O grupo goiano Bacae Dança apresenta em Campo Grande o espetáculo “Hábitat”, nos dias 15 e 16 de maio. A apresentação acontece no Sesc Teatro Prosa, às 19h, com entrada gratuita. Além do espetáculo, a companhia oferece uma oficina de dança contemporânea, no dia 16, das 9h às 12h.
“Habitat” aborda temática LGBTQIAPN+, aliada a uma estética pop, colorida e imaginária, que promete levar o espectador ao vislumbre do que pode ser um ambiente ideal livre de preconceitos. Os ingressos estão disponíveis gratuitamente na plataforma Sympla.
Além do espetáculo, os amantes de dança poderão participar de uma oficina, também gratuita. Intitulada “Habite seu imaginário”, a aula será ministrada de forma dinâmica e interativa, utilizando técnicas de improvisação e criação adotadas pelo diretor artístico João Paulo Amorim.
A carga horária da oficina é de três horas, e serão 30 vagas disponíveis para participação na atividade. O público alvo são pessoas LGBTQIAPN+, acima de 16 anos. Os interessados poderão realizar as inscrições também através do Sympla.
Ambos os projetos foram contemplados com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo de Goiás.
Sobre o espetáculo
O habitat está relacionado ao lugar, ou ambiente físico em que esse organismo vive e onde pode encontrar alimento, abrigo, proteção e companheiros para reprodução. Dessa forma, o significado de ‘habitat’ na obra de dança é um lugar utópico, onde é possível ser livre para sentir os sentimentos mais profundos e poder se expressar sem julgamentos.
“O primeiro direito que é negado a pessoas gays, lésbicas, bissexuais, travestis, não – binários, Queers e transexuais é o de legitimidade. Legitimidade a ter moradia, de poder realizar escolhas e ter o conforto do lar. A exclusão familiar e a problematização sobre onde pertencer, deixa todas essas pessoas vulneráveis e incapacitadas de ter seu habitat”, explica o diretor artístico, João Paulo Amorim.

Sobre o grupo
Bacae Dança começou suas atividades em 2014, com uma parceria entre os amigos Ingrid Costa e João Paulo Amorim. Com a fundação do Instituto Bacae, em 2015, oficializou suas atividades, se tornando um dos braços da instituição e protagonizando todas as ações culturais e eventos realizados pelo instituto, sediado em Goiânia (GO).
A principal linguagem do grupo é a dança contemporânea. Contudo, busca também aliar outras expressões artísticas, como teatro, poesia, circo. Além disso, a companhia incorpora outros estilos de dança, como danças urbanas e jazz, promovendo, assim, pluralidade às coreografias.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!