A dica de desta quarta-feira (14) vai para quem busca inspirações para otimizar e dar outro ar aos espaços da cozinha gastando pouco e sem precisar da ajuda de ninguém. A cozinha é um dos cômodos nos quais passamos a maior parte do tempo em casa e quanto mais prática e agradável, mais influencia na saúde e no estilo de vida.

Com certeza você já ouviu falar no famoso DIY. Qualquer um que goste e acompanha notícias sobre decoração fácil e acessível provavelmente já viu essa sigla por aí, ainda que não saiba o que ela significa. DIY vem do inglês Do It Yourself ou seja faça você mesmo.

Deixar o seu lar personalizado, com o seu toque especial, não precisa custar caro. Por meio do DIY é possível transformar ambientes a partir de materiais baratos e fáceis de encontrar.

Confira 7 dicas fáceis de melhorar a sua cozinha sem gastar muito:

Utilize pallets e caixotes de feira

Resultado de imagem para pallets cozinha

Você já deve ter reparado que a moda dos caixotes de feira e dos pallets chegou para ficar. Com os caixotes e pallets em mãos, escolha os modelos das prateleiras que deseja fazer e pronto: é só personalizar. Esses materiais podem ser facilmente encontrados em mercados e atacados que, usualmente, descartam essa obra-prima que pode virar um belo objeto de decoração.

Invista em adesivo de azulejo

Resultado de imagem para adesivo de azulejo de cozinha

Agora é possível dar outra cara para aquele azulejo que você já não aguenta mais, sem precisar quebrar nada. Como? Azulejo adesivo. São milhares de estampas diferentes, uma mais bonita que a outra e a aplicação é rápida, basta seguir as instruções do fabricante.

Faça um quadro negro

Resultado de imagem para quadro negro cozinha

Que tal fugir do tradicional e trazer o quadro negro pra dentro da cozinha? Nele você pode anotar receitas, lembretes e recados. Existem várias formas de fazer o quadro negro, e você escolhe aquela que achar mais conveniente. A mais fácil de todas, feita com papel autoadesivo ou, como é mais conhecido, papel contact.

Você vai precisar de:

  • papel contact preto fosco ou cinza do tamanho que desejar
  • giz
  • um pano limpo e seco
  • estilete

Com os materiais em mãos, basta limpar muito bem o local da parede que será transformada e aplicar o papel contact. Para evitar bolhas, esfregue o pano seco por cima do papel fazendo movimentos circulares e, quando terminar, corte as rebarbas com o estilete.

Reaproveite vidros de conserva

Resultado de imagem para reutilizar vidros de conserva cozinha

Sabe aqueles vidros de maionese ou de conserva que você ia jogar fora? Reaproveite todos eles. Existem várias ideias possíveis para reaproveitar potes de vidro: porta temperos, luminárias, copos e vasinhos de flor.

Para personalizar o seu vidro de conserva você pode usar tinta específica para vidro, esmalte de unha ou você pode colar uma tira de juta ou de renda ao redor do seu vidrinho.

Abuse dos ganchos

Resultado de imagem para ganchos cozinha

Ganchos multiuso servem para otimizar qualquer cômodo da casa e na cozinha não poderia ser diferente. Os ganchinhos ajudam a organizar os panos de prato, colheres maiores, conchas de feijão, escumadeiras. E escolhendo os utensílios mais bonitos, além de organizar, os ganchinhos vão ajudar na decoração.

Não economize nas prateleiras

Resultado de imagem para prateleiras cozinha

Instalar uma prateleira é muito simples e é possível fazer sem a ajuda de ninguém. Independentemente do tamanho da sua cozinha, as prateleiras são grandes curingas na decoração, auxiliando no aproveitamento de espaço e também na decoração.

São diversos tamanhos e possibilidades, prateleiras mais altas ou mais fáceis de alcançar, elas servem de apoio para eletrodomésticos, temperos, louças, panelas e objetos de decoração que merecem ficar ali expostos para dar personalidade ao seu espaço.

Deixe a natureza entrar

Resultado de imagem para plantas cozinha

É comprovado: ter plantinhas dentro de casa é um jeito eficaz de melhorar o humor e a atmosfera do ambiente. Além do que, algumas espécies purificam o ar, perfumam e até repelem insetos. A melhor definição de unir o útil ao agradável.

Portanto, a dica aqui é espalhar vasinhos de plantas pela cozinha, seja qual for a espécie. Suculentas, por exemplo, são opções bacanas para quem não fica muito em casa, pois são plantinhas bastante resistentes a ausência de rega. Água 1 vez por semana já basta.