Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Bonito CineSur abre inscrições para oficinas gratuitas sobre cinema brasileiro

Festival tem objetivo de promover o cinema como forma de expressão e inclusão cultural
Liana Feitosa -
Festival abre vagas para oficina gratuita de Cinema em Bonito (Divulgação, Bonito CineSur)
Festival abre vagas para oficina gratuita de Cinema em Bonito. (Foto: Divulgação, Bonito CineSur)


O 3º Bonito CineSur, Festival de Cinema Sul-Americano de , está com inscrições abertas para quatro oficinas gratuitas voltadas ao público interessado em cinema e audiovisual.

As oficinas serão realizadas entre os dias 26 de julho e 2 de agosto, no Centro de Convenções de Bonito, na sala Glauce Rocha.

As oportunidades são destinadas a estudantes, profissionais e interessados em geral, e integram o eixo formativo do festival, que busca promover o cinema como possibilidade real de expressão e inclusão cultural, especialmente para a comunidade de Bonito e região.

São 25 vagas no total, com inscrições abertas até 15 de julho. O resultado dos selecionados será divulgado em 18 de julho, no site oficial do festival: https://bonitocinesur.com.br/2025. O do projeto é: @bonitocinesur.

Confira as oficinas oferecidas

Oficina de Interpretação para Cinema – com Clara Linhart

Conduzida por Clara Linhart, será uma experiência prática e teórica voltada à atuação no audiovisual. Serão explorados aspectos como expressão vocal, corporal, improvisação e construção de personagens, a partir de cenas de brasileiros. Também serão abordados os fundamentos da linguagem cinematográfica e a dinâmica de um set de filmagem.

Segundo Clara Linhart, a proposta é ampliar o entendimento sobre o trabalho do ator e da atriz no contexto da produção audiovisual.

“A oficina é voltada a atores, atrizes, diretores e todos que desejam conhecer a atuação para cinema. Vamos trabalhar com cenas reais e discutir a importância de compreender a narrativa, os enquadramentos e a interação com a câmera”, afirma.

Público-alvo: atores, atrizes, estudantes e profissionais interessados em atuação, maiores de 18 anos, com exposição de motivos no ato da inscrição.

Oficina de Direção de Cinema – com Marcela Lordy

Com três décadas de atuação no audiovisual, a diretora e roteirista Marcela Lordy propõe um mergulho nos processos criativos da direção de cinema, abordando desde o desenvolvimento de roteiros até a finalização de um filme.

A oficina inclui reflexões sobre estilo, linguagem, escolhas de mise-en-scène, direção de atores e estratégias para inserção no mercado.

Marcela destaca que a atividade oferece uma visão ampla da profissão. “Vamos conversar sobre como manter a voz autoral diante dos desafios da produção e como transformar uma ideia em linguagem audiovisual”, pontua.

“Eu falo sobre o processo criativo da direção de um longa-metragem, desde o desenvolvimento da ideia e como você se conecta a ela, mesmo que não tenha escrito o roteiro. Vamos discutir como traduzir sentimentos e emoções em imagens e sons, como conectar os departamentos de fotografia, arte e som para que trabalhem na mesma direção, e também a importância da pós-produção — da montagem à identidade visual, ao lançamento do filme. A ideia é provocar reflexões e estimular o pensamento autoral de cada participante”, afirma.

Público-alvo: profissionais e estudantes da área de cinema, audiovisual e comunicação, maiores de 18 anos.

Oficina de Projeto Audiovisual – Do Papel à Venda – com PJ Maia e Mariana Bastos

A oficina tem como foco capacitar criadores a estruturarem ideias e transformá-las em projetos prontos para apresentação ao mercado audiovisual. Serão abordadas técnicas para criação de decks, pitching e networking. A proposta é compartilhar estratégias voltadas à viabilização comercial de filmes, séries e outros formatos audiovisuais.

Segundo os ministrantes, o roteirista PJ Maia e a diretora Mariana Bastos, a oficina é direcionada a profissionais que desejam entender como navegar no mercado e apresentar suas ideias de forma eficaz.

“Queremos ajudar quem tem um projeto a tirá-lo do papel com clareza e propósito. Vamos mostrar caminhos práticos, a partir da nossa experiência, para que os participantes consigam apresentar suas obras em festivais, canais ou plataformas.”

Público-alvo: roteiristas, diretores e produtores iniciantes ou em transição de carreira.

Oficina de Roteiro – Da Ideia à Realização – com Luiz Carlos Lacerda

Reconhecido por sua trajetória no , Luiz Carlos Lacerda ministra uma oficina dedicada à dramaturgia cinematográfica, com aulas teóricas e exercícios práticos. Serão exploradas as diferenças entre os modelos industrial e autoral, a construção de personagens, conflitos, planos, movimentos de câmera e a linguagem técnica do roteiro.

“Vamos trabalhar com as estruturas clássicas e contemporâneas do roteiro, discutir a utilização de lentes e realizar exercícios de decupagem. O objetivo é fornecer aos participantes ferramentas sólidas para desenvolverem seus próprios roteiros com consciência estética e técnica”, diz.

Público-alvo: estudantes e iniciantes no audiovisual, maiores de 18 anos, com envio de currículo e justificativa de interesse.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina