Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Vestido de noiva de crochê viaja quase 3 mil km e faz Josi receber várias encomendas em MS: ‘Tradição’

Estilista ressalta que vestido é uma "experiência afetiva incrível", além de ser uma peça atemporal
Graziela Rezende -
(Josineide Silva/Arquivo Pessoal)

Zero provas intermináveis, zero camadas de pano e aquele véu extenso e zero “vestido padrão”. Estas são noivas que optaram pela tradição, pela experiência afetiva ou então pela exclusividade que traz o crochê, agora em vestidos de noiva. A ideia foi da artesã e estilista Josineide Silva, de 36 anos, que não só mandou uma peça de para Miguel Alves, no Piauí, como passou a divulgar o vestido de noiva de crochê e está recebendo várias encomendas.

“O vestido foi para minha madrinha de batismo. Ela ligou falando do casamento dela, aos 68 anos, e eu perguntei na hora se já tinha o vestido. Ela disse que não e vi ali a oportunidade de vestir a primeira noiva, então, pedi a ela para enviar suas medidas de busto, cintura, quadril e comprimento da saia e ela me enviou. Minha mãe levou o vestido de carro, quase três mil quilômetros, e ficou do jeitinho que planejamos”, comentou Josi, como é conhecida.

Vestido foi feito em MS e enviado ao Piauí; noiva não fez nenhuma ‘prova’ antes (Josineide Silva/Arquivo Pessoal)

Durante a confecção, a artesão disse que a madrinha a deixou livre para criar o modelo e apenas pediu que tivesse manga e não fosse decotado. “Demorei mais de 40 dias para confeccionar, pois, estava fazendo outros trabalhos paralelos ao vestido, mas, a média de produção de um vestido deste é de 25 dias úteis. Depois dela, já vesti mais noivas e mandei vestido até para o interior do Estado, pelos “, contou.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Conforme Josineide, desde o ano de 2020, ela planejava criar uma coleção de vestidos de noiva em crochê e também cursar a faculdade de . “Era um plano para 2021, porém, engravidei da minha bebê, o quarto filho, achei que não daria conta de ser mãe e empreendedora e deixei de lado este plano. Só que aí, no segundo semestre do mesmo ano, surgiu a oportunidade de cursar Design de Moda e, em 2022, voltei a sonhar com a coleção”, relembrou.

Artesã confecciona vestidos orando pelas noivas

Estilista confecciona peças orando pelas noivas (Josineide Silva/Arquivo Pessoal)

Uma curiosidade é que Josineide faz o vestido enquanto ora pelas noivas. “Este vestido foi uma benção sobrenatural, pois, a noiva Maria Fernanda não poderia engravidar e eu trabalho orando pelas minhas noivas, para que Deus abençõe a vida delas, seu casamento e sua futura família. No meio da produção do vestido, veio a notícia de que ela havia conseguido engravidar naturalmente. Foi muita alegria”, comentou.

Uma das outras noivas, ainda de acordo com a estilista, foi “uma pediatra muito querida”, a qual escolheu um conjunto de cropped e saia, bem delicados. “Ela pensou justamente na possibilidade de montar outros looks além do casamento. E tudo isso ocorreu com a produção do vestido da minha madrinha, que abriu portas e comecei a participar de grandes grupos de empresários da capital, possibilitando o lançamento da minha coleção em grande estilo, na passarela do maior circuito de moda do mundo, o Fashion Week de 2022″, afirmou.

Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp

Tradição na família materna, Josi disse que fica honrada em fazer crochê e ressalta que madrinha falou sobre o fato de ter uma peça única e feita por sua afilhada e sobrinha.

“Enviei o vestido pela minha mãe e chegou tudo perfeito, graças a Deus, assim como as outras encomendas. É uma experiência afetiva incrível para noivas que amam o carinho de suas ancestrais, pois, é isso que o crochê nos traz. Apesar de termos muitas jovens trabalhando com crochê, a lembrança que sempre fica é a da avó fazendo toalhinhas para enfeitar a casa, enxoval dos bebês, os vestidinhos infantis, então, além de ser uma peça atemporal, que você vai poder usar em diversas ocasiões, também traz essa memória afetiva”, finalizou Silva.

Estilista lançou vestidos em desfile em MS (Josineide Silva/Arquivo Pessoal)

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista morre em acidente na Avenida Ceará, em Campo Grande

Bombeiros, Samu e polícia estiveram no local

Loterias

Mega-Sena acumula, mas 60 sul-mato-grossenses acertam quadra

Próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Esportes

Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

Conjunto foi o melhor na disputa geral, com soma de notas em 2 séries

Emprego e Concurso

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Vagas são temporárias