânica podem demorar a se desenvolver. Mas você terá frutas, verduras e legumes muito mais saudáveis!

Fase 1 – Escolha do local
Passo a Passo: aprenda a fazer sua própria horta orgânica em casa
Reprodução/Pinterest

Prefira locais planos ou levemente inclinados, que facilitam o escoamento da água. Mesmo em um apartamento, os vasos ou floreiras devem receber luz solar direta por um período de 4 a 6 horas por dia. O solo deve ser, de preferência, areno-argiloso, ou seja, mais aerado, para o melhor desenvolvimento das raízes. Ao planejar um canteiro, a maior dimensão (comprimento) deve ser disposta no sentido norte-sul, para aproveitar melhor o movimento do sol.

O canteiro deve ficar 20 cm mais alto que o nível do chão, com uma média de 120 cm de largura, e o comprimento conforme o espaço que você tiver disponível, não há limite. Nos canteiros, planeje a distribuição dos plantios desenhando um mapa da área, com a localização de cada sequência de mudas ou sementes e o tempo de colheita, evitando o cultivo sucessivo de uma mesma espécie. É a chamada rotação de culturas. Em vasos, floreiras ou jardineiras: procure apenas identificar quais espécies podem ou não ser cultivadas juntas – o chamado consórcio de plantas.

Fase 2 – Escolha das variedades
Passo a Passo: aprenda a fazer sua própria horta orgânica em casa
Reprodução/Pinterest

No caso das hortaliças, a temperatura é o fator de maior influência sobre a produção: afeta o desenvolvimento vegetativo, o florescimento, a frutificação, a formação das partes tuberosas ou bulbosas e a produção de sementes.

De um modo geral, as hortaliças encontram melhores condições de desenvolvimento quando o clima é ameno, com chuvas leves e pouco frequentes.

Para o plantio em ambientes pequenos, prefira os vasos e floreiras. Horta vertical: exige também muita luminosidade e espécies que adaptem seu crescimento nesse sentido – ideal é montar em vasos ou floreiras, com ervas e temperos.

O que plantar?

Grandes espaços (sítios e jardins)

Abobrinha, alecrim, berinjela, boldo, brócolis, chicória, couve, couve-flor, ervilha-torta, espinafre, melissa, milho, pimenta, quiabo, repolho, salsão, sálvia, tomate e vagem.

Pequenos espaços (varandas de apartamento e quintais de casa)

Agrião, alface, almeirão, beterraba, capim-limão, cebolinha, cenoura, coentro, endro, estragão, hortelã, manjericão, manjerona, orégano, rabanete, rúcula, salsinha e tomilho.

Quando plantar?

Há frutas e hortaliças que se adaptam bem em qualquer estação do ano, mas quando se fala das hortaliças folhosas a melhor época para cultivá-las é no inverno. O outono também é uma época de menor incidência de pragas e doenças. O importante é que os plantios feitos nesse período tenham ao menos dias ensolarados para conseguir deixar as hortaliças mais vigorosas.

Fase 3 – Prepare o solo
Passo a Passo: aprenda a fazer sua própria horta orgânica em casa
Reprodução/Pinterest

Correção do solo

O preparo do solo é uma das operações mais importantes para o sucesso do cultivo de hortaliças orgânicas, porque mantém o equilíbrio necessário para garantir um bom desenvolvimento das plantas, capazes de suportar as adversidades (fatores climáticos desfavoráveis, ataques de pragas e doenças, entre outros).

A calagem e a adubação orgânica consistem na aplicação de calcário para a correção da acidez e dos adubos e compostos orgânicos e reparo de eventuais deficiências minerais e melhoria da bioestrutura do solo. A calagem deve ser feita antes do plantio.

Adubação

Na agricultura orgânica a adubação tem como foco o solo, diferentemente da convencional em que o foco é a planta. O objetivo é manter o solo saudável e rico em organismos vivos, benéficos ao solo e às plantas. A adubação orgânica resulta em um processo constante e equilibrado, e não baixa a resistência da planta.

Adubos orgânicos: são produtos de origem vegetal ou animal que fornecem às raízes os nutrientes necessários para o bom crescimento vegetativo, sem danificar o solo. Exemplo: esterco animal, materiais vegetais triturados, compostos, tortas vegetais, etc.

