Um ambiente pequeno não precisa ser um problema, basta saber administrar o espaço. Isso também vale para uma cozinha pequena, como de um apartamento ou kitnet, por exemplo. Com móveis planejados é possível otimizar o espaço sem abrir mão do charme e eficiência que o cômodo requer.

Antes de mais nada, é necessário considerar alguns pontos fundamentais, como a frequência do uso daquele ambiente, a quantidade de eletrodomésticos e todos os utensílios que você tem. A ajuda de um designer também é fundamental na hora de pensar na melhor estrutura para a sua cozinha, potencializando as dimensões do lugar e explorando áreas alternativas.

Veja 3 dicas para otimizar o espaço de uma cozinha pequena:

Móveis aéreos

3 dicas para aproveitar o espaço de uma cozinha pequena
(Reprodução, Pinterest)

Aproveitar cada centímetro do espaço é praticamente uma regra para cozinhas pequenas. As paredes e o teto são bons recursos nesse tipo de ambiente, pois normalmente não são regiões tão exploradas. Optar por prateleiras e móveis aéreos é uma boa escolha e facilita o dia-a-dia na hora de transitar pelo espaço. Mas fica um alerta: cuidado com a altura dos armários e prateleiras, porque se estiverem muito baixos, serão um problema se estiverem no caminho.

Eletrodomésticos embutidos

3 dicas para aproveitar o espaço de uma cozinha pequena
(Reprodução, Pinterest)

Os eletrodomésticos ocupam espaço significativo e, por isso, precisam estar em harmonia com a organização dos móveis planejados. Para desfrutar melhor da área, opte por aparelhos que possam ser embutidos, como fogões e micro-ondas. Fogões de embutir, instalados na bancada, dão a ela uma sensação de continuidade que faz com que a própria cozinha pareça maior.

Além disso, como não deixa vão entre o equipamento e a bancada, ou mesmo sob ele, você não corre o risco de derrubar ou respingar alimentos nesses locais – que são, convenhamos, difíceis de limpar.

Decoração minimalista

3 dicas para aproveitar o espaço de uma cozinha pequena
(Reprodução, Pinterest)

Essa máxima funciona para tudo, desde os móveis planejados até os utensílios. Mas isso não significa que você deva sempre abrir mão de determinadas peças ou itens. Aproveite para escolher móveis multiuso, como bancadas retráteis e pequenos armários. Suspenda objetos sobre a pia preso ao teto, como uma fruteira, por exemplo.

Vale lembrar, também, que o piso e as cores do ambiente são determinantes na hora de dar um outro olhar para o espaço. Uma cozinha colorida é muito mais alegre! Isso porque cores claras são capazes de passar uma sensação de expansão no ambiente. E não se esqueça: independente de quais dicas você vai aplicar, não deixe de considerar as opiniões de quem utiliza o espaço para agradar a todos.