Morre no interior de São Paulo o artista plástico Adilson Schieffer
![](https://cdn.midiamax.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Design-sem-nome-2025-01-28T143113.943.jpg)
O artista plástico Adilson Schieffer morreu nesta terça-feira (28), em Dracena (SP), após sofrer uma parada cardíaca. Adilson era amplamente conhecido em Mato Grosso do Sul por suas obras inspiradas na iconografia indígena e por sua atuação como cenógrafo na TV Educativa.
Nascido em São Manoel, interior de São Paulo, Adilson chegou a Campo Grande em 1983, onde cursou Artes Visuais na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), e desenvolveu sua carreira como artista. No estado, fundou a Unidade Guaicuru de Cultura e foi sócio membro da Associação dos Artistas Plásticos de MS.
O artista ficou conhecido por suas obras que retratam a história de Mato Grosso do Sul e fazem referências a iconografia dos indígenas da região. Entre suas telas mais famosas, estão “O Cudina” e “Pássaros no meu quintal”. Além de pintor, Adilson foi escultor e gravador. Em 2017, o artista fez uma escultura ao vivo no Festival de Bonito, em homenagem à Retirada da Laguna, episódio da Guerra do Paraguai.
Em 2021, Adilson sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral), e amigos se reuniram para sortear uma tela do artista para ajudar com os custos de sua cirurgia. O artista faleceu nesta terça-feira, no interior de São Paulo. A sua despedida acontece em Junqueirópolis (SP).
Amigos e familiares de Adilson lamentam sua morte nas redes sociais. “Muito triste em saber que meu querido amigo e um dos principais artistas plásticos do Mato Grosso do Sul fez hoje sua passagem: Adilson Shieffer. Tristeza profunda. Vai em paz amigo”, escreveu o jornalista Alex Fraga.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!