Conhecidos como “monstrinhos mexicanos”, exemplares de axolotes, animais adorados por visitantes do Bioparque Pantanal, em Campo Grande (MS), foram transferidos para o AquaRio, o maior aquário de água marinha da América Latina, no Rio de Janeiro. Originária do México, a espécie se reproduziu com sucesso na Capital e o nascimento dos bebês possibilitou o intercâmbio entre os empreendimentos de fauna.
Assim que chegaram ao Bioparque Pantanal após serem apreendidos de traficantes pela Polícia Rodoviária Federal em junho de 2022, os axolotes tiveram uma desova – graças às condições proporcionadas pela equipe técnica que cuida desses animais. Agora, a segunda geração da espécie que cresce em cativeiro na capital sul-mato-grossense inicia uma nova jornada rumo ao aquário carioca.

Desse modo, a parceria entre o Bioparque Pantanal e o AquaRio celebra a missão de educação ambiental, pesquisa e conservação das espécies. Responsável técnico do AquaRio, Rafael Franco destaca que o ponto turístico fluminense tem o mesmo tripé do complexo campo-grandense: pesquisa, conservação e educação.
“Então alguns indivíduos [de axolotes] estão saindo daqui do Bioparque Pantanal rumo ao Rio de Janeiro para que a gente possa continuar esse trabalho de educação ambiental dessa espécie tão ameaçada”, comenta.

Conforme a diretora-geral do Bioparque Pantanal, o intercâmbio representa uma rica troca de conhecimentos. “A reprodução bem sucedida dos axolotes do Bioparque Pantanal só foi possível graças à dedicação das equipes envolvidas e ao nosso compromisso com os pilares da conservação, da educação ambiental, da pesquisa e do bem-estar animal. E agora é o momento de compartilhar isso com outras instituições que seguem o mesmo compromisso”, pontua Maria Fernanda Balestieri.
Não poderão mais ser vistos em Campo Grande?
Nas redes sociais, a novidade já gerou confusão e tem muita gente achando que não vai mais poder ver os axolotes em Campo Grande. No entanto, o Bioparque esclarece ao Jornal Midiamax que eles continuam expostos no circuito de aquários e apenas os filhotes da segunda reprodução foram doados. Portanto, quem já viu os animais exóticos poderá vê-los novamente.
Confira o vídeo que mostra a “viagem” dos bebês axolotes para o Rio de Janeiro:
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.