Obras de arte sempre deixam o ambiente mais elegante e requintado. Neste sentido, a CASACOR MS abriu espaço para que as artes visuais sejam inseridas na amostra e firmou uma parceria com entidades e do Estado. A intenção é promover a interação entre profissionais da , design de interiores e paisagismo.  

“A CASACOR não é uma mostra de , é uma marca que abrange design, inovação e traduz estilos de vida. Disponibilizar obras de arte nos ambientes, para nós, não é apenas uma forma de viabilizar parcerias entre o elenco, mas também de promover a cultura sul-mato-grossense e expressar o conceito da Casa Viva por meio da arte”, explica Tatiana Ratier, diretora executiva da mostra, referindo-se ao tema da edição 2018 da mostra.

Para a coordenadora do Marco – Museu de Arte Contemporânea, Lúcia Montserrat, inserir criações artísticas nos projetos de decoração é uma maneira de enriquecer os ambientes e ainda contribuir com a democratização cultural.

CASACOR MS leva obras de arte de artistas regionais para evento
Obra nº 01 Ilton Silva- Sem título | Divulgação

“A arte não pode somente estar restrita a espaços específicos como museus e galerias. Ela tem que estar exposta para fins de vários processos, como da educação, contemplação e valorização do conteúdo cultural em geral. E dentro de um ambiente privado, garante personalidade”, aponta.

Formada na Escola das Belas Artes do Estado do Paraná, há mais de 30 anos, a professora explica que a arte nem sempre tem a utilidade de aconchego, como também de provocação. “O conteúdo artístico também serve para gerar reflexão, tem o papel de debater e discutir assuntos factuais ou atemporais e principalmente, estimular novas ideias. Um quadro pendurado, por mais simples que seja, já serve para um questionamento”.

Fotografias também exercem um efeito bonito, moderno e personalizado na decoração de ambiente. Elas podem ser distribuídas entre os móveis, como nos clássicos porta-retratos ou até mesmo nas paredes. As apostas dependem de preferências.

CASACOR MS leva obras de arte de artistas regionais para evento
Fotograrias também são itens de decoração | Foto: Ricardo Valêncio

Para o fotógrafo Ricardo Valêncio, a fotografia tem perfil artístico, mas também serve como objeto de informação. “Dentro de um ambiente a fotografia pode ser usada em várias linguagens como jornalística, abstrato ou retrato. Muita gente não sabe, mas o abstrato na fotografia fica lindo quando se usa focos minimalistas, com fundos desfocados, o que deixa imagem subjetiva. E a CASACOR será um ótimo momento para demonstrar esse olhar, saindo somente de imagens que muitas vezes, as molduras são mais expressivas”, aponta.

A Confraria Sociartista apresenta uma multiplicidade de expressões em diversos estilos, representando suas vivências e imaginários, compondo assim um panorama contemporâneo das artes visuais do Estado. Com cerca de 50 associados, a entidade vai disponibilizar todo o acervo para o elenco participante desse ano.

“A obra de arte tem um conteúdo temático e estético que leva uma mensagem para as pessoas daquele ambiente. Disponibilizar as obras dos artistas sul-mato-grossenses para um evento como a CASACOR é ligar nossos profissionais da arte aos profissionais idealizadores desses cenários, é aproximar muito do que ainda é desconhecido do nosso trabalho para pessoas que estão à procura da construção de suas casas e ambientes de trabalho”, aponta Walter Lambert, um dos diretores da Confraria Sociartista, Associação de Artistas Visuais Profissionais residentes em Mato Grosso do Sul.

Sobre a CASACOR

A CASACOR MS está na sua quinta edição e em 2018 tem como tema a Casa Viva. A mostra terá 30 ambientes e aproximadamente 60 profissionais entre arquitetos, paisagistas e designers de interiores. Será realizada em outubro no Bosque dos Ipês. Tem como patrocinadores a DECA, apoio institucional do Shopping Bosque dos Ipês.

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Em 2018, são 17 praças nacionais: São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina (Florianópolis e Itapema) e, pela primeira vez, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A mostra acontece ainda em quatro praças internacionais: Bolívia, Estados Unidos, Paraguai e Peru.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.
Siga a gente no @midia_mais_