A aplicação deve ser feita na área total dos canteiros, sulcos ou covas, incorporando-se uniformemente. Outro adubo orgânico é o Bokashi, rico em Nitrogênio, Fósforo e Potássio – os três nutrientes-chave para as plantas, vendido em lojas de produtos para jardinagem.

Passo a Passo: aprenda a fazer sua própria horta orgânica em casa

: Semeadura ou plantio em vasos e floreiras

Escolha um vaso, floreira ou jardineira com diversos furos na base, para escorrer a água da rega. Forre uma fina camada da base com argila expandida. Dica: você pode colocar cacos de telha para ajudar a água a infiltrar melhor e não ficar retida na argila.

Coloque uma camada fina de areia, que faz a função de filtro. Forre com uma manta bidim, brita ou pó de brita para garantir a boa drenagem.

Encha até quase a borda com duas partes de terra, uma parte de “composto orgânico” e uma parte de húmus – deixando uma camada livre de aproximadamente 2cm. Não aperte nem afofe muito a terra, para que não fique compactada e bloqueie a entrada de ar.

Coloque as mudas, sementes ou bulbos na terra, deixando uma distância entre elas, de 2 a 4 cm. Plante as hortaliças como alface, rúcula e agrião na parte central e as ervas e frutas de crescimento mais lento, nos cantos. Assim, você pode manejar melhor o recipiente, sem desperdiçar matéria-prima.

Passo a passo: horta vertical

Após plantar em vasos ou jardineira, você deve prever um local vertical para afixá-los.

Faça furos também atrás do vaso, para colocar um gancho que irá fixa-lo ao painel: pode ser uma treliça de metal, um suporte próprio de alumínio ou uma grade de madeira. Prefira um vaso em forma de meia lua. Assim, a parte reta se apoia na treliça e na parede.

Basta fixar os vasos já furados, com o gancho preso, à parede e encaixar os vasos nos metais para fazer a horta suspensa. Uma alternativa é colocar uma grade de portão ou fazer uma treliça de madeira.

Passo a Passo: aprenda a fazer sua própria horta orgânica em casa
Reprodução/Pinterest

Dicas importantes

• Escolha o meio onde a planta vai se desenvolver: solo, substratos preparados no local ou comprados;

• Defina como vai plantar: sementes, mudas de estacas, rebentos, bulbos, tubérculos e estolões;

• Use sempre água de boa qualidade para não contaminar as hortaliças e o solo;

• Sol: a planta precisa da luz solar para se desenvolver e produzir carboidratos (glicose, amido) através da fotossíntese;

• Ar: a planta inteira respira (inclusive as raízes);

• Nutrientes: se o solo for pobre em nutrientes, é preciso complementar com adubos;

• Mão-de-obra: a horta é uma atividade que exige cuidados diários, então tenha paciência e disciplina;

• Ferramentas: rastelo, pulverizador, carrinho de mão, regador ou mangueira de borracha, conjunto de ferramentas de (com colheres de transplante e rastelinho), pás (curva, reta), forcado ou gadanho.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Produção de medicamentos radiofármacos é suspensa após tentativa de ataque hacker ao Ipen

Cinco atletas de MS iniciam disputa do Top 16 na 2ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

Emicida se pronuncia sobre disputa judicial com Fióti: “Não foi repentina”

Músico que agrediu jornalista é solto pela segunda vez com tornozeleira em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

ferveu

VÍDEO: Ônibus ‘ferve’ e atrasa passageiros no Terminal Morenão

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

Ataque a tiros em bar deixa 3 mortos e suboficial da Marinha ferido no Rio

Últimas Notícias

Brasil

Detento foge de presídio durante serviço interno em Minas Gerais

Homem estava no presídio de Passos desde dezembro do ano passado

Cotidiano

Clínica de Campo Grande procura homem que perdeu R$ 600 na porta do estabelecimento 

Funcionários querem devolver a quantia ao dono, que perdeu o dinheiro no Centro de Campo Grande

Cotidiano

Sete trabalhadores são resgatados em condições análogas a escravidão em Porto Murtinho 

Grupo inclui três indígenas e dois adolescentes que atuavam em uma propriedade rural no município

Polícia

Motorista ‘puxa arma’ no trânsito e acaba abordado por equipes da PM na Av Duque de Caxias

O homem é suspeito de ter apontado uma arma de fogo para uma pessoa no trânsito