Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Ópera francesa e filme de Béziat celebram a cultura francesa em espetáculo gratuito na UFMS

O espetáculo ocorre na próxima terça-feira (24), no auditório Arquiteto Jurandir S. Nogueira, em Campo Grande
Lethycia Anjos -
Ópera francesa
Ópera francesa (Divulgação, UFMS)

Para celebrar a cultura francesa no Brasil, a Aginter (Agência de Internacionalização) e o Progeli (Programa de Extensão de Ensino de Línguas) promovem um espetáculo gratuito que une música e cinema. O evento ocorre na próxima terça-feira (24), a partir das 18h30, no auditório Arquiteto Jurandir S. Nogueira, na Cidade Universitária da UFMS (Universidade Federal de ).

A programação conta com a apresentação de trechos da ópera-balé Les Indes Galantes, do compositor barroco Jean-Philippe Rameau. Também haverá a exibição do filme Indes Galantes, dirigido pelo cineasta francês Philippe Béziat.

Conforme a UFMS, o evento faz parte das comemorações da Fête de la Musique 2025 e é aberto a toda a comunidade acadêmica.

Obra-prima do barroco francês

Considerada uma obra-prima do barroco francês, Les Indes Galantes expressa a visão estilística de Rameau e o espírito iluminista da época. Em seus quatro atos aborda temas como o amor, o encontro entre culturas e a harmonia entre os povos.

Durante o evento, o professor Marcelo Fernandes, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, fará uma apresentação especial com adaptações de dois trechos da ópera, Minueto e Finale, em versão para cravo.
Na sequência, haverá a exibição do longa-metragem Indes Galantes, uma releitura contemporânea da obra de Rameau, encenada na Ópera da Bastilha, em Paris. O filme une cantores líricos a dançarinos de hip-hop e krump, promovendo um diálogo inusitado entre a música clássica e as expressões urbanas contemporâneas.

Conforme Loïc Le Morvan, professor assistente de Francês da Aginter, tanto a ópera quanto o filme reforçam o valor do encontro com o novo e com o diferente. Além disso, propõe a reflexão sobre pertencimento e diversidade cultural.

“De uma maneira idealizada, a ópera Les Indes Galantes já tratava de encontros entre culturas e da possibilidade de harmonia entre os povos. Já o filme pega essa ideia e atualiza totalmente. Coloca no palco da Ópera da Bastilha dançarinos de hip-hop, de krump, jovens de periferia, gente que talvez nunca tivesse se visto representada nesse tipo de espaço. De um lado, a música clássica. Do outro, as expressões contemporâneas. E tudo isso junto em completo diálogo. Ou seja, uma ponte entre o clássico e o urbano, o erudito e o popular, o passado e o presente”, detalha.

Ao final da programação, haverá uma roda de conversa em português e francês, com a presença de representantes da Apfems (Associação dos Professores de Francês do Mato Grosso do Sul). A ideia é debater as experiências e reflexões proporcionadas pelo evento.

Fête de la Musique

Conhecida também como o Dia Mundial da Música, a Fête de la Musique consiste em um festival anual criado em 1982 pelo Ministério da Cultura da França. Celebrado em 21 de junho, durante o solstício de verão no hemisfério Norte, o evento tem como objetivo reunir músicos amadores e profissionais em apresentações gratuitas nos espaços públicos, promovendo o acesso democrático à música ao vivo.

Com o passar dos anos, a celebração ultrapassou fronteiras e se tornou um festival global, realizado atualmente em mais de 120 países. Em sua 43ª edição, a Fête de la Musique busca impulsionar a descoberta de novos talentos e promover a música como forma de expressão.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Carro fica destruído após incêndio em Corumbá

Luzes caindo do céu: Meteoros serão cada vez mais comuns em MS

Alice Wegmann diz que personagem a ajudou a superar abuso sexual: ‘Mudou minha vida’

sonho ser bailarina balé menina de 6 anos acidente onibus barra de ferro

Menina que teve perna amputada após acidente vai passar por nova cirurgia

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Sobre ataques dos EUA, assessor de Khamenei diz que ‘jogo não acabou’

Últimas Notícias

Cotidiano

Corpo de fotógrafo que morou em Campo Grande é encontrado no Peru

Ele desapareceu em maio, junto com dois colegas de um curso de formação de guias de montanhismo

Brasil

Brasileira que caiu em vulcão na Indonésia continua desaparecida

Família de Juliana Marins desmentiu informações sobre resgate

Esportes

Campo Grande prorroga inscrições para a 4° Copa de Futebol Amador

Os jogos ocorrem em diferentes campos da Capital

Emprego e Concurso

Curso gratuito de Dicção e Oratória está com inscrições abertas em Campo Grande

O curso ocorrerá nos bairros Caiobá e Jardim Noroeste