Pular para o conteúdo
Arquitetura

Grupo faz laboratório efêmero para ressignificar a Esplanada Ferroviária

Muitos locais na cidade passam despercebidos aos olhos de quem vive em uma Capital, e Campo Grande não fica de fora. Paredes, madeiras, prédios e objetos, minúsculos ou monumentais, imortalizados pelo tempo e transformados em patrimônios históricos andam na corda bamba entre a preservação e a inutilidade. Na contra-maré, o Grupo autônomo TransLAB.URB do Rio […]
Arquivo -

Muitos locais na cidade passam despercebidos aos olhos de quem vive em uma Capital, e Campo Grande não fica de fora. Paredes, madeiras, prédios e objetos, minúsculos ou monumentais, imortalizados pelo tempo e transformados em patrimônios históricos andam na corda bamba entre a preservação e a inutilidade.

Na contra-maré, o Grupo autônomo TransLAB.URB do , propôs, por 35 dias, um ciclo de atividades (Grupos de Trabalhos, Oficinas, Aulas Abertas, Exibições de Filmes,etc) para reaproximar a população da cidade da Esplanada Ferroviária, visando a construção de diretrizes para um novo parque e equipamentos públicos, com uma área total de 94 mil metros quadrados.

“Dentro dessa ideia a gente propõe essa ocupação por 5 semanas nesse contexto de ‘laboratório cidadão’, uma ideia de repensar o uso de equipamento público, não ser só algo que a população é passiva, que não consegue propor coisas. A ideia é que as pessoas se tornem ativas e que ocupem visando seu desenvolvimento pessoal (…) sediar encontro de grupos que podem pensar as soluções para outros problemas, aulas abertas e questões outras”, explica Leonardo Marquéz, membro do Grupo.

História

O Conjunto Ferroviário, também conhecido por Esplanada dos Ferroviários, é um centro cultural que está localizado no antigo terminal ferroviário da cidade de Campo Grande. Antiga Estação Ferroviária da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (N.O.B.), pertenceu a Novoeste, e à ALL. Atualmente pertence à Prefeitura de Campo Grande, comprada da ALL. A teve uma importância enorme para o desenvolvimento do Estado.

Inaugurada oficialmente no dia 14 de outubro de 1914, compreende a Estação de Ferro Noroeste Brasil – NOB – e os prédios que a circundam. Com sua industrial de influência inglesa, é uma das poucas cujas características originais ainda se mantêm no Brasil.

Grupo faz laboratório efêmero para ressignificar a Esplanada Ferroviária
(Reprodução, TransLAB.URB)

A Estação Ferroviária foi a leilão no dia 5 de março de 1996, passando então à administração da empresa Noel Group, que assumiu no dia 1 de julho de 1996. Após a privatização, foi desativado o trem de passageiros. Em 2004 a estrada de ferro teve seus trilhos arrancados do centro da cidade porque atrapalhava o trânsito.

Experimentação

Orientado por um planejamento que busca mobilizar uma amostragem de habitantes e/ou usuários(as) em potencial da região, o Laboratório Urbano Efêmero agrega pessoas que representam setores diversos da cidade. Sob o conceito denominado Hélice Quádrupla, estão os grupos: Sociedade Civil, Academia, Iniciativa Privada e Administração Pública.

Durante a execução dos projetos, as dinâmicas aplicadas nas atividades permitem que esses grupos articulem-se entre si de modo a pensar em uma possível continuidade para os arranjos ali formados. Na prática, isso se traduz em distintas perspectivas contribuindo para o debate sobre o uso dos espaços.

  • Mercado Municipal

Entre as diversas experimentações do Grupo está a discussão sobre o Urbanismo Tático na região do Mercado Municipal, o Mercadão, que tinha uma demanda antiga de sua Associação de Comerciantes sobre a falta de espaços de permanência e nem de consumo, além da desconexão do Mercado das Índias, demarcado pelos carros do estacionamento.

Para tal, o Grupo de Trabalho, aberto e formado por estudantes, professores, voluntários, foi ao local e coletou dados entre entrevistas e percepções sobre os acessos e necessidades da utilização do espaço. Na intervenção efêmera, foram feitas pinturas e demarcações no chão do estacionamento, das 18h às 23h, com cal (que sai com a chuva mostrando o caráter experimental do laboratório na prática) para validar as hipóteses de psicologia comportamental de quem utiliza o espaço e como ele é respeitado.

  • Exorcismos Urbanos

Outra ação que chama atenção é a de Exorcismos Urbanos. Através da exploração noturna e do uso da arte como filtro lúdico da visão, a atividade propõe uma renovação no olhar dos lugares chamados de “abandonados”, neste caso área do Rotunda, mas que facilmente poderia ser transplantada para a ou Praça , por exemplo.

A ideia é construir uma nova narrativa para os anti-lugares das cidades, geralmente estigmatizados, mas que podem sim acolher diversas manifestações urbanas. Com uma oficina de máscaras, uma caminhada noturna e um ensaio fotográfico, se propõe uma camada sensível de percepção do território.

Como Participar?

Entre os dias 19 de agosto e 23 de setembro de 2019 o Lab Campo Grande está aberto às pessoas, buscando promover o sentido de pertencimento e reconhecimento do lugar. Essa identificação possibilita levantar vontades e desejos para o co-desenho de espaços e programas de interesse público e de uso comum da Esplanada Ferroviária.

Os membros do grupo reiteram a necessidade de que a população continue utilizando o espaço mesmo após o fim do projeto laboratorial proporcionado pelo Lab Campo Grande, seja por utilização dos patrimônios não só como objeto de observação, mas de observação e local para discussões de interesse público.

Se você faz parte de um projeto ou iniciativa e quer participar da programação, basta preencher o formulário ou ir pessoalmente até o Lab Campo Grande, no Armazém Cultural da Esplanada Ferroviária. Neste mesmo formulário você também pode indicar outro projetos que você conhece. Veja a programação completa AQUI.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Homem em surto ameaça a própria mãe com faca e acaba baleado em MS

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Golpistas usam foto de senadora de MS para aplicar golpes no WhatsApp: ‘denuncie’

Últimas Notícias

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia

Famosos

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Jogadora de vôlei está gravida de 16 semanas de seu primeiro filho com Bruno Rosa

Trânsito

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

No veículo haviam duas crianças e dois adultos