Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Rio Verde sedia 1° encontro de sanfoneiros, com artistas de MS, Paraguai e Argentina

‘Sanfona Amiga - I Encontro de Sanfoneiros’ é um festival promovido pelo Instituto Imolé em parceria com a Prefeitura de Rio Verde, entre outros parceiros, tendo, como estrela principal, a sanfona
Graziela Rezende -

A cidade de Rio Verde, a 203 quilômetros de , será palco do 1° encontro de sanfoneiros, na próxima sexta (9) e sábado (10), com artistas de , e Argentina.

O ‘Sanfona Amiga – I Encontro de Sanfoneiros’ é um festival promovido pelo Instituto Imolé em parceria com a Prefeitura de Rio Verde, entre outros parceiros, tendo, como estrela principal, a sanfona.

A intenção é valorizar a cultura da sanfona, instrumento que é unanimidade no vasto território fronteiriço guaranítico, transpassando , Paraguai e Argentina, e que também é muito popular no nordeste brasileiro.

“Vamos fazer um encontro com vários sanfoneiros, os principais de Mato Grosso do Sul, integrando o Paraguai e a Argentina para o grande encontro do chamamé e das sanfona. E, com isso, vamos celebrar o instrumento que, por trás de muitos clássicos, revela os grandes talentos da música brasileira”, afirmou Carlos Porto, produtor cultural do festival.

Atrações contam com sanfoneiros prestigiados no mundo musical

A programação vai contar com 10 atrações musicais. Dois dos sanfoneiros mais populares de Mato Grosso do Sul estarão presentes: o pioneiro Maciel Corrêa e o baileiro Marlon Maciel. Com seus respectivos grupos, eles serão os responsáveis por encerrar a programação.

Também estará presente um dos nomes de maior prestígio do instrumento e que também é sul-mato-grossense: o aquidauanense Marcelus Anderson. Ele estará formando duo com o violonista Júlio Borba e sua filha, a violonista Marcela Mar, irá participar da apresentação.

Além de dar destaque para músicos do próprio Mato Grosso do Sul, o “Sanfona Amiga” também reforça
a integração de músicos sul-americanos da região guaranítica. Com o apoio do Circuito Cultural Guarani, o festival traz dois convidados que são revelações do acordeon em seus países: o paraguaio Alejandro Favian e o argentino Sebastián Flores.

Outro destaque na programação é o Terra Seca. Fundado em 1998, o quarteto douradense será o representante no festival de uma das escolas mais tradicionais da sanfona brasileira: o forró pé de serra.

Fechando o casting de artistas estão os sanfoneiros da própria cidade de Rio Verde: Kaike Souza, Catarino, Adrian Sanfoneiro e Aderaldino Carmo. Para apresentar os dois dias do evento está escalada a dupla Tostão e Guarany.

“Vamos ter exposição de memória fotográfica e um espaço onde o sanfoneiro é você, para as pessoas irem lá tocar. Será uma programação extensa, com várias outras atrações, tudo gratuito na praça Central, das Américas e Rio Verde, e para toda a população de Rio Verde e região estarem, nesses dois dias, conosco”, finalizou.

Evento terá também o Circuito Cultural Guarani

O público ainda vai encontrar na Praça das Américas vários estandes com atrações como a exposição de discos do pesquisador musical Carlos Luz, que irá reunir LPs de acordeonistas de Mato Grosso do Sul.

Haverá também um espaço para o Circuito Cultural Guarani, associação de produtores independentes da região guaranítica e o projeto #Respirarte, que envolve arte e meio ambiente, cultura e sustentabilidade e que tem o apoio oficial da ONU (Organização das Nações Unidas).

O festival também vai dedicar um espaço para o público mostrar o seu talento na sanfona ou mesmo arriscar as primeiras notas, pois haverá uma sanfona a disposição para uma “canja” para os que estão aprendendo agora ou para quem já tem intimidade com o instrumento.

Confira a programação completa:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Márcia Lopes anuncia que deve assumir Ministério da Mulher nesta segunda-feira

‘Farra do INSS’: suplente de vereador em Campo Grande comprou imóveis por R$ 600 mil

Motociclista morre durante lançamento da campanha do Maio Amarelo em Campo Grande

O poder das palavras e pensamentos

Notícias mais lidas agora

Vostok: ameaçado, David Chita troca de advogados para negociar delação

maça

Empresa investigada por fraude de licitação e merenda podre atua em várias cidades de MS

‘Farra do INSS’: suplente de vereador em Campo Grande comprou imóveis por R$ 600 mil

fã luisa sonza parque das nações

‘Foi uma surpresa pra mim’, diz fã que teve momento especial com Luísa Sonza no Parque das Nações

Últimas Notícias

Cotidiano

Com surto de gripe, prefeitura negocia ampliação de 30 leitos no Hospital do Câncer e Pênfigo

Secretária Municipal de Saúde

Cotidiano

VÍDEO: Na Cafezais, areia que causou morte é problema antigo

Desde 2023, moradores relatam enxurradas, alagamentos e areia na avenida dos Cafezais

Política

Deputado fenômeno nas redes sociais faz palestra sobre comunicação na Expoagro

Parlamentar de 28 anos falará sobre estratégia digital e deve movimentar a feira agropecuária

Famosos

SBT confirma saída de Datena após seis meses; entenda o motivo

Após seis meses de casa, SBT confirma a demissão de José Luiz Datena; entenda detalhes por trás da saída polêmica do comunicador